Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4004
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Cunha, André Luiz | - |
dc.creator | Ozório, Denise Gomes | - |
dc.date.accessioned | 2023-11-26T23:59:33Z | - |
dc.date.available | 2023-11-25 | - |
dc.date.available | 2023-11-26T23:59:33Z | - |
dc.date.issued | 2022-10-22 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4004 | - |
dc.description.abstract | The purpose of this study is to understand the teaching and learning process of students with low vision and blindness, from the perspective of inclusive education. In this sense, the advancement of inclusion policies for students with disabilities and the inclusion process in the context of Brazilian education are analyzed. As methodological possibilities for constructing the reading and writing process of children with low vision and blindness, the Braille method is analyzed. The results indicate that Braille is essential for blind people or people with low vision, as it promotes learning, inclusion and autonomy. school-oriented inclusion is not only done by enrolling individuals with disabilities in regular education institutions, but by ensuring that these students participate and get involved in school activities, using the most varied possibilities so that knowledge is acquired. | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente estudo tem como finalidade compreender o processo de ensino e aprendizagem de alunos com baixa visão e cegueira, na perspectiva da educação inclusiva. Nesse sentido, analisa-se o avanço das políticas de inclusão de alunos com deficiência e o processo de inclusão no contexto da educação brasileira. Como possibilidades metodológicas para a construção do processo de leitura e escrita de crianças com baixa visão e cegueira, analisa-se o método Braille. Os resultados apontam que o Braille é fundamental para as pessoas cegas ou com baixa visão, por promover a aprendizagem, inclusão e autonomia. inclusão voltada para a escola não é feita somente matriculando os indivíduos com deficiência em instituições de ensino regular, mas, garantindo que este aluno participe, envolva-se nas atividades escolares, usando das mais variadas possibilidades para que o conhecimento seja adquirido. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Denise Gomes Ozorio (denise.gomes@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2023-11-15T03:01:21Z No. of bitstreams: 1 Ficha Catalográfica- Denise Gomes Ozório.pdf: 2323 bytes, checksum: 77b6421fb79b1f42ebd511ed8c94cc01 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br), reason: Prezada DENISE, Informamos que sua submissão foi rejeitada para ajustes pelo seguinte motivo: O trabalho acadêmico não foi depositado na submissão e por este motivo a mesma foi rejeitada para ajustes. Para sanar dúvidas, sugerimos a leitura do tutorial “Como submeter o trabalho no RIIF Goiano”, clicando aqui: O(s) autor(es) devem revisar a versão final do trabalho acadêmico e gerar arquivo em formato PDF dessa versão, com as devidas comprovações solicitadas de aprovação contendo, em um único arquivo, as páginas na seguinte ordem: 1º Capa, 2º Folha de rosto, 3º Ficha catalográfica (verso da folha rosto), 4º TCAE, 5º Ata de defesa, 6º restante do trabalho. O TCAE está disponível na plataforma na aba "Termo de Autorização", podendo ser encontrado no seguinte link: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/arquivos/termo_de_autorizacao.pdf Recomendamos que, caso não seja possível coletar assinatura do(a) Professor(a) orientador(a) no mesmo documento, você pode editar em imagem e anexar ao TCAE, ou então solicitar ao docente que abra no Sistema SUAP o documento Intitulado Termo de Ciência e Autorização Eletrônico (TCAE), na opção "Termos" e coletar assinaturas eletrônicas. Você também pode tirar dúvidas, assistindo a este tutorial, clicando aqui. Assim que o TCAE e a ata de defesa estiverem assinados e anexados, nos reenvie pela plataforma. Informamos que sua submissão não foi cancelada, você deverá entrar novamente na plataforma e seguir os procedimentos solicitados. Aguardamos a devolução do mesmo com as alterações solicitadas. Estamos à disposição. Atenciosamente, on 2023-11-15T17:58:34Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by Denise Gomes Ozorio (denise.gomes@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2023-11-25T18:25:05Z No. of bitstreams: 1 Submissão- RIIF (2).pdf: 3402093 bytes, checksum: 5effbabd2af827bf7987fef565169d06 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2023-11-26T23:54:12Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Submissão- RIIF (2).pdf: 3402093 bytes, checksum: 5effbabd2af827bf7987fef565169d06 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2023-11-26T23:55:25Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Submissão- RIIF (2).pdf: 3402093 bytes, checksum: 5effbabd2af827bf7987fef565169d06 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-11-26T23:59:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Submissão- RIIF (2).pdf: 3402093 bytes, checksum: 5effbabd2af827bf7987fef565169d06 (MD5) Previous issue date: 2022-10-22 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal Goiano | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Hidrolândia | pt_BR |
dc.publisher.initials | IF Goiano | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Braille | pt_BR |
dc.subject | Deficiência Visual | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | A EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM BAIXA VISÃO E CEGUEIRA | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_Denise Gomes Ozorio.pdf | 3,32 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.