Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4009
Tipo: Dissertação
Título: A HISTÓRIA DA ASSOCIAÇÃO DE SURDOS DE GOIÂNIA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A INSERÇÃO DOS SURDOS NO MUNDO DO TRABALHO
Autor(es): Freitas, Wanderleia Maria de
Primeiro Orientador: Mariano, Sangelita Miranda Franco
Resumo: Este estudo aborda a Associação de Surdos de Goiânia (ASG) e suas contribuições para a formação e inserção dos indivíduos surdos no mundo do trabalho. Esta dissertação faz parte da linha de pesquisa Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos em Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e é a conclusão do Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). O objetivo principal desta pesquisa foi compreender o processo histórico e social que levou à criação e consolidação da Associação de Surdos de Goiânia, bem como seu impacto na formação dos surdos e de sua inserção no mundo do trabalho. A metodologia empregada neste estudo é qualitativa, baseada em pesquisa bibliográfica, análise documental e trabalho de campo. Para coletar os dados necessários, recorremos documentos e conduzimos entrevistas, cujas informações foram analisadas por meio da triangulação de dados. A relevância da pesquisa parte das experiências profissionais vivenciadas com surdos em sala de aula, tem com intuito contribuir com a pesquisa cientifica no campo da Educação de Surdo de Goiás, revivendo a trajetória da criação e consolidação da Associação de Surdos de Goiânia (ASG) e sua contribuição na inserção do surdo no mundo do trabalho. Ainda, identificamos a presença de barreiras sociais e linguísticas que dificultam a inclusão efetiva dos surdos no mundo do trabalho em razão de preconceitos relacionados à surdez e à falta de uma formação adequada, que compreenda os aspectos emancipatória de uma educação omnilateral.
Abstract: This study addresses the Goiânia Deaf Association (GDA) and its contributions to the formation and insertion of deaf individuals in the labor world. This dissertation is part of the Organization and Memories of Pedagogical Spaces in Professional and Technological Education (PTE) research line and is the conclusion of the Master's Program in Professional and Technological Education (ProfEPT). The main objective of this research was to understand the historical and social process that led to the creation and consolidation of the Goiânia Deaf Association, as well as its impact on the training of deaf people and facilitating their insertion into the labor world. The methodology used in this study is qualitative, based on bibliographical research, documental analysis and fieldwork. To collect the necessary data, we used documents and conducted interviews, the information from which was analyzed through data triangulation. The relevance of the research comes from the professional experiences lived with deaf people in the classroom, with the aim of contributing to scientific research in the field of Deaf Education in Goiás, reviving the trajectory of the creation and consolidation of the Goiânia Deaf Association (ASG) and its contribution to the insertion of deaf people in the world of work. Furthermore, we identified the presence of social and linguistic barriers that hinder the effective inclusion of deaf people in the labor world due to prejudices related to deafness and the lack of adequate training which understands the emancipatory aspects of an omnilateral education.
Palavras-chave: Associação de Surdos de Goiânia; Educação de Surdos; Formação Profissional; Mundo do trabalho.
Goiânia Deaf Association; Deaf Education; Training; Professional Qualification; Labor World
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Ceres
Programa/Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4009
Data do documento: 6-Nov-2023
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_Wanderleia Freitas.pdf15,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons