Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3927
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | RESTRUTURAÇÃO CURRICULAR DO PLANO PEDAGÓGICO DO CURSO TÉCNICO INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO DO INSTITUTO FEDERAL GOIANO CAMPUS CRISTALINA |
Título(s) alternativo(s): | CURRICULAR RESTRUCTURING OF THE PEDAGOGICAL PLAN OF THE TECHNICAL COURSE INTEGRATED TO HIGH SCHOOL OF THE INSTITUTO FEDERAL GOIANO CAMPUS CRISTALINA |
Autor(es): | Pereira, Jardel Pereira |
Primeiro Orientador: | Oliveira, Jussara de Fátima Alves Campos |
Segundo Membro da Banca: | Justino, Rogério |
Terceiro Membro da Banca: | Oliveira, Júlio Cesar Gomes de |
Resumo: | O Ministério da Educação baseado no decreto nº 5.154 do MEC propôs a reformulação curricular do técnico integrado ao ensino médio a fim de integrar as disciplinas do eixo comum ao ensino técnico. A formação técnica permite a colocação rápida dos novos profissionais no mundo do trabalho. Desta forma, o objetivo da presente pesquisa foi de revisar os conceitos de interdisciplinaridade e currículo integrado de forma a avaliar o impacto da restruturação do plano pedagógico do curso Técnico Agropecuária Integrado, observando como a integração da disciplina de olericultura com as matérias do eixo comum podem afetar o processo de aprendizagem teórico e prático dos estudantes. A reformulação dos Projetos Pedagógicos dos Cursos técnicos integrados ao ensino médio do IF Goiano – Campus Cristalina envolveu todos os docentes do eixo comum e do técnico com ações desenvolvidas nos anos de 2022 e 2023. A reformulação se estruturou no desenvolvimento de três semanas de integração, cada uma contendo mais de 60 momentos integradores envolvendo palestras, cursos e oficinas. Como instrumento de coleta de dados foi aplicado um questionário, onde foram ouvidos os docentes, discentes e também empresários do meio rural. No nível do Ensino foram realizadas reuniões com a equipe docente do curso para definição da carga horária de integração a ser lançada. Também foram desenvolvidos em 2023 os projetos integradores os quais contabilizaram como disciplinas e foram adicionados ao PPC. Para à disciplina de olericultura, a integração durante as semanas foi realizada juntamente com a área de solo e química. A avaliação de satisfação com as semanas de integração foi positiva pelo fato da mesma envolver atividades práticas e incentivar os discentes a se envolverem em projetos Extensionistas e de pesquisa. No segundo ano de realização do projeto integrador, as ações extrapolam a realização da semana, com a criação de disciplinas integradoras envolvendo docentes do eixo comum e técnico do curso e também através da maior autonomia dos discentes nas semanas integradoras que foram mantidas. Assim, as semanas de integração atreladas às disciplinas favoreceram a troca de experiências entre os discentes, adicionando novos saberes e incrementando a aprendizagem e o trabalho em equipe propiciados pelo curso técnico |
Abstract: | The Ministry of Education, based on decree number 5,154 of the MEC, proposed the curricular reformulation of the technician integrated into secondary education in order to integrate the disciplines of the common axis to technical education. Technical training allows new professionals to be quickly placed in the world of work. In this way, the objective of this research was to review the concepts of interdisciplinarity and integrated curriculum in order to evaluate the impact of the restructuring of the pedagogical plan of the Integrated Agricultural Technician course, observing how the integration of the discipline of horticulture with the subjects of the common axis can affect students' theoretical and practical learning process. The reformulation of the Pedagogical Projects of the technical courses integrated to the secondary education of the IF Goiano – Campus Cristalina involved all the teachers of the common axis and the technician with actions developed in the years 2022 and 2023. The reformulation was structured in the development of three weeks of integration, each containing more than 60 integrative moments involving lectures, courses and workshops. As a data collection instrument, a questionnaire was applied, in which professors, students and also rural entrepreneurs were heard. At the Teaching level, meetings were held with the teaching staff of the course to define the integration workload to be launched. In 2023, integrative projects were also developed, which were accounted for as disciplines and were added to the PPC. For the discipline of horticulture, the integration during the weeks was carried out together with the area of soil and chemistry. The evaluation of satisfaction with the integration weeks was positive because it involved practical activities and encouraged students to get involved in extension and research projects. In the second year of carrying out the integrating project, the actions go beyond the realization of the week, with the creation of integrating disciplines involving teachers from the common and technical axis of the course and also through greater autonomy of students in the integrating weeks that were maintained. Thus, the weeks of integration linked to the disciplines favored the exchange of experiences among students, adding new knowledge and increasing learning and teamwork provided by the technical course. |
Palavras-chave: | interdisciplinaridade currículo integrado eixo técnico eixo comum ciências agrárias |
Área do CNPq: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA |
Idioma: | por |
Pais: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal Goiano |
Sigla da Instituição: | IF Goiano |
Campus: | Campus Ipameri |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3927 |
Data do documento: | 27-Jun-2023 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Formação de Professores e Práticas Educativas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ata, termo de autorização e artigo Jardel Pereira.pdf | Ata, termo de autorização e artigo Jardel Pereira | 732,44 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.