Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4011
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: DESDOBRAMENTO PÓS-PANDÊMICO DA COVID-19 NA LEITURA E ESCRITA DE ESTUDANTES DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA
Autor(es): Oliveira, Simone Aparecida de Souza
Primeiro Orientador: Souza, Calixto Júnior
Primeiro Membro da Banca: Nunes, Patrícia Golvêa
Segundo Membro da Banca: Vale, Wilciene Nunes do
Resumo: Desde março de 2020, as aulas presenciais foram interrompidas nas escolas das redes públicas devido à pandemia da Covid-19. Isso levou à adoção do ensino online/remoto até o primeiro semestre de 2021, seguido pelo ensino híbrido no segundo semestre, conforme as diretrizes do Ministério da Educação e Saúde. Este estudo explora o impacto pós-pandêmico na escrita e leitura de alunos dos anos finais do ensino fundamental. As observações e análises realizadas durante o estudo indicam que, nos 6º anos, 9% dos alunos enfrentam dificuldades de leitura fluente, percentual que se mantém nos 7º anos, diminuindo para 7% nos 8º anos e 6% nos 9º anos. Planos de ação foram desenvolvidos para abordar eficazmente esse déficit, alinhados às possibilidades da rede estadual de ensino. Conclui-se que uma reestruturação do método de ensino é necessária, considerando fatores familiares, escolares e sociais. Buscando atender metade dos alunos que estão com dificuldades diariamente com um sistema de revezamento no contra turno, priorizando aqueles sem acesso à internet ou com dificuldades de aprendizagem. Com o retorno das aulas presenciais a partir do ano de 2022, o déficit na leitura e escrita se tornaram evidentes nos estudantes dos anos finais do ensino fundamental.
Abstract: Since March 2020, face-to-face classes have been interrupted in public schools due to the Covid-19 pandemic. This led to the adoption of online/remote teaching until the first semester of 2021, followed by hybrid teaching in the second semester, as per Ministry of Education and Health guidelines. This study explores the post-pandemic impact on the writing and reading of students in the end of elementary school. Observations and analyzes carried out during the study indicate that, in the 6th year, 9% of students face difficulties in reading fluently, a percentage that remains in the 7th year, decreasing to 7% in the 8th year and 6% in the 9th year. Action plans were developed to effectively address this deficit, aligned with the possibilities of the state education network. It is concluded that a restructuring of the teaching method is necessary, considering family, school and social factors. Seeking to serve half of the students who are having difficulties daily with a system of alternating shifts, prioritizing those without internet access or with learning difficulties. With the return of in-person classes starting in 2022, the deficit in reading and writing became evident in students in the final years of elementary school.
Palavras-chave: Ensino remoto
Leitura e escrita
Anos finais do Ensino Fundamental
Pandemia da Covid- 19
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Rio Verde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4011
Data do documento: 16-Out-2023
Aparece nas coleções:Especialização em Formação de Professores e Práticas Educativas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
mon_especialização_ Simone Oliveira.pdfmon_especialização_ Simone Oliveira1,27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.