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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A IMPORTÂNCIA DA PEDAGOGIA MULTICULTURAL NA FORMAÇÃO BÁSICA
Autor(es): Soares, Andressa
Primeiro Orientador: Dias, Denise
Resumo: O Espaço Cultural Vila Esperança é um projeto que nasceu com o objetivo de dar voz e protagonismo aos indivíduos e povos historicamente marginalizados e silenciados no Brasil. O projeto busca criar um cenário com uma abordagem diferenciada, valorizando a coletividade, as diversas culturas e tradições, por meio da Educação e da Arte, cuja intenção é oferecer às crianças uma representação digna de si mesmas, reconhecendo e valorizando as identidades ancoradas nas culturas originárias e milenares. Localizado no portal da periferia da Cidade de Goiás (GO), o espaço Cultural Vila Esperança foi transformado de um terreno baldio em um lugar repleto de beleza, com roseiras, escadarias de pedra, hortas comunitárias e construções fantásticas. A "Esperança", uma boneca de pano, fica na janela da torre ao lado da casa velha e anuncia dias de brincadeiras e tardes culturais cheias de arte, convidando meninos, meninas, jovens e famílias a povoarem e habitarem esse novo Espaço. Desse modo, a Vila Esperança é um espaço cultural, de vivências externas a sala de aula e aberto a comunidade. A Escola Pluricultural Odé Kayodê (EPOK) iniciou-se dentro do Espaço Cultural Vila Esperança, em vários momentos nesse trabalho, utiliza-se a abreviação EPOK. Localizada dentro do Espaço Cultural Vila Esperança a EPOK foi fundada em 2004 autorizada e reconhecida pelo MEC em 2005, funciona de forma gratuita, com característica comunitária, dentro do Espaço Cultural Vila Esperança. Ensinar vai além de transmitir conteúdos, é problematizar o que será aplicado, assim a escola pode ser vista como um espaço que reflete em toda a sociedade a importância de uma educação que vai além da mera transmissão de informações, fomentando o pensamento crítico e a inclusão de diferentes perspectivas, podendo ser considerada como multicultural. Porém, não basta reconhecer ou tolerar as diferenças existentes, é preciso trabalhar para dar aos discentes um lugar de afirmação (ARAÚJO, 2017).
Abstract: The Vila Esperança Cultural Space is a project that was created with the aim of give voice and protagonism to historically marginalized individuals and peoples and silenced in Brazil. The project seeks to create a scenario with a differentiated, valuing the collective, diverse cultures and traditions, through Education and Art, whose intention is to offer children a dignified representation of themselves, recognizing and valuing identities anchored in cultures original and ancient. Located on the outskirts of the city of Goiás (GO), the Cultural space Vila Esperança was transformed from a vacant lot into a place full of beauty, with rose bushes, stone staircases, community gardens and fantastic buildings. A "Hope", a rag doll, sits in the window of the tower next to the old house and announces days of games and cultural afternoons full of art, inviting boys, girls, young people and families to populate and inhabit this new Space. Thus, Vila Esperança is a cultural space, with experiences outside the classroom and open the community. The Odé Kayodê Pluricultural School (EPOK) began within the Cultural Space Vila Esperança, at various times in this work, uses the abbreviation EPOK. Located within the Vila Esperança Cultural Space, EPOK was founded in 2004 authorized and recognized by the MEC in 2005, it operates free of charge, with community characteristic, within the Vila Esperança Cultural Space. Teaching goes beyond transmitting content, it involves problematizing what will be applied, Thus, the school can be seen as a space that reflects throughout society the importance of education that goes beyond the mere transmission of information, encouraging critical thinking and the inclusion of different perspectives, which can be considered multicultural. However, it is not enough to recognize or tolerate existing differences, it is necessary to work to give students a place to statement (ARAÚJO, 2017).
Palavras-chave: Escola
Educação
Pluricultural
Multicultural
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ADMINISTRACAO EDUCACIONAL
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Ceres
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3962
Data do documento: 20-Jun-2023
Aparece nas coleções:Especialização em Formação de Professores e Práticas Educativas

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