Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3909
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Felicio, Cinthia Maria-
dc.contributor.advisor1LattesID Lattes: 9383981224780622pt_BR
dc.contributor.referee1Felicio, Cinthia Maria-
dc.contributor.referee2Field's, Karla Amâncio Pinto-
dc.contributor.referee3Azevedo, Greiton Toledo de-
dc.creatorFerreira, Danyelle Stéphane Tavares-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/8695974356826233pt_BR
dc.date.accessioned2023-08-30T10:17:25Z-
dc.date.available2023-08-29-
dc.date.available2023-08-30T10:17:25Z-
dc.date.issued2023-08-17-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3909-
dc.description.abstractIn recent years, given the growth in the number of people in default, we believe it is important to promote Financial Education (FE) and an interdisciplinary approach to bring possibilities for the development of critical financial thinking. With this in mind, this research aims to understand the conceptions of teachers from different areas about Financial Education in Elementary School II in a school in Caldas Novas/GO. As a methodological path, we highlight the qualitative approach using the participant research method. For data collection instrument, semi-structured questionnaires were applied using Bardin's content analysis. And thus, to better understand how the teachers of this school are appropriating the proposals presented in the National Common Curriculum Base (BNCC) and the basic guidelines of the National Financial Education Strategy (ENEF) established by Decree No. 10,393/2020. After elucidating the advances and limitations in this process, the results contributed to the elaboration of the educational product, an Interdisciplinary Pedagogical Workshop with teachers from different areas who accepted, using PE as a teaching proposal for the exercise of citizenship. This workshop favored the learning of basic concepts in PE with teachers. And the collaboration between teachers with discussions and reflections on interdisciplinary pedagogical practices contributed to the process of developing critical thinking and the importance of working collaboratively in order to develop autonomous thinking about finance with their students.pt_BR
dc.description.resumoNos últimos anos, dado o crescimento do número de pessoas inadimplentes, acreditamos ser importante a promoção da Educação Financeira (EF) e abordagem interdisciplinar para trazer possibilidades de desenvolvimento do pensamento crítico financeiro. Pensando nisso, esta pesquisa tem como objetivo geral compreender as concepções de docentes das diferentes áreas sobre Educação Financeira no Ensino Fundamental II em uma escola de Caldas Novas/GO. Como percurso metodológico, destacamos a abordagem qualitativa utilizando o método pesquisa participante. Para instrumento de coleta de dados foram aplicados, questionários semiestruturados utilizando análise de conteúdo de Bardin. E assim, compreender melhor como os docentes desta escola estão se apropriando das propostas apresentadas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e das diretrizes básicas da Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF) estabelecida pelo Decreto n° 10.393/2020. Após elucidar os avanços e limitações nesse processo, os resultados contribuíram para a elaboração do produto educacional, uma Oficina Pedagógica Interdisciplinar com docentes de diferentes áreas que aceitaram, utilizando a EF como proposta de ensino para o exercício da cidadania. Esta oficina favoreceu o aprendizado de conceitos básicos, ofereceu suporte pedagógico em EF para os docentes participantes. E a colaboração entre os docentes com a realização de discussões e reflexões a respeito das práticas pedagógicas interdisciplinares contribuiu no processo de desenvolvimento do pensamento crítico e sobre a importância de se trabalhar de forma colaborativa com objetivo de desenvolver o pensamento autônomo sobre finanças com seus alunos.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Danyelle Stéphane Tavares Ferreira (danyelle.stephane@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2023-08-30T01:59:19Z No. of bitstreams: 2 Dissertação_Danyelle_Stephane_Tavares_Ferreira.pdf: 7887148 bytes, checksum: 4521e445c93afc0460dbf82b9e9c504c (MD5) Produto_Educacional_Danyelle_Stephane_Tavares_Ferreira.pdf: 3480725 bytes, checksum: af6e763dc97da4ac64f69560b5a829a0 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2023-08-30T10:08:53Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Dissertação_Danyelle_Stephane_Tavares_Ferreira.pdf: 7887148 bytes, checksum: 4521e445c93afc0460dbf82b9e9c504c (MD5) Produto_Educacional_Danyelle_Stephane_Tavares_Ferreira.pdf: 3480725 bytes, checksum: af6e763dc97da4ac64f69560b5a829a0 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-08-30T10:17:25Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertação_Danyelle_Stephane_Tavares_Ferreira.pdf: 7887148 bytes, checksum: 4521e445c93afc0460dbf82b9e9c504c (MD5) Produto_Educacional_Danyelle_Stephane_Tavares_Ferreira.pdf: 3480725 bytes, checksum: af6e763dc97da4ac64f69560b5a829a0 (MD5) Previous issue date: 2023-08-17en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Urutaípt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino para a Educação Básicapt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPlanejamento de gastospt_BR
dc.subjectExpenditure planningpt_BR
dc.subjectEducação Básicapt_BR
dc.subjectBasic educationpt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectInterdisciplinaritypt_BR
dc.subjectCidadaniapt_BR
dc.subjectCitizenshippt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::MATEMATICA APLICADApt_BR
dc.titleEDUCAÇÃO FINANCEIRA INTERDISCIPLINAR COMO PERSPECTIVA PARA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTALpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Ensino para a Educação Básica



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.