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Tipo: Dissertação
Título: EDUCAÇÃO FINANCEIRA INTERDISCIPLINAR COMO PERSPECTIVA PARA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autor(es): Ferreira, Danyelle Stéphane Tavares
Primeiro Orientador: Felicio, Cinthia Maria
Primeiro Membro da Banca: Felicio, Cinthia Maria
Segundo Membro da Banca: Field's, Karla Amâncio Pinto
Terceiro Membro da Banca: Azevedo, Greiton Toledo de
Resumo: Nos últimos anos, dado o crescimento do número de pessoas inadimplentes, acreditamos ser importante a promoção da Educação Financeira (EF) e abordagem interdisciplinar para trazer possibilidades de desenvolvimento do pensamento crítico financeiro. Pensando nisso, esta pesquisa tem como objetivo geral compreender as concepções de docentes das diferentes áreas sobre Educação Financeira no Ensino Fundamental II em uma escola de Caldas Novas/GO. Como percurso metodológico, destacamos a abordagem qualitativa utilizando o método pesquisa participante. Para instrumento de coleta de dados foram aplicados, questionários semiestruturados utilizando análise de conteúdo de Bardin. E assim, compreender melhor como os docentes desta escola estão se apropriando das propostas apresentadas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e das diretrizes básicas da Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF) estabelecida pelo Decreto n° 10.393/2020. Após elucidar os avanços e limitações nesse processo, os resultados contribuíram para a elaboração do produto educacional, uma Oficina Pedagógica Interdisciplinar com docentes de diferentes áreas que aceitaram, utilizando a EF como proposta de ensino para o exercício da cidadania. Esta oficina favoreceu o aprendizado de conceitos básicos, ofereceu suporte pedagógico em EF para os docentes participantes. E a colaboração entre os docentes com a realização de discussões e reflexões a respeito das práticas pedagógicas interdisciplinares contribuiu no processo de desenvolvimento do pensamento crítico e sobre a importância de se trabalhar de forma colaborativa com objetivo de desenvolver o pensamento autônomo sobre finanças com seus alunos.
Abstract: In recent years, given the growth in the number of people in default, we believe it is important to promote Financial Education (FE) and an interdisciplinary approach to bring possibilities for the development of critical financial thinking. With this in mind, this research aims to understand the conceptions of teachers from different areas about Financial Education in Elementary School II in a school in Caldas Novas/GO. As a methodological path, we highlight the qualitative approach using the participant research method. For data collection instrument, semi-structured questionnaires were applied using Bardin's content analysis. And thus, to better understand how the teachers of this school are appropriating the proposals presented in the National Common Curriculum Base (BNCC) and the basic guidelines of the National Financial Education Strategy (ENEF) established by Decree No. 10,393/2020. After elucidating the advances and limitations in this process, the results contributed to the elaboration of the educational product, an Interdisciplinary Pedagogical Workshop with teachers from different areas who accepted, using PE as a teaching proposal for the exercise of citizenship. This workshop favored the learning of basic concepts in PE with teachers. And the collaboration between teachers with discussions and reflections on interdisciplinary pedagogical practices contributed to the process of developing critical thinking and the importance of working collaboratively in order to develop autonomous thinking about finance with their students.
Palavras-chave: Planejamento de gastos
Expenditure planning
Educação Básica
Basic education
Interdisciplinaridade
Interdisciplinarity
Cidadania
Citizenship
Área do CNPq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::MATEMATICA APLICADA
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Urutaí
Programa/Curso: Programa de Pós-Graduação em Ensino para a Educação Básica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3909
Data do documento: 17-Ago-2023
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino para a Educação Básica

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