Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3946
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DAS CONTRIBUIÇÕES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO, PIBID E RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
Autor(es): Souza, Raquel Rodrigues Máximo de
Primeiro Orientador: Oliveira, Renata Rolins da Silva
Resumo: O presente estudo trata-se de uma revisão sistemática com abordagem qualitativa e do tipo descritiva, que teve o objetivo de verificar, identificar e descrever as contribuições das experiências vividas no ECS, PIBID e PRP para a formação de docentes de áreas distintas. Para seleção dos estudos utilizou-se os seguintes descritores “formação inicial de professores”, “estágio docente supervisionado”, “Programa residência pedagógica” e “Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência”, nas bases de dados CAPES e SciELO. Utilizando critérios de exclusão e inclusão, a amostra final foi constituída por um total de oito artigos. Os resultados sinalizaram que o ECS, PIBID e PRP contribuem significativamente para a formação inicial e continuada de professores e que o contato dos licenciandos com a prática no ensino básico é essencial para a descoberta da identidade docente e sua permanência na docência.
Abstract: The present study is a systematic review with a qualitative and descriptive approach, which aimed to verify, identify and describe the contributions of the experiences lived in the ECS, PIBID and PRP for the training of teachers in different areas. For the selection of studies, the following descriptors “initial teacher training”, “supervised teaching internship”, “pedagogical residency program” and “Institutional Scholarship Program for Teaching Initiation” were used, in the CAPES and SciELO databases. Using exclusion and exclusion criteria, the final sample was established for a total of eight articles. The results indicated that the ECS, PIBID and PRP significantly commanded the initial and continued training of teachers and that the contact of graduates with the practice in basic education is essential for the discovery of the teaching identity and their permanence in teaching.
Palavras-chave: Estágio obrigatório
Prática docente
Formação docente
Programas docentes
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Ceres
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3946
Data do documento: 27-Mai-2023
Aparece nas coleções:Especialização em Formação de Professores e Práticas Educativas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Raquel Rodrigues Máximo de Souza.pdfTC pós graduação Formação de Professores519,48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.