Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3956
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Medeiros, Josiane Lopes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5692954911467875pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Carvalho, Walquiria Silva-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4571384718657918pt_BR
dc.contributor.referee1Medeiros, Josiane Lopes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5692954911467875pt_BR
dc.contributor.referee2Carvalho, Walquiria Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4571384718657918pt_BR
dc.contributor.referee3Paniago, Rosenilde Nogueira-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8530013371818091pt_BR
dc.contributor.referee4Lima, Giselly de Oliveira-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/8253628533672523pt_BR
dc.creatorSilva, Nataly Marques da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6334628176006945pt_BR
dc.date.accessioned2023-10-26T18:18:40Z-
dc.date.available2023-10-26-
dc.date.available2023-10-26T18:18:40Z-
dc.date.issued2023-03-31-
dc.identifier.citationSILVA, Nataly Marques da. Prova brasil e a qualidade da educação: fragilidades e possibilidades em escolas do interior do estado de Goiás. Especialização em Formação de Professores e Práticas Educativas. Instituto Federal Goiano, Rio Verde-GO, 2023, 20 p.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3956-
dc.description.abstractThe objective of this article was to analyze the results obtained by Prova Brasil and the impact generated on the development of skills in reading and interpretation in Portuguese and Mathematics, in the 5th years of two public schools in the interior of Goiás, highlighting the weaknesses and possibilities in the teaching and learning process of these skills. Prova Brasil is one of the educational evaluation processes carried out by the Brazilian government to diagnose the quality of education on a large scale. To this end, data collection took place on government platforms, websites, official documents of the federal, state and municipal system and bibliographies concerning the topic and, in the analysis of graphs and tables researched on the QEdu and National Institute of Educational Studies and Research platforms. Anísio Teixeira (Inep), enabling discussion and reflection on this topic. After tabulating and analyzing the results, it is concluded that, despite there being weaknesses and difficulties in the planning and execution of actions and in the use of different methodologies and the involvement of the entire school community, what is evident is that the results observed in the evaluations are always greater than the results expected by Inep. The results of Prova Brasil guide the work to be carried out at the Municipal Department of Education, which contributes to the insertion of new actions in a continuous and non-punctual process in schools, highlighting possibilities and advances in both the structural, methodological and didactic aspects, as well as in terms of involvement of teachers, as well as working to resolve the weaknesses presented.pt_BR
dc.description.resumoO objetivo desse artigo foi analisar os resultados obtidos pela Prova Brasil e o impacto gerado no desenvolvimento de habilidades na leitura e interpretação em Língua Portuguesa e Matemática, nos 5º anos de duas escolas públicas do interior de Goiás, evidenciando as fragilidades e possibilidades no processo de ensino e de aprendizagem dessas habilidades. A Prova Brasil é um dos processos avaliativos educacionais realizados pelo governo brasileiro para diagnostico da qualidade da educação em larga escala. Para tanto, o levantamento de dados ocorreu nas plataformas governamentais, sites, documentos oficiais do sistema federal, estadual e municipal e bibliografias concernentes ao tema e, na análise de gráficos e tabelas pesquisados nas plataformas QEdu e Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), possibilitando a discussão e a reflexão acerca dessa temática. Após a tabulação e análise dos resultados, conclui-se que, por mais que haja fragilidades e dificuldades no planejamento e execução de ações e na utilização de diferentes metodologias e de envolvimento de toda a comunidade escolar, o que fica evidenciado é que os resultados observados nas avaliações são sempre maiores que os resultados esperados pelo Inep. Os resultados da Prova Brasil norteiam o trabalho a ser realizado na Secretaria Municipal de Educação que contribui para a inserção de novas ações em processo contínuo e não pontual nas escolas, evidencia possibilidades e avanços tanto na parte estrutural, metodológica e didática, quanto na de envolvimento dos professores, bem como atuando na resolução das fragilidades apresentadas.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2023-10-26T17:58:01Z No. of bitstreams: 1 art_esp_Nataly_Marques_da_Silva.pdf: 757959 bytes, checksum: 30e3bd31d73ce38dbfc6e9f107aed665 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2023-10-26T17:58:27Z (GMT) No. of bitstreams: 1 art_esp_Nataly_Marques_da_Silva.pdf: 757959 bytes, checksum: 30e3bd31d73ce38dbfc6e9f107aed665 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-10-26T18:18:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 art_esp_Nataly_Marques_da_Silva.pdf: 757959 bytes, checksum: 30e3bd31d73ce38dbfc6e9f107aed665 (MD5) Previous issue date: 2023-03-31en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Rio Verdept_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.relation.referencesBASTOS, J. B. Resenhas. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, n. 16, p. 125-127, abr. 2001. BRASIL. Decreto nº 6.094, de 24 de abril de 2007. Dispõe sobre a implementação do Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, pela União Federal, em regime de colaboração com Municípios, Distrito Federal e Estados, e a participação das famílias e da comunidade, mediante programas e ações de assistência técnica e financeira, visando a mobilização social pela melhoria da qualidade da educação básica. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 25 abr. 2007. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2007/ Decreto/D6094.htm>. Acesso em: 18 nov. 2019. ______. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Sistema Nacional da Educação Básica (SAEB). Brasília: MEC, 2019. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/educacao-basica/saeb>. Acesso em: 21 nov. 2019. ______. Ministério da Educação. Portaria nº 482, de 7 de junho de 2013. Dispõe sobre o Sistema de Avaliação da Educação Básica - SAEB. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 10 jun. 2013. Disponível em: <http://www.adur-rj.org.br/4 poli/gruposadur/gtpe/portaria_482_7_6_13.htm>. Acesso em: 18 nov. 2019. ______. Ministério da Educação. Portaria nº 931, de 21 de março de 2005. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 22 mar. 2005. Disponível em: <http:// download.inep.gov.br/educacao_basica/prova_brasil_saeb/legislacao/Portaria931_NovoSaeb.pdf>. Acesso em: 20 nov. 2019. ______. Ministério da Educação. Prova Brasil: apresentação. Brasília: MEC, 2011. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view= article&id=210&It emid>. Acesso em: 21 nov. 2019. ______. Ministério da Educação. Modelo Teste Prova Brasil. Brasília: INEP, 2011-2014. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/ Acesso em: 08 de Out. 2020. ______. Ministério da Educação. Orientações Prova Brasil e SAEB. Brasília: INEP, 2011. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/ Acesso em: 08 de Out. 2020. COMERV- Conselho Municipal de Educação de Rio Verde Disponível em: <https://www.rioverde.go.gov.br/> DEPS, Vera Lucia; PESSIN, Gisele. O IDEB e a atuação docente na perspectiva de autorregulação. Educação em Revista / Belo Horizonte / v. 36/ e219808 / 2020. KUSIAK, Sandra Mara. Uma análise da Prova Brasil com enfoque nos processos de leitura e escrita. IX ANPED SUL, Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul, 2012. LIBÂNEO, J. C.; OLIVEIRA, J. F.; TOSCHI, M. S. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2005. MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de Metologia Científica. 7ª edição, Editora Atlas, São Paulo, 2010. SANT’ANNA, I. M. Por que avaliar?: como avaliar?: critérios e instrumentos. 16. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003. SANTOS, P. R. S.; SANTOS, S. R. S. O professor e sua prática: do planejamento às estratégias pedagógicas. In: ENCONTRO ESTADUAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO, 2, 2007, Goiânia. Anais... Goiânia: UFG, 2007. VASCONCELLOS, C. S. Planejamento: projeto de ensino-aprendizagem e projeto político-pedagógico. 9. ed. São Paulo: Libertad, 2000. VIANNA, H. M. Fundamentos de um programa de avaliação educacional. Brasília: Líber Livro Editora, 2005. ZIMMERMAN, B. J. Attaining self-regulation: A social-cognitive perspective. In: BOEKAERTS, M.; PINTRICH, P. R.; ZEIDNER, M. (Orgs.). Handbook of self-regulation. New York: Academic Press, 2000, p. 13-39.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectProva Brasilpt_BR
dc.subjectFragilidadespt_BR
dc.subjectPossibilidadespt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titlePROVA BRASIL E A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO: FRAGILIDADES E POSSIBILIDADES EM ESCOLAS DO INTERIOR DO ESTADO DE GOIÁSpt_BR
dc.title.alternativeProva Brasil and the quality of education: weaknesses and possibilities in schools in the interior of the state of Goiáspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Formação de Professores e Práticas Educativas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
art_esp_Nataly_Marques_da_Silva.pdf740,19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.