Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4011
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Souza, Calixto Júnior-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2880328853795907pt_BR
dc.contributor.referee1Nunes, Patrícia Golvêa-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3417906132084628pt_BR
dc.contributor.referee2Vale, Wilciene Nunes do-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8404906357705385pt_BR
dc.creatorOliveira, Simone Aparecida de Souza-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8762250913178023pt_BR
dc.date.accessioned2023-11-29T12:53:18Z-
dc.date.available2024-02-01-
dc.date.available2023-11-29T12:53:18Z-
dc.date.issued2023-10-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4011-
dc.description.abstractSince March 2020, face-to-face classes have been interrupted in public schools due to the Covid-19 pandemic. This led to the adoption of online/remote teaching until the first semester of 2021, followed by hybrid teaching in the second semester, as per Ministry of Education and Health guidelines. This study explores the post-pandemic impact on the writing and reading of students in the end of elementary school. Observations and analyzes carried out during the study indicate that, in the 6th year, 9% of students face difficulties in reading fluently, a percentage that remains in the 7th year, decreasing to 7% in the 8th year and 6% in the 9th year. Action plans were developed to effectively address this deficit, aligned with the possibilities of the state education network. It is concluded that a restructuring of the teaching method is necessary, considering family, school and social factors. Seeking to serve half of the students who are having difficulties daily with a system of alternating shifts, prioritizing those without internet access or with learning difficulties. With the return of in-person classes starting in 2022, the deficit in reading and writing became evident in students in the final years of elementary school.pt_BR
dc.description.resumoDesde março de 2020, as aulas presenciais foram interrompidas nas escolas das redes públicas devido à pandemia da Covid-19. Isso levou à adoção do ensino online/remoto até o primeiro semestre de 2021, seguido pelo ensino híbrido no segundo semestre, conforme as diretrizes do Ministério da Educação e Saúde. Este estudo explora o impacto pós-pandêmico na escrita e leitura de alunos dos anos finais do ensino fundamental. As observações e análises realizadas durante o estudo indicam que, nos 6º anos, 9% dos alunos enfrentam dificuldades de leitura fluente, percentual que se mantém nos 7º anos, diminuindo para 7% nos 8º anos e 6% nos 9º anos. Planos de ação foram desenvolvidos para abordar eficazmente esse déficit, alinhados às possibilidades da rede estadual de ensino. Conclui-se que uma reestruturação do método de ensino é necessária, considerando fatores familiares, escolares e sociais. Buscando atender metade dos alunos que estão com dificuldades diariamente com um sistema de revezamento no contra turno, priorizando aqueles sem acesso à internet ou com dificuldades de aprendizagem. Com o retorno das aulas presenciais a partir do ano de 2022, o déficit na leitura e escrita se tornaram evidentes nos estudantes dos anos finais do ensino fundamental.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Simone Aparecida de Souza Oliveira (simone.souza@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2023-11-28T22:57:00Z No. of bitstreams: 1 mon_especialização_ Simone Oliveira.pdf: 1302460 bytes, checksum: 34012020bd1887327f59d1488bfc2bb1 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Hevellin Estrela (hevellin.estrela@ifgoiano.edu.br) on 2023-11-29T12:53:11Z (GMT) No. of bitstreams: 1 mon_especialização_ Simone Oliveira.pdf: 1302460 bytes, checksum: 34012020bd1887327f59d1488bfc2bb1 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-11-29T12:53:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 mon_especialização_ Simone Oliveira.pdf: 1302460 bytes, checksum: 34012020bd1887327f59d1488bfc2bb1 (MD5) Previous issue date: 2023-10-16en
dc.description.sponsorshipOutra agência de fomento (descrever no resumo/abstract)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Rio Verdept_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino remotopt_BR
dc.subjectLeitura e escritapt_BR
dc.subjectAnos finais do Ensino Fundamentalpt_BR
dc.subjectPandemia da Covid- 19pt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleDESDOBRAMENTO PÓS-PANDÊMICO DA COVID-19 NA LEITURA E ESCRITA DE ESTUDANTES DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Formação de Professores e Práticas Educativas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
mon_especialização_ Simone Oliveira.pdfmon_especialização_ Simone Oliveira1,27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.