Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3970
Tipo: Dissertação
Título: VENDO COM AS MÃOS: MODELOS DIDÁTICOS COMO FERRAMENTAS DO ENSINO DE BIOLOGIA PARA ALUNOS NORMOVISUAIS E CEGOS
Autor(es): Nunes, Clemerson
Primeiro Orientador: Silveira, Ricardo
Resumo: O ensino de Biologia para pessoas com deficiência visual e cegueira pode ser desafiador, devido ao pequeno tamanho das estruturas e organismos biológicos, especialmente em conteúdos de biologia celular. Os modelos didáticos táteis em 3D surgem como uma alternativa para proporcionar aos estudantes cegos uma representação mais realista dessas estruturas e organismos. Nesse contexto, o presente estudo consistiu em examinar de que maneira os modelos didáticos em 3D contribuem para a aprendizagem de alunos cegos no campo da Biologia. Para atingir esse propósito, utilizou-se uma metodologia que engloba pesquisa de campo, revisão bibliográfica, análise documental, entrevistas semiestruturadas e a aplicação de questionários. Assim, foram desenvolvidos modelos táteis tridimensionais a partir das necessidades dos estudantes, utilizando materiais de custo reduzido e, sempre que possível, reciclados. Observamos que os estudantes, tanto aqueles com deficiência visual quanto os normovisuais, demonstraram entusiasmo ao utilizar os modelos didáticos construídos. Além disso, eles responderam de forma positiva ao questionário, destacando a qualidade e a utilidade desses recursos táteis como ferramentas de ensino de Biologia para alunos com e sem deficiência visual.
Abstract: Teaching Biology to individuals with visual impairment and blindness can be challenging due to the small size of biological structures and organisms, especially in cellular biology content. Tactile 3D instructional models emerge as an alternative to provide blind students with a more realistic representation of these structures and organisms. In this context, the purpose of this study is to examine how 3D instructional models contribute to the learning of blind students in the field of Biology. To achieve this goal, we will employ a methodology that includes field research, literature review, document analysis, semi-structured interviews, and the administration of questionnaires. Thus, tactile three-dimensional models were developed based on students' needs, using low-cost materials and, whenever possible, recycled materials. We observed that students, both those with visual impairments and sighted individuals, showed enthusiasm when using the constructed instructional models. Furthermore, they responded positively to the questionnaire, emphasizing the quality and usefulness of these tactile resources as teaching tools for Biology students with and without visual impairments. Keywords: Inclusion, visually impaired, Inclusive Biology
Palavras-chave: Inclusão
Deficiente visual
Biologia inclusiva
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Urutaí
Programa/Curso: Programa de Pós-Graduação em Ensino para a Educação Básica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3970
Data do documento: 9-Set-2023
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino para a Educação Básica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertação_Clemerson Nunes.pdf2,85 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
e-book_Clemerson Nunes.pdfE-book - Vendo com as mãos14,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.