Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4040
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: CONCILIANDO A MATERNIDADE COM A VIDA ACADÊMICA: DESAFIOS E ESTRATÉGIAS DE MULHERES NO INSTITUTO FEDERAL GOIANO - CAMPUS CERES
Título(s) alternativo(s): Reconciling motherhood with academic life: challenges and strategies for women at the Instituto Federal Goiano - Campus Ceres”
Autor(es): Liandro, Fabia Bruna de Oliveira
Primeiro Orientador: Faria Filho, Fausto de Melo
Primeiro Membro da Banca: Rosa, Eliane Vieira
Segundo Membro da Banca: Barros, Claudia Correia da Silva
Resumo: O direito de frequentar a universidade foi dado à mulher apenas no século XIX e desde então estas vêm quebrando barreiras impostas pelo machismo estrutural que existe em nosso país. Mesmo tendo obtido êxito em muitas pautas, durante os anos, ainda existem questões a serem vencidas no âmbito social, tais como a sobrecarga de trabalho devido o acúlmulo de atividades profissionais e domésticas, que ainda recai majoritariamente, sobre as mulheres. Pensando que o número de mulheres tem crescido nas universidades, e que algumas delas são ou se tronam mães durante os estudos é importante dar visibilidade às especificidades destas mulheres para que suas pautas sejam discutidas em âmbito institucional e políticas institucionais sejam específicas para a permanência e êxito na formação delas. O objetivo da pesquisa foi levantar dados relevantes para uma melhor qualidade de vida acadêmica destas estudantes e tornar institucionais as suas especificidades. Esta é uma pesquisa quanti-qualitativa onde a obtenção de dados se deu por meio de questionários mistos que foram realizados por meio da ferramenta Google Forms. A amostragem foi o grupo de estudantes-mães do IF Goiano – Campus Ceres e representantes de assistências estudantis de instituições de ensino do estado de Goiás.
Abstract: The right to attend university was only given to women in the 19th century and since then they have been breaking down barriers imposed by the structural machismo that exists in our country. Even though we have been successful in many areas over the years, there are still issues to be overcome in the social sphere, such as work overload due to the accumulation of professional and domestic activities, which still falls mostly on women. Bearing in mind that the number of women has grown in universities, and that some of them are or become mothers during their studies, it is important to give visibility to the specificities of these women so that their agendas can be discussed at an institutional level and institutional policies can be specific to their permanence and success. in their training. This is a quantitative-qualitative research where data was obtained through mixed questionnaires that were carried out using the Google Forms tool. The sampling was the group of student mothers from IF Goiano – Campus Ceres and representatives of student assistance from educational institutions in the state of Goiás. The objective of the research was to collect relevant data for a better quality of academic life for these students and to make institutional the its specificities.
Palavras-chave: Estudantes-mães
Formação acadêmica
Assistência estudantil
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Ceres
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4040
Data do documento: 22-Nov-2023
Aparece nas coleções:Licenciatura em Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Estudantes-mães...pdfEstudo Sobre as estudantes-mães dos cursos superiores do Instituto Federal Goiano Campus Ceres1,78 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.