Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3911
Tipo: Dissertação
Título: SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE CINÉTICA QUÍMICA: O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS COMO PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE QUÍMICA
Autor(es): Mesquita, Julieny
Primeiro Orientador: Astoni, Débora
Segundo Orientador: Carvalho, Christina
Resumo: No contexto educacional, as metodologias de ensino exercem um papel importante na melhoria do desempenho escolar. Assim, a escolha desta deve propiciar que o conteúdo estudado em sala de aula seja utilizado para formar um senso crítico nos estudantes, tornando o ambiente propício para debates e utilizar disso como meio de interação aluno-professor. Diante disso, o objetivo dessa pesquisa foi produzir, aplicar e validar uma sequência didática (SD) fundamentada no uso de metodologias ativas como proposta pedagógica para o ensino de Química. Trata-se de uma pesquisa aplicada de caráter exploratório e abordagem qualitativa, utilizando-se dos procedimentos da pesquisa-ação. Os instrumentos para a coleta de dados foram: observação participante, aplicação de questionários, anotações de diário de campo e produção dos estudantes participantes, sendo a Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel a fundamentação teórica da pesquisa. O produto educacional, fruto da dissertação, intitulado “Guia Didático para o ensino de Cinética Química: uma proposta de sequência didática utilizando metodologias ativas” tem como objetivo contribuir para o ensino de Química de turmas da Educação Básica, especificamente o conteúdo de Cinética Química, buscando propiciar autonomia, dinamicidade e motivação aos alunos e colaborando como ferramenta pedagógica para professores que ministram Química. A SD foi estruturada nos Três momentos Pedagógicos e aplicada aos estudantes da 2ª série do Ensino Médio de um colégio da Rede Estadual de Ensino, em Pires do Rio, GO. A partir da interpretação dos resultados, consideramos que esta pesquisa tem relevância para a sociedade ao explorar novas concepções metodológicas que possibilitam aos estudantes formas mais dinâmicas, atrativas e interativas de construção do conhecimento e de assimilação do conteúdo Cinética Química. Assim, a SD corrobora para o desenvolvimento do protagonismo e autonomia dos estudantes enquanto sujeitos envolvidos no processo ensino-aprendizagem.
Abstract: In the educational context, teaching methodologies play an important role in improving school performance. Thus, the choice of this should allow the content studied in the classroom to be used to form a critical sense in students, making the environment conducive to debates and using it as a means of student-teacher interaction. Therefore, the objective of this research was to produce, apply and validate a didactic sequence (DS) based on the use of active methodologies as a pedagogical proposal for teaching Chemistry. This is an applied research with an exploratory character and a qualitative approach, using action-research procedures. The instruments used for data collection were: participant observation, application of questionnaires, field diary notes and production of participating students, with David Ausubel's Theory of Meaningful Learning being the research's theoretical foundation. The educational product, the result of the dissertation, entitled “Didactic Guide for teaching Chemical Kinetics: a proposal for a didactic sequence using active methodologies” aims to contribute to the teaching of Chemistry in Basic Education classes, specifically the content of Chemical Kinetics, seeking to provide autonomy, dynamism and motivation to students and collaborating as a pedagogical tool for teachers who teach Chemistry. The DS was structured in the Three Pedagogical Moments and applied to students in the 2nd year of high school at a school belonging to the State Education Network, in Pires do Rio, GO. From the interpretation of the results, we believe that this research is relevant for society by exploring new methodological conceptions that allow students to have more dynamic, attractive and interactive ways of building knowledge and assimilating Chemical Kinetics content. Thus, SD corroborates the development of students' protagonism and autonomy as subjects involved in the teaching-learning process.
Palavras-chave: Sequência Didática
Metodologias Ativas
Ensino de Química
Aprendizagem Significativa
Área do CNPq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Urutaí
Programa/Curso: Programa de Pós-Graduação em Ensino para a Educação Básica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3911
Data do documento: 30-Jun-2023
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino para a Educação Básica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Produto Educacional_Julieny Batista de Mesquita.pdf2,33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
dissertação_Julieny Batista de Mesquita.pdfDissertação_Julieny Batista de Mesquita1,55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.