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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silveira, Ricardo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0730391715177052pt_BR
dc.creatorNunes, Clemerson-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1858651726415836pt_BR
dc.date.accessioned2023-11-08T17:00:52Z-
dc.date.available2023-10-08-
dc.date.available2023-11-08T17:00:52Z-
dc.date.issued2023-09-09-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3970-
dc.description.abstractTeaching Biology to individuals with visual impairment and blindness can be challenging due to the small size of biological structures and organisms, especially in cellular biology content. Tactile 3D instructional models emerge as an alternative to provide blind students with a more realistic representation of these structures and organisms. In this context, the purpose of this study is to examine how 3D instructional models contribute to the learning of blind students in the field of Biology. To achieve this goal, we will employ a methodology that includes field research, literature review, document analysis, semi-structured interviews, and the administration of questionnaires. Thus, tactile three-dimensional models were developed based on students' needs, using low-cost materials and, whenever possible, recycled materials. We observed that students, both those with visual impairments and sighted individuals, showed enthusiasm when using the constructed instructional models. Furthermore, they responded positively to the questionnaire, emphasizing the quality and usefulness of these tactile resources as teaching tools for Biology students with and without visual impairments. Keywords: Inclusion, visually impaired, Inclusive Biologypt_BR
dc.description.resumoO ensino de Biologia para pessoas com deficiência visual e cegueira pode ser desafiador, devido ao pequeno tamanho das estruturas e organismos biológicos, especialmente em conteúdos de biologia celular. Os modelos didáticos táteis em 3D surgem como uma alternativa para proporcionar aos estudantes cegos uma representação mais realista dessas estruturas e organismos. Nesse contexto, o presente estudo consistiu em examinar de que maneira os modelos didáticos em 3D contribuem para a aprendizagem de alunos cegos no campo da Biologia. Para atingir esse propósito, utilizou-se uma metodologia que engloba pesquisa de campo, revisão bibliográfica, análise documental, entrevistas semiestruturadas e a aplicação de questionários. Assim, foram desenvolvidos modelos táteis tridimensionais a partir das necessidades dos estudantes, utilizando materiais de custo reduzido e, sempre que possível, reciclados. Observamos que os estudantes, tanto aqueles com deficiência visual quanto os normovisuais, demonstraram entusiasmo ao utilizar os modelos didáticos construídos. Além disso, eles responderam de forma positiva ao questionário, destacando a qualidade e a utilidade desses recursos táteis como ferramentas de ensino de Biologia para alunos com e sem deficiência visual.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Clemerson Rodrigues Nunes (clemerson.nunes@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2023-11-08T11:52:24Z No. of bitstreams: 2 dissertação_Clemerson Nunes.pdf: 2914270 bytes, checksum: f233429849a5ce853189727bda96c68b (MD5) e-book_Clemerson Nunes.pdf: 14405235 bytes, checksum: 779b2438bdcba502f2b75007434cbc35 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2023-11-08T16:59:33Z (GMT) No. of bitstreams: 2 dissertação_Clemerson Nunes.pdf: 2914270 bytes, checksum: f233429849a5ce853189727bda96c68b (MD5) e-book_Clemerson Nunes.pdf: 14405235 bytes, checksum: 779b2438bdcba502f2b75007434cbc35 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-11-08T17:00:52Z (GMT). No. of bitstreams: 2 dissertação_Clemerson Nunes.pdf: 2914270 bytes, checksum: f233429849a5ce853189727bda96c68b (MD5) e-book_Clemerson Nunes.pdf: 14405235 bytes, checksum: 779b2438bdcba502f2b75007434cbc35 (MD5) Previous issue date: 2023-09-09en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Urutaípt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino para a Educação Básicapt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectDeficiente visualpt_BR
dc.subjectBiologia inclusivapt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleVENDO COM AS MÃOS: MODELOS DIDÁTICOS COMO FERRAMENTAS DO ENSINO DE BIOLOGIA PARA ALUNOS NORMOVISUAIS E CEGOSpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino para a Educação Básica

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