Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4011
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Souza, Calixto Júnior | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2880328853795907 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Nunes, Patrícia Golvêa | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3417906132084628 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Vale, Wilciene Nunes do | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8404906357705385 | pt_BR |
dc.creator | Oliveira, Simone Aparecida de Souza | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8762250913178023 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-11-29T12:53:18Z | - |
dc.date.available | 2024-02-01 | - |
dc.date.available | 2023-11-29T12:53:18Z | - |
dc.date.issued | 2023-10-16 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4011 | - |
dc.description.abstract | Since March 2020, face-to-face classes have been interrupted in public schools due to the Covid-19 pandemic. This led to the adoption of online/remote teaching until the first semester of 2021, followed by hybrid teaching in the second semester, as per Ministry of Education and Health guidelines. This study explores the post-pandemic impact on the writing and reading of students in the end of elementary school. Observations and analyzes carried out during the study indicate that, in the 6th year, 9% of students face difficulties in reading fluently, a percentage that remains in the 7th year, decreasing to 7% in the 8th year and 6% in the 9th year. Action plans were developed to effectively address this deficit, aligned with the possibilities of the state education network. It is concluded that a restructuring of the teaching method is necessary, considering family, school and social factors. Seeking to serve half of the students who are having difficulties daily with a system of alternating shifts, prioritizing those without internet access or with learning difficulties. With the return of in-person classes starting in 2022, the deficit in reading and writing became evident in students in the final years of elementary school. | pt_BR |
dc.description.resumo | Desde março de 2020, as aulas presenciais foram interrompidas nas escolas das redes públicas devido à pandemia da Covid-19. Isso levou à adoção do ensino online/remoto até o primeiro semestre de 2021, seguido pelo ensino híbrido no segundo semestre, conforme as diretrizes do Ministério da Educação e Saúde. Este estudo explora o impacto pós-pandêmico na escrita e leitura de alunos dos anos finais do ensino fundamental. As observações e análises realizadas durante o estudo indicam que, nos 6º anos, 9% dos alunos enfrentam dificuldades de leitura fluente, percentual que se mantém nos 7º anos, diminuindo para 7% nos 8º anos e 6% nos 9º anos. Planos de ação foram desenvolvidos para abordar eficazmente esse déficit, alinhados às possibilidades da rede estadual de ensino. Conclui-se que uma reestruturação do método de ensino é necessária, considerando fatores familiares, escolares e sociais. Buscando atender metade dos alunos que estão com dificuldades diariamente com um sistema de revezamento no contra turno, priorizando aqueles sem acesso à internet ou com dificuldades de aprendizagem. Com o retorno das aulas presenciais a partir do ano de 2022, o déficit na leitura e escrita se tornaram evidentes nos estudantes dos anos finais do ensino fundamental. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Simone Aparecida de Souza Oliveira (simone.souza@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2023-11-28T22:57:00Z No. of bitstreams: 1 mon_especialização_ Simone Oliveira.pdf: 1302460 bytes, checksum: 34012020bd1887327f59d1488bfc2bb1 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Hevellin Estrela (hevellin.estrela@ifgoiano.edu.br) on 2023-11-29T12:53:11Z (GMT) No. of bitstreams: 1 mon_especialização_ Simone Oliveira.pdf: 1302460 bytes, checksum: 34012020bd1887327f59d1488bfc2bb1 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-11-29T12:53:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 mon_especialização_ Simone Oliveira.pdf: 1302460 bytes, checksum: 34012020bd1887327f59d1488bfc2bb1 (MD5) Previous issue date: 2023-10-16 | en |
dc.description.sponsorship | Outra agência de fomento (descrever no resumo/abstract) | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal Goiano | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Rio Verde | pt_BR |
dc.publisher.initials | IF Goiano | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino remoto | pt_BR |
dc.subject | Leitura e escrita | pt_BR |
dc.subject | Anos finais do Ensino Fundamental | pt_BR |
dc.subject | Pandemia da Covid- 19 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | DESDOBRAMENTO PÓS-PANDÊMICO DA COVID-19 NA LEITURA E ESCRITA DE ESTUDANTES DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Especialização em Formação de Professores e Práticas Educativas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
mon_especialização_ Simone Oliveira.pdf | mon_especialização_ Simone Oliveira | 1,27 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.