Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4056
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Alexandre Carvalho-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7471848591836966pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Alexandre Carvalho-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7471848591836966pt_BR
dc.contributor.referee2Cavalcante, Reidner Santos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8180067135262223pt_BR
dc.contributor.referee3Barreto Jr, Camilo de Lellis-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6444086938960922pt_BR
dc.creatorSouza, Railson Ferreira de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3200380138981136pt_BR
dc.date.accessioned2023-12-08T17:25:26Z-
dc.date.available2023-11-29-
dc.date.available2023-12-08T17:25:26Z-
dc.date.issued2023-11-22-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4056-
dc.description.abstractApproximately 5% of the world's population consists of individuals with specific needs; in Brazil, there are more than 10 million individuals facing issues related to deafness. Since over 90% of deaf children are born in familiy with non-deaf parents, it becomes the responsibility of schools to provide education in Brazilian Sign Language (Libras) to these individuals. Given the challenging scenario, the issue arises of how to promote accessible and interactive resources that complement the process of learning Libras. The objective of this work is to present a strategy for developing a tool based on the concepts of Serious Games to enhance the learning process of Libras. A Serious Game was developed using technologies that enable interaction with the recognition of Libras signs through a camera, promoting the interactivity and accessibility of the tool. The developed solution adequately addresses learning resources, being able to validate it to, in future research, test its efficiency in the learning process.pt_BR
dc.description.resumoCerca de 5% da população mundial é composta por pessoas com necessidades específicas; no Brasil, são mais de 10 milhões de indivíduos que enfrentam algum problema relacionado à surdez. Devido a mais de 90% das crianças surdas nascerem em famílias com pais não surdos, torna-se tarefa da escola a formação destes indivíduos na Língua Brasileira de Sinais (Libras). Diante do cenário de dificuldades apresentadas, surge a problemática de como promover recursos acessíveis e interativos, complementares ao processo de aprendizagem de Libras. O objetivo deste trabalho é apresentar uma estratégia de desenvolvimento de uma ferramenta baseada nos conceitos de jogos sérios (Serious Games em inglês) para complementar o processo de aprendizagem de Libras. Foi desenvolvido um jogo sério utilizando tecnologias que permitem a interação com o reconhecimento dos sinais de Libras através de uma câmera, promovendo a interatividade e acessibilidade da ferramenta. A solução desenvolvida atende corretamente aos recursos de aprendizagem, sendo capaz de validá-la para, em pesquisas futuras, realizar o teste de eficiência em relação ao processo de aprendizagem.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Railson Ferreira de Souza (railson.ferreira@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2023-12-08T04:14:56Z No. of bitstreams: 1 tcc_Railson Ferreira de Souza.pdf: 4012650 bytes, checksum: 2c0a87139f7011ba59bf19a80e3bdb3f (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2023-12-08T17:23:11Z (GMT) No. of bitstreams: 1 tcc_Railson Ferreira de Souza.pdf: 4012650 bytes, checksum: 2c0a87139f7011ba59bf19a80e3bdb3f (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2023-12-08T17:25:26Z (GMT) No. of bitstreams: 1 tcc_Railson Ferreira de Souza.pdf: 4012650 bytes, checksum: 2c0a87139f7011ba59bf19a80e3bdb3f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-12-08T17:25:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 tcc_Railson Ferreira de Souza.pdf: 4012650 bytes, checksum: 2c0a87139f7011ba59bf19a80e3bdb3f (MD5) Previous issue date: 2023-11-22en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Morrinhospt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.relation.referencesALMEIDA, F.; SIMOES, J. The role of serious games, gamification and industry 4.0 tools in the education 4.0 paradigm. In: Contemporary Educational Technology. 2019. p. 120-136. BARBOSA, B. G. Projeto e implementação de um jogo sério sobre a dengue. In: CONGRESSO. 2017. BARRETO, C. et al. Jogo Sério para Auxílio de Aprendizagem da Língua Brasileira de Sinais. In: Proc. of SBGames. 2019. p. 855-858. BAYER, V.; SIMÃO, V. L. A música como estratégia pedagógica no ensino de Libras e no processo comunicativo entre estudantes ouvintes e surdos. In: Congresso Internacional de Educação e Saúde. 2022. p. 50-54. BRASIL. Lei Nº 10.436, de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras e dá outras providências. Brasília, DF: Diário Oficial da União, 2002. CHOI, Y. et al. We Play and Learn Rhythmically: Gesture-based Rhythm Game for Children with Intellectual Developmental Disabilities to Learn Manual Sign. In: Proceedings of the 2022 CHI Conference on Human Factors in Computing Systems. 2022. p. 1-13. DA SILVA FILHO, G. O. et al. Unity: Criando jogos e outras aplicações multi-plataforma. In: CONGRESSO. 2018. DA SILVEIRA JÚNIOR, G.; MEDINA, R. D. FJSU: Um Framework para o desenvolvimento de jogos sérios ubíquos. In: RENOTE. 2019. p. 213-222. ECONOMOU, D. et al. Work-in-progress-Gamifying the process of Learning Sign Language in VR. In: 8th International Conference of the Immersive Learning Research Network (iLRN). IEEE, 2022. p. 1-3. GARRUTTI, É. A.; MOREIRA, T. N. D. A. A criança surda na educação infantil bilíngue: a importância do social para a construção da linguagem. In: Educação e Pesquisa. SciELO Brasil, 2022. GHASTE, P. V. et al. Sign Language Interpretation and Conversion to Text. In: National Journal of Computer and Applied Science. 2019. GOOGLE. MediaPipe Hands. Disponível em:<https://github.com/google/mediapipe/blob/0a937eba9803533f71974b52d45b1724fccc1eae/docs/solutions/hands.md>. Acessado em: 16 de abr. 2023. IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Pesquisa nacional por amostra de domicílios contínua : acesso ŕ internet e posse de telefone móvel celular para uso pessoal 2018. Rio de Janeiro: 2020. LACERDA, C. B. F. D.; ALBRES, N. D. A.; DRAGO, S. L. D. S. Política para uma educação bilíngue e inclusiva a alunos surdos no município de São Paulo. In: Educação e pesquisa. 2013. p. 65-80. LIMA, D. F. L. et al. Using convolutional neural networks for fingerspelling sign recognition in brazilian sign language. In: Proceedings of the 25th Brazillian Symposium on Multimedia and the Web. 2019. p. 109-115. MARANDOLA, T. D. R. et al. Acessibilidade das informações sobre COVID-19 à pessoa surda nos canais oficiais do governo: estudo descritivo-exploratório. In: Online Brazilian Journal of Nursing. 2022. MICHAEL, N. Artificial intelligence a guide to intelligent systems. 2005. NISSEN, S. Implementation of a fast artificial neural network library (fann). In: Report, Department of Computer Science University of Copenhagen (DIKU). 2003. p. 26. PEDROSO, E. C.; DE PAIVA, M. A. Ensino de Libras no contexto da escola inclusiva e na escola bilingue: Relato de Experiência. In: Congresso Brasileiro de Educação Especial. 2018. PORTELA, I. K.; BATISTA, M. S. Por uma educação decolonial: a capoeira em jogo-aplicação de um jogo de memória para surdos. In: Diálogos e Diversidade. 2022. p. e13690-e13690. RAMOS-RAMIREZ, R.; MAURICIO, D. Videogame to support the teaching of reading to deaf children using gamification. In: Revista Ibérica De Sistemas e Tecnologias De Informação. Associação Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação, 2019. p. 145-157. SAMAN, F. I.; SHARIFF, N. F. M.; NASARUDDIN, N. I. S. i-Sign: Sign Language Learning Application via Gamification. In: Asian Journal of University Education. ERIC, 2019. p. 187-197. SILVA, M. A. et al. Desenvolvimento de aplicativo para promover comunicação e interação social para surdos. In: VI Encontro de Iniciação Científica e Tecnológica-EnICT (ISSN: 2526-6772). 2021. TEIXEIRA, A. C. L. Dança e educação inclusiva: processos educacionais formativos de uma artista-professora-pesquisadora com deficiência auditiva na licenciatura em dança. 2022. UNITY TECHNOLOGIES. Unity - Manual: Unity’s interface. Disponível em:<https://docs.unity3d.com/Manual/UsingTheEditor.html>. Acessado em: 06 de nov. 2022. WITT, H. A. Língua Brasileira de Sinais-Libras. Joinville: Clube de Autores, 2018.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLibraspt_BR
dc.subjectGamificaçãopt_BR
dc.subjectJogos Sériospt_BR
dc.subjectCAMLIBRASpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAOpt_BR
dc.titleCAMLIBRAS: FERRAMENTA COMPLEMENTAR E ACESSÍVEL AO ENSINO DE LIBRASpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Bacharelado em Ciência da Computação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Railson Ferreira de Souza.pdf3,92 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.