Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4004
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Cunha, André Luiz-
dc.creatorOzório, Denise Gomes-
dc.date.accessioned2023-11-26T23:59:33Z-
dc.date.available2023-11-25-
dc.date.available2023-11-26T23:59:33Z-
dc.date.issued2022-10-22-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4004-
dc.description.abstractThe purpose of this study is to understand the teaching and learning process of students with low vision and blindness, from the perspective of inclusive education. In this sense, the advancement of inclusion policies for students with disabilities and the inclusion process in the context of Brazilian education are analyzed. As methodological possibilities for constructing the reading and writing process of children with low vision and blindness, the Braille method is analyzed. The results indicate that Braille is essential for blind people or people with low vision, as it promotes learning, inclusion and autonomy. school-oriented inclusion is not only done by enrolling individuals with disabilities in regular education institutions, but by ensuring that these students participate and get involved in school activities, using the most varied possibilities so that knowledge is acquired.pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo tem como finalidade compreender o processo de ensino e aprendizagem de alunos com baixa visão e cegueira, na perspectiva da educação inclusiva. Nesse sentido, analisa-se o avanço das políticas de inclusão de alunos com deficiência e o processo de inclusão no contexto da educação brasileira. Como possibilidades metodológicas para a construção do processo de leitura e escrita de crianças com baixa visão e cegueira, analisa-se o método Braille. Os resultados apontam que o Braille é fundamental para as pessoas cegas ou com baixa visão, por promover a aprendizagem, inclusão e autonomia. inclusão voltada para a escola não é feita somente matriculando os indivíduos com deficiência em instituições de ensino regular, mas, garantindo que este aluno participe, envolva-se nas atividades escolares, usando das mais variadas possibilidades para que o conhecimento seja adquirido.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Denise Gomes Ozorio (denise.gomes@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2023-11-15T03:01:21Z No. of bitstreams: 1 Ficha Catalográfica- Denise Gomes Ozório.pdf: 2323 bytes, checksum: 77b6421fb79b1f42ebd511ed8c94cc01 (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br), reason: Prezada DENISE, Informamos que sua submissão foi rejeitada para ajustes pelo seguinte motivo: O trabalho acadêmico não foi depositado na submissão e por este motivo a mesma foi rejeitada para ajustes. Para sanar dúvidas, sugerimos a leitura do tutorial “Como submeter o trabalho no RIIF Goiano”, clicando aqui: O(s) autor(es) devem revisar a versão final do trabalho acadêmico e gerar arquivo em formato PDF dessa versão, com as devidas comprovações solicitadas de aprovação contendo, em um único arquivo, as páginas na seguinte ordem: 1º Capa, 2º Folha de rosto, 3º Ficha catalográfica (verso da folha rosto), 4º TCAE, 5º Ata de defesa, 6º restante do trabalho. O TCAE está disponível na plataforma na aba "Termo de Autorização", podendo ser encontrado no seguinte link: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/arquivos/termo_de_autorizacao.pdf Recomendamos que, caso não seja possível coletar assinatura do(a) Professor(a) orientador(a) no mesmo documento, você pode editar em imagem e anexar ao TCAE, ou então solicitar ao docente que abra no Sistema SUAP o documento Intitulado Termo de Ciência e Autorização Eletrônico (TCAE), na opção "Termos" e coletar assinaturas eletrônicas. Você também pode tirar dúvidas, assistindo a este tutorial, clicando aqui. Assim que o TCAE e a ata de defesa estiverem assinados e anexados, nos reenvie pela plataforma. Informamos que sua submissão não foi cancelada, você deverá entrar novamente na plataforma e seguir os procedimentos solicitados. Aguardamos a devolução do mesmo com as alterações solicitadas. Estamos à disposição. Atenciosamente, on 2023-11-15T17:58:34Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Denise Gomes Ozorio (denise.gomes@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2023-11-25T18:25:05Z No. of bitstreams: 1 Submissão- RIIF (2).pdf: 3402093 bytes, checksum: 5effbabd2af827bf7987fef565169d06 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2023-11-26T23:54:12Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Submissão- RIIF (2).pdf: 3402093 bytes, checksum: 5effbabd2af827bf7987fef565169d06 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2023-11-26T23:55:25Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Submissão- RIIF (2).pdf: 3402093 bytes, checksum: 5effbabd2af827bf7987fef565169d06 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-11-26T23:59:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Submissão- RIIF (2).pdf: 3402093 bytes, checksum: 5effbabd2af827bf7987fef565169d06 (MD5) Previous issue date: 2022-10-22en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Hidrolândiapt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectBraillept_BR
dc.subjectDeficiência Visualpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM BAIXA VISÃO E CEGUEIRApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Denise Gomes Ozorio.pdf3,32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.