Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3892
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | AGROECOLOGIA: CONCEITUAÇÃO E PERSPECTIVA DE ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
Autor(es): | Perfeito, Artur Ericsson |
Primeiro Orientador: | Ribeiro, Cristiane Maria |
Resumo: | A formação de um cidadão crítico, politizado e entendedor das problemáticas socioambientais remetem diretamente sobre a importância do ensino de agroecologia. O presente trabalho aborda a problemática, referente a relevância de se ensinar agroecologia, em cumprimento do artigo 255 da Constituição Federal do Brasil, envolvendo as demandas do Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica. Onde se fez a provocação sobre qual a importância do ensino de agroecologia? Partindo deste pondo foram selecionados artigos científicos revisados por pares para realização de uma revisão bibliográfica acerca do tema, abordada por autores como Borges e Melo, (2019), Alves e Paixão (2020) e Cazzanelli (2022). A qual gerou a discussão sobre o ensino agroecológico e sua capacidade de formar cidadãos críticos e politizados com as causas ambientais, onde se constatou que o tema se trata de algo transversal e multidisciplinar que contribui de forma positiva para uma conscientização ecológica e preservação do conhecimento popular não deixando de lado o cientifico. |
Abstract: | The formation of a critical citizen, politicized and understanding of the problems socio-environmental issues refer directly to the importance of teaching agroecology. The present work addresses the problem, referring to homosexuality teaching agroecology, in compliance with article 255 of the Federal Constitution of Brazil, involving the demands of the National Plan for Agroecology and Production Organic. Where a provocation was made about the importance of teaching agroecology? Based on this point, selected scientific articles were examined by peers to carry out a bibliographic review on the subject, addressed by authors such as Borges e Melo, (2019), Alves e Paixão (2020) and Cazzanelli (2022). A which generated the discussion about agroecological teaching and its ability to form critical and politicized municipalities with environmental causes, where it was found that the theme is something transversal and multidisciplinary that contributes positively for an ecological awareness and preservation of popular knowledge not leaving aside the scientific. |
Palavras-chave: | Agroecologia Na Educação Agroecologia Educação Ensino Ecologia |
Área do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA |
Idioma: | por |
Pais: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal Goiano |
Sigla da Instituição: | IF Goiano |
Campus: | Campus Ipameri |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3892 |
Data do documento: | 30-Jun-2023 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Formação de Professores e Práticas Educativas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_Artur Ericsson Perfeito.pdf | TCC Agroecologia: conceituação e perspectiva de ensino na Educação Básica | 971,35 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.