Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3956
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: PROVA BRASIL E A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO: FRAGILIDADES E POSSIBILIDADES EM ESCOLAS DO INTERIOR DO ESTADO DE GOIÁS
Título(s) alternativo(s): Prova Brasil and the quality of education: weaknesses and possibilities in schools in the interior of the state of Goiás
Autor(es): Silva, Nataly Marques da
Primeiro Orientador: Medeiros, Josiane Lopes
Primeiro Coorientador: Carvalho, Walquiria Silva
Primeiro Membro da Banca: Medeiros, Josiane Lopes
Segundo Membro da Banca: Carvalho, Walquiria Silva
Terceiro Membro da Banca: Paniago, Rosenilde Nogueira
Quarto Membro da Banca: Lima, Giselly de Oliveira
Resumo: O objetivo desse artigo foi analisar os resultados obtidos pela Prova Brasil e o impacto gerado no desenvolvimento de habilidades na leitura e interpretação em Língua Portuguesa e Matemática, nos 5º anos de duas escolas públicas do interior de Goiás, evidenciando as fragilidades e possibilidades no processo de ensino e de aprendizagem dessas habilidades. A Prova Brasil é um dos processos avaliativos educacionais realizados pelo governo brasileiro para diagnostico da qualidade da educação em larga escala. Para tanto, o levantamento de dados ocorreu nas plataformas governamentais, sites, documentos oficiais do sistema federal, estadual e municipal e bibliografias concernentes ao tema e, na análise de gráficos e tabelas pesquisados nas plataformas QEdu e Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), possibilitando a discussão e a reflexão acerca dessa temática. Após a tabulação e análise dos resultados, conclui-se que, por mais que haja fragilidades e dificuldades no planejamento e execução de ações e na utilização de diferentes metodologias e de envolvimento de toda a comunidade escolar, o que fica evidenciado é que os resultados observados nas avaliações são sempre maiores que os resultados esperados pelo Inep. Os resultados da Prova Brasil norteiam o trabalho a ser realizado na Secretaria Municipal de Educação que contribui para a inserção de novas ações em processo contínuo e não pontual nas escolas, evidencia possibilidades e avanços tanto na parte estrutural, metodológica e didática, quanto na de envolvimento dos professores, bem como atuando na resolução das fragilidades apresentadas.
Abstract: The objective of this article was to analyze the results obtained by Prova Brasil and the impact generated on the development of skills in reading and interpretation in Portuguese and Mathematics, in the 5th years of two public schools in the interior of Goiás, highlighting the weaknesses and possibilities in the teaching and learning process of these skills. Prova Brasil is one of the educational evaluation processes carried out by the Brazilian government to diagnose the quality of education on a large scale. To this end, data collection took place on government platforms, websites, official documents of the federal, state and municipal system and bibliographies concerning the topic and, in the analysis of graphs and tables researched on the QEdu and National Institute of Educational Studies and Research platforms. Anísio Teixeira (Inep), enabling discussion and reflection on this topic. After tabulating and analyzing the results, it is concluded that, despite there being weaknesses and difficulties in the planning and execution of actions and in the use of different methodologies and the involvement of the entire school community, what is evident is that the results observed in the evaluations are always greater than the results expected by Inep. The results of Prova Brasil guide the work to be carried out at the Municipal Department of Education, which contributes to the insertion of new actions in a continuous and non-punctual process in schools, highlighting possibilities and advances in both the structural, methodological and didactic aspects, as well as in terms of involvement of teachers, as well as working to resolve the weaknesses presented.
Palavras-chave: Educação
Prova Brasil
Fragilidades
Possibilidades
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Rio Verde
Citação: SILVA, Nataly Marques da. Prova brasil e a qualidade da educação: fragilidades e possibilidades em escolas do interior do estado de Goiás. Especialização em Formação de Professores e Práticas Educativas. Instituto Federal Goiano, Rio Verde-GO, 2023, 20 p.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3956
Data do documento: 31-Mar-2023
Aparece nas coleções:Especialização em Formação de Professores e Práticas Educativas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
art_esp_Nataly_Marques_da_Silva.pdf740,19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.