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dc.contributor.advisor1Faria Filho, Fausto de Melo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0770568305981513pt_BR
dc.contributor.referee1Rosa, Eliane Vieira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2320648115845267pt_BR
dc.contributor.referee2Barros, Claudia Correia da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9690006791661482pt_BR
dc.creatorLiandro, Fabia Bruna de Oliveira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8444805834312970pt_BR
dc.date.accessioned2023-12-06T19:20:14Z-
dc.date.available2024-12-01-
dc.date.available2023-12-06T19:20:14Z-
dc.date.issued2023-11-22-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4040-
dc.description.abstractThe right to attend university was only given to women in the 19th century and since then they have been breaking down barriers imposed by the structural machismo that exists in our country. Even though we have been successful in many areas over the years, there are still issues to be overcome in the social sphere, such as work overload due to the accumulation of professional and domestic activities, which still falls mostly on women. Bearing in mind that the number of women has grown in universities, and that some of them are or become mothers during their studies, it is important to give visibility to the specificities of these women so that their agendas can be discussed at an institutional level and institutional policies can be specific to their permanence and success. in their training. This is a quantitative-qualitative research where data was obtained through mixed questionnaires that were carried out using the Google Forms tool. The sampling was the group of student mothers from IF Goiano – Campus Ceres and representatives of student assistance from educational institutions in the state of Goiás. The objective of the research was to collect relevant data for a better quality of academic life for these students and to make institutional the its specificities.pt_BR
dc.description.resumoO direito de frequentar a universidade foi dado à mulher apenas no século XIX e desde então estas vêm quebrando barreiras impostas pelo machismo estrutural que existe em nosso país. Mesmo tendo obtido êxito em muitas pautas, durante os anos, ainda existem questões a serem vencidas no âmbito social, tais como a sobrecarga de trabalho devido o acúlmulo de atividades profissionais e domésticas, que ainda recai majoritariamente, sobre as mulheres. Pensando que o número de mulheres tem crescido nas universidades, e que algumas delas são ou se tronam mães durante os estudos é importante dar visibilidade às especificidades destas mulheres para que suas pautas sejam discutidas em âmbito institucional e políticas institucionais sejam específicas para a permanência e êxito na formação delas. O objetivo da pesquisa foi levantar dados relevantes para uma melhor qualidade de vida acadêmica destas estudantes e tornar institucionais as suas especificidades. Esta é uma pesquisa quanti-qualitativa onde a obtenção de dados se deu por meio de questionários mistos que foram realizados por meio da ferramenta Google Forms. A amostragem foi o grupo de estudantes-mães do IF Goiano – Campus Ceres e representantes de assistências estudantis de instituições de ensino do estado de Goiás.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Fábia Bruna de Oliveira Liandro (fabia.bruna@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2023-12-06T02:33:56Z No. of bitstreams: 1 Estudantes-mães...pdf: 1819221 bytes, checksum: 9e6267ce4e5518ffd150ac8441733eb1 (MD5)en
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dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-12-06T19:20:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Estudantes-mães...pdf: 1819221 bytes, checksum: 9e6267ce4e5518ffd150ac8441733eb1 (MD5) Previous issue date: 2023-11-22en
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Cerespt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.relation.referencesANJOS; Ana Paula Souza do Prado; MARTINS, Nilda da Silca; PIGNATA, Emilia Karla de Araujo Aamaral. A evasão nos cursos de licenciatura da UNEB e os impactos na formação docente no oeste da Bahia. Momento - Diálogos Em Educação, 2019. Disponível em: https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8076/5799. Acesso em 23/11/2023. Censo da Educação superior 2021. Ministério da Educação. 04/11/2022. Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_superior/censo_superior/documentos/2021/apresentacao_censo_da_educacao_superior_2021.pdf 12. Acesso em 30/11/2022. CUNHA, Ana Cássia Alves. Ser mãe e universitária: entre desafios e afeto. 2021. Disponível em: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/bitstream/123456789/2802/1/Projeto%20TCC%20-%20Ana%20C%C3%A1ssia%20Alves%20Cunha.pdf Acesso em 01/07/2023. COSTA, Raiane Rodrigues. estudo sobre o perfil das estudantes-mães dos cursos superiores do if goiano-campus ceres, Trabalho de conclusão de curso, 2021. 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dc.subjectEstudantes-mãespt_BR
dc.subjectFormação acadêmicapt_BR
dc.subjectAssistência estudantilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleCONCILIANDO A MATERNIDADE COM A VIDA ACADÊMICA: DESAFIOS E ESTRATÉGIAS DE MULHERES NO INSTITUTO FEDERAL GOIANO - CAMPUS CERESpt_BR
dc.title.alternativeReconciling motherhood with academic life: challenges and strategies for women at the Instituto Federal Goiano - Campus Ceres”pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Ciências Biológicas

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Estudantes-mães...pdfEstudo Sobre as estudantes-mães dos cursos superiores do Instituto Federal Goiano Campus Ceres1,78 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


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