Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3911
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Astoni, Débora-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0892554192927049pt_BR
dc.contributor.advisor2Carvalho, Christina-
dc.contributor.advisor2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2120238270500914pt_BR
dc.creatorMesquita, Julieny-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2942107271669460pt_BR
dc.date.accessioned2023-08-31T15:35:53Z-
dc.date.available2023-08-31T15:35:53Z-
dc.date.issued2023-06-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3911-
dc.description.abstractIn the educational context, teaching methodologies play an important role in improving school performance. Thus, the choice of this should allow the content studied in the classroom to be used to form a critical sense in students, making the environment conducive to debates and using it as a means of student-teacher interaction. Therefore, the objective of this research was to produce, apply and validate a didactic sequence (DS) based on the use of active methodologies as a pedagogical proposal for teaching Chemistry. This is an applied research with an exploratory character and a qualitative approach, using action-research procedures. The instruments used for data collection were: participant observation, application of questionnaires, field diary notes and production of participating students, with David Ausubel's Theory of Meaningful Learning being the research's theoretical foundation. The educational product, the result of the dissertation, entitled “Didactic Guide for teaching Chemical Kinetics: a proposal for a didactic sequence using active methodologies” aims to contribute to the teaching of Chemistry in Basic Education classes, specifically the content of Chemical Kinetics, seeking to provide autonomy, dynamism and motivation to students and collaborating as a pedagogical tool for teachers who teach Chemistry. The DS was structured in the Three Pedagogical Moments and applied to students in the 2nd year of high school at a school belonging to the State Education Network, in Pires do Rio, GO. From the interpretation of the results, we believe that this research is relevant for society by exploring new methodological conceptions that allow students to have more dynamic, attractive and interactive ways of building knowledge and assimilating Chemical Kinetics content. Thus, SD corroborates the development of students' protagonism and autonomy as subjects involved in the teaching-learning process.pt_BR
dc.description.resumoNo contexto educacional, as metodologias de ensino exercem um papel importante na melhoria do desempenho escolar. Assim, a escolha desta deve propiciar que o conteúdo estudado em sala de aula seja utilizado para formar um senso crítico nos estudantes, tornando o ambiente propício para debates e utilizar disso como meio de interação aluno-professor. Diante disso, o objetivo dessa pesquisa foi produzir, aplicar e validar uma sequência didática (SD) fundamentada no uso de metodologias ativas como proposta pedagógica para o ensino de Química. Trata-se de uma pesquisa aplicada de caráter exploratório e abordagem qualitativa, utilizando-se dos procedimentos da pesquisa-ação. Os instrumentos para a coleta de dados foram: observação participante, aplicação de questionários, anotações de diário de campo e produção dos estudantes participantes, sendo a Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel a fundamentação teórica da pesquisa. O produto educacional, fruto da dissertação, intitulado “Guia Didático para o ensino de Cinética Química: uma proposta de sequência didática utilizando metodologias ativas” tem como objetivo contribuir para o ensino de Química de turmas da Educação Básica, especificamente o conteúdo de Cinética Química, buscando propiciar autonomia, dinamicidade e motivação aos alunos e colaborando como ferramenta pedagógica para professores que ministram Química. A SD foi estruturada nos Três momentos Pedagógicos e aplicada aos estudantes da 2ª série do Ensino Médio de um colégio da Rede Estadual de Ensino, em Pires do Rio, GO. A partir da interpretação dos resultados, consideramos que esta pesquisa tem relevância para a sociedade ao explorar novas concepções metodológicas que possibilitam aos estudantes formas mais dinâmicas, atrativas e interativas de construção do conhecimento e de assimilação do conteúdo Cinética Química. Assim, a SD corrobora para o desenvolvimento do protagonismo e autonomia dos estudantes enquanto sujeitos envolvidos no processo ensino-aprendizagem.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Julieny Batista de Mesquita (julieny.mesquita@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2023-08-29T13:16:58Z No. of bitstreams: 4 Dissertação Julieny v.final.docx: 7379582 bytes, checksum: 8139a1435666e15ee577f6bae73229aa (MD5) Dissertação Julieny v.final.pdf: 4146734 bytes, checksum: 984a6bcf02e5701d1ed6b5a67f147f12 (MD5) Produto Educacional v. final_ok.docx: 5332248 bytes, checksum: 7f2774ace78988bc65ba177daa02b3b6 (MD5) Produto Educacional v. final_ok.pdf: 2381545 bytes, checksum: 9a4c846da0f48818786687949d902625 (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br), reason: Prezada JULIENY BATISTA DE MESQUITA, Informamos que sua submissão foi rejeitada para ajustes pelo seguinte motivo:   O Termo de Ciência e Autorização Eletrônico (TCAE) não foi anexado à submissão. O TCAE é documento obrigatório e deve constar nos trabalhos acadêmicos submetidos no Repositório. Caso não estejam devidamente inseridos nas submissões realizadas, rejeitamos o arquivo para a realização de ajustes e adequação do(s) autor(es). Para sanar dúvidas, sugerimos a leitura do tutorial “Como submeter o trabalho no RIIF Goiano”, clicando aqui:  O(s) autor(es) deve revisar a versão final do trabalho acadêmico e gerar arquivo em formato PDF dessa versão, com as devidas comprovações solicitadas de aprovação contendo, em um único arquivo, as páginas na seguinte ordem: 1º Capa, 2º Folha de rosto, 3º Ficha catalográfica (verso da folha rosto), 4º TCAE, 5º Ata de defesa, 6º restante do trabalho.  O TCAE está disponível na plataforma na aba "Termo de Autorização", podendo ser encontrado no seguinte link:  https://repositorio.ifgoiano.edu.br/arquivos/termo_de_autorizacao.pdf  Recomendamos que, caso não seja possível coletar assinatura do(a) Professor(a) orientador(a) no mesmo documento, você pode editar em imagem e anexar ao TCAE, ou então solicitar ao docente que abra no Sistema SUAP o documento Intitulado Termo de Ciência e Autorização Eletrônico (TCAE), na opção "Termos" e coletar assinaturas eletrônicas. Você também pode tirar dúvidas, assistindo a este tutorial, clicando aqui. Assim que o TCAE estiver assinado e anexado, nos reenvie pela plataforma. Informamos que sua submissão não foi cancelada, você deverá entrar novamente na plataforma e seguir os procedimentos solicitados. Aguardamos a devolução do mesmo com as alterações solicitadas. Estamos à disposição. Atenciosamente, on 2023-08-29T22:09:39Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Julieny Batista de Mesquita (julieny.mesquita@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2023-08-31T12:51:41Z No. of bitstreams: 6 Dissertação Julieny v.final.docx: 7379582 bytes, checksum: 8139a1435666e15ee577f6bae73229aa (MD5) Produto Educacional v. final_ok.docx: 5332248 bytes, checksum: 7f2774ace78988bc65ba177daa02b3b6 (MD5) Produto Educacional v. final_ok.pdf: 2381545 bytes, checksum: 9a4c846da0f48818786687949d902625 (MD5) Ficha de avalição PE_Julieny ASSINADA.pdf: 159392 bytes, checksum: fb157e0eaccdb6528f7cf91770db9889 (MD5) termo_de_autorizacao_ok.pdf: 245596 bytes, checksum: c7993a5fa46271388eaa921ba09007be (MD5) Dissertação Julieny v.final TODOS DOC.pdf: 1587287 bytes, checksum: fe4981b9e2bf1831f84a179543cbc258 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2023-08-31T15:27:59Z (GMT) No. of bitstreams: 6 Dissertação Julieny v.final.docx: 7379582 bytes, checksum: 8139a1435666e15ee577f6bae73229aa (MD5) Produto Educacional v. final_ok.docx: 5332248 bytes, checksum: 7f2774ace78988bc65ba177daa02b3b6 (MD5) Produto Educacional v. final_ok.pdf: 2381545 bytes, checksum: 9a4c846da0f48818786687949d902625 (MD5) Ficha de avalição PE_Julieny ASSINADA.pdf: 159392 bytes, checksum: fb157e0eaccdb6528f7cf91770db9889 (MD5) termo_de_autorizacao_ok.pdf: 245596 bytes, checksum: c7993a5fa46271388eaa921ba09007be (MD5) Dissertação Julieny v.final TODOS DOC.pdf: 1587287 bytes, checksum: fe4981b9e2bf1831f84a179543cbc258 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-08-31T15:35:53Z (GMT). No. of bitstreams: 6 Dissertação Julieny v.final.docx: 7379582 bytes, checksum: 8139a1435666e15ee577f6bae73229aa (MD5) Produto Educacional v. final_ok.docx: 5332248 bytes, checksum: 7f2774ace78988bc65ba177daa02b3b6 (MD5) Produto Educacional v. final_ok.pdf: 2381545 bytes, checksum: 9a4c846da0f48818786687949d902625 (MD5) Ficha de avalição PE_Julieny ASSINADA.pdf: 159392 bytes, checksum: fb157e0eaccdb6528f7cf91770db9889 (MD5) termo_de_autorizacao_ok.pdf: 245596 bytes, checksum: c7993a5fa46271388eaa921ba09007be (MD5) Dissertação Julieny v.final TODOS DOC.pdf: 1587287 bytes, checksum: fe4981b9e2bf1831f84a179543cbc258 (MD5) Previous issue date: 2023-06-30en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Urutaípt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino para a Educação Básicapt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSequência Didáticapt_BR
dc.subjectMetodologias Ativaspt_BR
dc.subjectEnsino de Químicapt_BR
dc.subjectAprendizagem Significativapt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleSEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE CINÉTICA QUÍMICA: O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS COMO PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE QUÍMICApt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino para a Educação Básica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Produto Educacional_Julieny Batista de Mesquita.pdf2,33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
dissertação_Julieny Batista de Mesquita.pdfDissertação_Julieny Batista de Mesquita1,55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.