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https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4056
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | CAMLIBRAS: FERRAMENTA COMPLEMENTAR E ACESSÍVEL AO ENSINO DE LIBRAS |
Autor(es): | Souza, Railson Ferreira de |
Primeiro Orientador: | Silva, Alexandre Carvalho |
Primeiro Membro da Banca: | Silva, Alexandre Carvalho |
Segundo Membro da Banca: | Cavalcante, Reidner Santos |
Terceiro Membro da Banca: | Barreto Jr, Camilo de Lellis |
Resumo: | Cerca de 5% da população mundial é composta por pessoas com necessidades específicas; no Brasil, são mais de 10 milhões de indivíduos que enfrentam algum problema relacionado à surdez. Devido a mais de 90% das crianças surdas nascerem em famílias com pais não surdos, torna-se tarefa da escola a formação destes indivíduos na Língua Brasileira de Sinais (Libras). Diante do cenário de dificuldades apresentadas, surge a problemática de como promover recursos acessíveis e interativos, complementares ao processo de aprendizagem de Libras. O objetivo deste trabalho é apresentar uma estratégia de desenvolvimento de uma ferramenta baseada nos conceitos de jogos sérios (Serious Games em inglês) para complementar o processo de aprendizagem de Libras. Foi desenvolvido um jogo sério utilizando tecnologias que permitem a interação com o reconhecimento dos sinais de Libras através de uma câmera, promovendo a interatividade e acessibilidade da ferramenta. A solução desenvolvida atende corretamente aos recursos de aprendizagem, sendo capaz de validá-la para, em pesquisas futuras, realizar o teste de eficiência em relação ao processo de aprendizagem. |
Abstract: | Approximately 5% of the world's population consists of individuals with specific needs; in Brazil, there are more than 10 million individuals facing issues related to deafness. Since over 90% of deaf children are born in familiy with non-deaf parents, it becomes the responsibility of schools to provide education in Brazilian Sign Language (Libras) to these individuals. Given the challenging scenario, the issue arises of how to promote accessible and interactive resources that complement the process of learning Libras. The objective of this work is to present a strategy for developing a tool based on the concepts of Serious Games to enhance the learning process of Libras. A Serious Game was developed using technologies that enable interaction with the recognition of Libras signs through a camera, promoting the interactivity and accessibility of the tool. The developed solution adequately addresses learning resources, being able to validate it to, in future research, test its efficiency in the learning process. |
Palavras-chave: | Libras Gamificação Jogos Sérios CAMLIBRAS |
Área do CNPq: | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO |
Idioma: | por |
Pais: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal Goiano |
Sigla da Instituição: | IF Goiano |
Campus: | Campus Morrinhos |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4056 |
Data do documento: | 22-Nov-2023 |
Aparece nas coleções: | Bacharelado em Ciência da Computação |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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