Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4004
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM BAIXA VISÃO E CEGUEIRA
Autor(es): Ozório, Denise Gomes
Primeiro Orientador: Cunha, André Luiz
Resumo: O presente estudo tem como finalidade compreender o processo de ensino e aprendizagem de alunos com baixa visão e cegueira, na perspectiva da educação inclusiva. Nesse sentido, analisa-se o avanço das políticas de inclusão de alunos com deficiência e o processo de inclusão no contexto da educação brasileira. Como possibilidades metodológicas para a construção do processo de leitura e escrita de crianças com baixa visão e cegueira, analisa-se o método Braille. Os resultados apontam que o Braille é fundamental para as pessoas cegas ou com baixa visão, por promover a aprendizagem, inclusão e autonomia. inclusão voltada para a escola não é feita somente matriculando os indivíduos com deficiência em instituições de ensino regular, mas, garantindo que este aluno participe, envolva-se nas atividades escolares, usando das mais variadas possibilidades para que o conhecimento seja adquirido.
Abstract: The purpose of this study is to understand the teaching and learning process of students with low vision and blindness, from the perspective of inclusive education. In this sense, the advancement of inclusion policies for students with disabilities and the inclusion process in the context of Brazilian education are analyzed. As methodological possibilities for constructing the reading and writing process of children with low vision and blindness, the Braille method is analyzed. The results indicate that Braille is essential for blind people or people with low vision, as it promotes learning, inclusion and autonomy. school-oriented inclusion is not only done by enrolling individuals with disabilities in regular education institutions, but by ensuring that these students participate and get involved in school activities, using the most varied possibilities so that knowledge is acquired.
Palavras-chave: Aprendizagem
Braille
Deficiência Visual
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Hidrolândia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4004
Data do documento: 22-Out-2022
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Denise Gomes Ozorio.pdf3,32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.