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https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4011
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | DESDOBRAMENTO PÓS-PANDÊMICO DA COVID-19 NA LEITURA E ESCRITA DE ESTUDANTES DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA |
Autor(es): | Oliveira, Simone Aparecida de Souza |
Primeiro Orientador: | Souza, Calixto Júnior |
Primeiro Membro da Banca: | Nunes, Patrícia Golvêa |
Segundo Membro da Banca: | Vale, Wilciene Nunes do |
Resumo: | Desde março de 2020, as aulas presenciais foram interrompidas nas escolas das redes públicas devido à pandemia da Covid-19. Isso levou à adoção do ensino online/remoto até o primeiro semestre de 2021, seguido pelo ensino híbrido no segundo semestre, conforme as diretrizes do Ministério da Educação e Saúde. Este estudo explora o impacto pós-pandêmico na escrita e leitura de alunos dos anos finais do ensino fundamental. As observações e análises realizadas durante o estudo indicam que, nos 6º anos, 9% dos alunos enfrentam dificuldades de leitura fluente, percentual que se mantém nos 7º anos, diminuindo para 7% nos 8º anos e 6% nos 9º anos. Planos de ação foram desenvolvidos para abordar eficazmente esse déficit, alinhados às possibilidades da rede estadual de ensino. Conclui-se que uma reestruturação do método de ensino é necessária, considerando fatores familiares, escolares e sociais. Buscando atender metade dos alunos que estão com dificuldades diariamente com um sistema de revezamento no contra turno, priorizando aqueles sem acesso à internet ou com dificuldades de aprendizagem. Com o retorno das aulas presenciais a partir do ano de 2022, o déficit na leitura e escrita se tornaram evidentes nos estudantes dos anos finais do ensino fundamental. |
Abstract: | Since March 2020, face-to-face classes have been interrupted in public schools due to the Covid-19 pandemic. This led to the adoption of online/remote teaching until the first semester of 2021, followed by hybrid teaching in the second semester, as per Ministry of Education and Health guidelines. This study explores the post-pandemic impact on the writing and reading of students in the end of elementary school. Observations and analyzes carried out during the study indicate that, in the 6th year, 9% of students face difficulties in reading fluently, a percentage that remains in the 7th year, decreasing to 7% in the 8th year and 6% in the 9th year. Action plans were developed to effectively address this deficit, aligned with the possibilities of the state education network. It is concluded that a restructuring of the teaching method is necessary, considering family, school and social factors. Seeking to serve half of the students who are having difficulties daily with a system of alternating shifts, prioritizing those without internet access or with learning difficulties. With the return of in-person classes starting in 2022, the deficit in reading and writing became evident in students in the final years of elementary school. |
Palavras-chave: | Ensino remoto Leitura e escrita Anos finais do Ensino Fundamental Pandemia da Covid- 19 |
Área do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
Pais: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal Goiano |
Sigla da Instituição: | IF Goiano |
Campus: | Campus Rio Verde |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4011 |
Data do documento: | 16-Out-2023 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Formação de Professores e Práticas Educativas |
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