Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3962
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Dias, Denise-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3831323207268046pt_BR
dc.creatorSoares, Andressa-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0663995648752707pt_BR
dc.date.accessioned2023-10-31T21:35:48Z-
dc.date.available2023-10-31T21:35:48Z-
dc.date.issued2023-06-20-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3962-
dc.description.abstractThe Vila Esperança Cultural Space is a project that was created with the aim of give voice and protagonism to historically marginalized individuals and peoples and silenced in Brazil. The project seeks to create a scenario with a differentiated, valuing the collective, diverse cultures and traditions, through Education and Art, whose intention is to offer children a dignified representation of themselves, recognizing and valuing identities anchored in cultures original and ancient. Located on the outskirts of the city of Goiás (GO), the Cultural space Vila Esperança was transformed from a vacant lot into a place full of beauty, with rose bushes, stone staircases, community gardens and fantastic buildings. A "Hope", a rag doll, sits in the window of the tower next to the old house and announces days of games and cultural afternoons full of art, inviting boys, girls, young people and families to populate and inhabit this new Space. Thus, Vila Esperança is a cultural space, with experiences outside the classroom and open the community. The Odé Kayodê Pluricultural School (EPOK) began within the Cultural Space Vila Esperança, at various times in this work, uses the abbreviation EPOK. Located within the Vila Esperança Cultural Space, EPOK was founded in 2004 authorized and recognized by the MEC in 2005, it operates free of charge, with community characteristic, within the Vila Esperança Cultural Space. Teaching goes beyond transmitting content, it involves problematizing what will be applied, Thus, the school can be seen as a space that reflects throughout society the importance of education that goes beyond the mere transmission of information, encouraging critical thinking and the inclusion of different perspectives, which can be considered multicultural. However, it is not enough to recognize or tolerate existing differences, it is necessary to work to give students a place to statement (ARAÚJO, 2017).pt_BR
dc.description.resumoO Espaço Cultural Vila Esperança é um projeto que nasceu com o objetivo de dar voz e protagonismo aos indivíduos e povos historicamente marginalizados e silenciados no Brasil. O projeto busca criar um cenário com uma abordagem diferenciada, valorizando a coletividade, as diversas culturas e tradições, por meio da Educação e da Arte, cuja intenção é oferecer às crianças uma representação digna de si mesmas, reconhecendo e valorizando as identidades ancoradas nas culturas originárias e milenares. Localizado no portal da periferia da Cidade de Goiás (GO), o espaço Cultural Vila Esperança foi transformado de um terreno baldio em um lugar repleto de beleza, com roseiras, escadarias de pedra, hortas comunitárias e construções fantásticas. A "Esperança", uma boneca de pano, fica na janela da torre ao lado da casa velha e anuncia dias de brincadeiras e tardes culturais cheias de arte, convidando meninos, meninas, jovens e famílias a povoarem e habitarem esse novo Espaço. Desse modo, a Vila Esperança é um espaço cultural, de vivências externas a sala de aula e aberto a comunidade. A Escola Pluricultural Odé Kayodê (EPOK) iniciou-se dentro do Espaço Cultural Vila Esperança, em vários momentos nesse trabalho, utiliza-se a abreviação EPOK. Localizada dentro do Espaço Cultural Vila Esperança a EPOK foi fundada em 2004 autorizada e reconhecida pelo MEC em 2005, funciona de forma gratuita, com característica comunitária, dentro do Espaço Cultural Vila Esperança. Ensinar vai além de transmitir conteúdos, é problematizar o que será aplicado, assim a escola pode ser vista como um espaço que reflete em toda a sociedade a importância de uma educação que vai além da mera transmissão de informações, fomentando o pensamento crítico e a inclusão de diferentes perspectivas, podendo ser considerada como multicultural. Porém, não basta reconhecer ou tolerar as diferenças existentes, é preciso trabalhar para dar aos discentes um lugar de afirmação (ARAÚJO, 2017).pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Andressa Viana Soares (2021103302360400@ifgoiano.edu.br) on 2023-10-17T19:50:59Z No. of bitstreams: 1 tcc_Andressa Soares.pdf: 216930 bytes, checksum: 805c9c0225f47f5c34216f9c5340a661 (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Hevellin Estrela (hevellin.estrela@ifgoiano.edu.br), reason: Prezada Andressa informamos que sua submissão foi rejeitada para ajustes pelo seguinte motivo: -- Falta a folha de aprovação tem que estar assinada por todos os membros da banca. -- Falta o TCAE no modelo disponibilizado pelo RIIF e tem que estar assinado pelo orientador (https://repositorio.ifgoiano.edu.br/arquivos/termo_de_autorizacao.pdf); ----> O Termo de Ciência e Autorização Eletrônico (TCAE) não foi anexado à submissão. O TCAE deverá constar, obrigatoriamente, dentro dos trabalhos acadêmicos submetidos no Repositório, por ventura o Termo não esteja inserido, a publicação será rejeitada pelos administradores da plataforma. o TCAE está disponível na plataforma na aba "Termo de Autorização" O TCAE, também, deverá conter assinatura do autor e do orientador do trabalho, com todas as informações corretamente preenchidas e escaneado; O(s) autor(es) devem atentar-se aos casos em que a banca de avaliação alterou o título final do trabalho; O Termo deverá ser inserido logo após a folha de rosto, para efeitos de identificação; O(s) autor(es) deve(m) revisar a versão final do trabalho acadêmico e gerar arquivo em formato PDF. Assim que os dados forem corrigidos, submeta o trabalho novamente na plataforma. Para tirar dúvidas, sugerimos que você dê uma olhada nos tutoriais de como submeter o trabalho no RIIF Goiano: https://suap.ifgoiano.edu.br/media/documentos/arquivos/como_depositar_riif_goiano_1.1.pdf Para informe, o TCAE pode ser encontrado no seguinte link:  https://repositorio.ifgoiano.edu.br/arquivos/termo_de_autorizacao.pdf on 2023-10-17T19:56:04Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Andressa Viana Soares (2021103302360400@ifgoiano.edu.br) on 2023-10-17T20:09:50Z No. of bitstreams: 1 tcc_Andressa Soares.pdf: 2639836 bytes, checksum: 18de6de33fb93fc779e40a7a9197080a (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Hevellin Estrela (hevellin.estrela@ifgoiano.edu.br), reason: Prezada Andressa informamos que sua submissão foi rejeitada para ajustes pelo seguinte motivo: -- Falta a folha de aprovação tem que estar assinada por todos os membros da banca. -- Falta o TCAE no modelo disponibilizado pelo RIIF e tem que estar assinado pelo orientador (https://repositorio.ifgoiano.edu.br/arquivos/termo_de_autorizacao.pdf); ----> O Termo de Ciência e Autorização Eletrônico (TCAE) não foi anexado à submissão. O TCAE deverá constar, obrigatoriamente, dentro dos trabalhos acadêmicos submetidos no Repositório, por ventura o Termo não esteja inserido, a publicação será rejeitada pelos administradores da plataforma. o TCAE está disponível na plataforma na aba "Termo de Autorização" O TCAE, também, deverá conter assinatura do autor e do orientador do trabalho, com todas as informações corretamente preenchidas e escaneado; O(s) autor(es) devem atentar-se aos casos em que a banca de avaliação alterou o título final do trabalho; O Termo deverá ser inserido logo após a folha de rosto, para efeitos de identificação; O(s) autor(es) deve(m) revisar a versão final do trabalho acadêmico e gerar arquivo em formato PDF. Assim que os dados forem corrigidos, submeta o trabalho novamente na plataforma. Para tirar dúvidas, sugerimos que você dê uma olhada nos tutoriais de como submeter o trabalho no RIIF Goiano: https://suap.ifgoiano.edu.br/media/documentos/arquivos/como_depositar_riif_goiano_1.1.pdf Para informe, o TCAE pode ser encontrado no seguinte link:  https://repositorio.ifgoiano.edu.br/arquivos/termo_de_autorizacao.pdf on 2023-10-17T20:12:26Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Andressa Viana Soares (2021103302360400@ifgoiano.edu.br) on 2023-10-20T19:35:40Z No. of bitstreams: 1 tcc_Andressa Soares.pdf: 2599991 bytes, checksum: 7631661c607ad55c4bc9afd8870c936a (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br), reason: Prezada Andressa, Informamos que sua submissão foi rejeitada para ajustes pelo seguinte motivo: O Termo de Ciência e Autorização Eletrônico (TCAE) não foi anexado à submissão. A inclusão do Termo é obrigatória dentro das submissões realizadas no Repositório. Porventura o TCAE não esteja inserido no arquivo submetido, a publicação será rejeitada para ajustes pelos administradores da plataforma, para ajustes e adequação. Para sanar dúvidas, sugerimos a leitura do tutorial “Como submeter o trabalho no RIIF Goiano”, clicando aqui: A autora deve revisar a versão final do trabalho acadêmico e gerar arquivo em formato PDF dessa versão, com as devidas comprovações solicitadas de aprovação contendo, em um único arquivo, as páginas na seguinte ordem: 1º Capa, 2º Folha de rosto, 3º Ficha catalográfica (verso da folha rosto), 4º TCAE, 5º Ata de defesa, 6º restante do trabalho. O TCAE está disponível na plataforma na aba "Termo de Autorização", podendo ser encontrado no seguinte link: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/arquivos/termo_de_autorizacao.pdf Recomendamos que, caso não seja possível coletar assinatura do(a) Professor(a) orientador(a) no mesmo documento, você pode editar em imagem e anexar ao TCAE, ou então solicitar ao docente que abra no Sistema SUAP o documento Intitulado Termo de Ciência e Autorização Eletrônico (TCAE), na opção "Termos" e coletar assinaturas eletrônicas. Você também pode tirar dúvidas, assistindo a este tutorial, clicando aqui. Assim que o TCAE estiver assinado e anexado, nos reenvie pela plataforma. Informamos que sua submissão não foi cancelada, você deverá entrar novamente na plataforma e seguir os procedimentos solicitados. Aguardamos a devolução do mesmo com as alterações solicitadas. Estamos à disposição. Atenciosamente, on 2023-10-23T01:38:55Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Andressa Viana Soares (2021103302360400@ifgoiano.edu.br) on 2023-10-31T14:47:46Z No. of bitstreams: 1 tcc_Andressa Soares.pdf: 2953038 bytes, checksum: 6cba86f310a9beb5b75190593e05faff (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2023-10-31T21:27:36Z (GMT) No. of bitstreams: 1 tcc_Andressa Soares.pdf: 2953038 bytes, checksum: 6cba86f310a9beb5b75190593e05faff (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-10-31T21:35:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 tcc_Andressa Soares.pdf: 2953038 bytes, checksum: 6cba86f310a9beb5b75190593e05faff (MD5) Previous issue date: 2023-06-20en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Cerespt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectPluriculturalpt_BR
dc.subjectMulticulturalpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAOpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ADMINISTRACAO EDUCACIONALpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONALpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleA IMPORTÂNCIA DA PEDAGOGIA MULTICULTURAL NA FORMAÇÃO BÁSICApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Formação de Professores e Práticas Educativas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Andressa Soares.pdf2,88 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.