Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3946
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Oliveira, Renata Rolins da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5276401760313243pt_BR
dc.creatorSouza, Raquel Rodrigues Máximo de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8024649548298614pt_BR
dc.date.accessioned2023-10-16T18:48:16Z-
dc.date.available2024-06-10-
dc.date.available2023-10-16T18:48:16Z-
dc.date.issued2023-05-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3946-
dc.description.abstractThe present study is a systematic review with a qualitative and descriptive approach, which aimed to verify, identify and describe the contributions of the experiences lived in the ECS, PIBID and PRP for the training of teachers in different areas. For the selection of studies, the following descriptors “initial teacher training”, “supervised teaching internship”, “pedagogical residency program” and “Institutional Scholarship Program for Teaching Initiation” were used, in the CAPES and SciELO databases. Using exclusion and exclusion criteria, the final sample was established for a total of eight articles. The results indicated that the ECS, PIBID and PRP significantly commanded the initial and continued training of teachers and that the contact of graduates with the practice in basic education is essential for the discovery of the teaching identity and their permanence in teaching.pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo trata-se de uma revisão sistemática com abordagem qualitativa e do tipo descritiva, que teve o objetivo de verificar, identificar e descrever as contribuições das experiências vividas no ECS, PIBID e PRP para a formação de docentes de áreas distintas. Para seleção dos estudos utilizou-se os seguintes descritores “formação inicial de professores”, “estágio docente supervisionado”, “Programa residência pedagógica” e “Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência”, nas bases de dados CAPES e SciELO. Utilizando critérios de exclusão e inclusão, a amostra final foi constituída por um total de oito artigos. Os resultados sinalizaram que o ECS, PIBID e PRP contribuem significativamente para a formação inicial e continuada de professores e que o contato dos licenciandos com a prática no ensino básico é essencial para a descoberta da identidade docente e sua permanência na docência.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Raquel Rodrigues Máximo de Souza (2021103302360183@ifgoiano.edu.br) on 2023-10-16T14:33:49Z No. of bitstreams: 1 Versão Final TC pós graduação Raquel.pdf: 531947 bytes, checksum: 5a590d4b28dd9388e89023e02a34e056 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2023-10-16T18:28:44Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Versão Final TC pós graduação Raquel.pdf: 531947 bytes, checksum: 5a590d4b28dd9388e89023e02a34e056 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-10-16T18:48:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Versão Final TC pós graduação Raquel.pdf: 531947 bytes, checksum: 5a590d4b28dd9388e89023e02a34e056 (MD5) Previous issue date: 2023-05-27en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Cerespt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEstágio obrigatóriopt_BR
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectProgramas docentespt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleFORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DAS CONTRIBUIÇÕES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO, PIBID E RESIDÊNCIA PEDAGÓGICApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Formação de Professores e Práticas Educativas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Raquel Rodrigues Máximo de Souza.pdfTC pós graduação Formação de Professores519,48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.