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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: SÍNDROME DE DOWN: CARACTERÍSTICAS E RELATOS INICIAIS DO DESENVOLVIMENTO NA PRIMEIRA INFÂNCIA
metadata.dc.creator: Silva, Quênia Aparecida da
metadata.dc.contributor.advisor1: Jordâo, Uiara Vaz
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho tem como proposta de discussão, versar de maneira analítica sobre a politica educacional inclusiva destina a alunos com Síndrome de Down (SD). Para isso, pautamo-nos em uma pesquisa de cunho bibliográfico, pautado em autores como Mantoan (2005), Voivodic (2004), Werneck (1995), entre outros, para expor a descrição do que é a SD, como se apresenta e versar sobre a necessidade de adaptação correta das atividades pedagógicas escolares, de modo que agregue o aluno. Ao final, numa breve exposição, apresentamos a narrativa de uma mãe e uma professora sobre a necessidade de um trabalho/trato adequado as necessidades/especificidades da SD. De maneira sumária, a SD é uma condição crônica, originada por uma desordem cromossômica, o que fazem os portadores apresentarem algumas singularidades, como baixa estatura, hipotonia, nariz pequeno com base nasal achatada, entre outras características; todavia, não o incapacita de desenvolver suas atividades dentro da sociedade, em concordância com as suas especificidades. Discussões como estas se fazem necessárias para aumentarmos o número de pessoas cientes sobre o assunto, além de incitar discussões que almejem aumentar a quantidade de métodos destinados aos trabalhos realizados juntos dos alunos que possuem a SD.
Abstract: his work has as a discussion proposal, to study in an analytical way about the inclusive educational policy destined to students with Down Syndrome. For this, we relyed in a bibliographic research, listed in authors such as Mantoan (2005), Voivodic (2004), Werneck (1995), among others, to present the description of what SD is, how it presents and study about the its needs for a correct adaptation of school pedagogical activities, that adds the student. At the end, in a brief exposition we present the narrative of a mother and a teacher about the necessity of a work / treatment adapted to the needs / specificities of SD. SD is a chronic condition, originated by a chromosomal disorder, which causes the patients to present some singularities, such as short stature, hypotonia, small nose with a flat nasal base, among other characteristics; However, it doesn’ t disqualify the person from developing activities within the society, in accordance with the student/person specificities. Discussions like these are necessary to increase the number of people aware about the subject, in addition to starting discussions that aim to increase the number of methods for the works carried out among students who have SD Key Words: Down Syndrome. Inclusion. School.
Keywords: Sindrome de Down
Inclusão
Escola
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Ipameri
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/403
Issue Date: 30-Mar-2019
Appears in Collections:Especialização em Docência do Ensino Superior

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