Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3892
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Ribeiro, Cristiane Maria-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8450101390089471pt_BR
dc.creatorPerfeito, Artur Ericsson-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6332775811757549pt_BR
dc.date.accessioned2023-08-21T14:20:39Z-
dc.date.available2023-08-21T14:20:39Z-
dc.date.issued2023-06-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3892-
dc.description.abstractThe formation of a critical citizen, politicized and understanding of the problems socio-environmental issues refer directly to the importance of teaching agroecology. The present work addresses the problem, referring to homosexuality teaching agroecology, in compliance with article 255 of the Federal Constitution of Brazil, involving the demands of the National Plan for Agroecology and Production Organic. Where a provocation was made about the importance of teaching agroecology? Based on this point, selected scientific articles were examined by peers to carry out a bibliographic review on the subject, addressed by authors such as Borges e Melo, (2019), Alves e Paixão (2020) and Cazzanelli (2022). A which generated the discussion about agroecological teaching and its ability to form critical and politicized municipalities with environmental causes, where it was found that the theme is something transversal and multidisciplinary that contributes positively for an ecological awareness and preservation of popular knowledge not leaving aside the scientific.pt_BR
dc.description.resumoA formação de um cidadão crítico, politizado e entendedor das problemáticas socioambientais remetem diretamente sobre a importância do ensino de agroecologia. O presente trabalho aborda a problemática, referente a relevância de se ensinar agroecologia, em cumprimento do artigo 255 da Constituição Federal do Brasil, envolvendo as demandas do Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica. Onde se fez a provocação sobre qual a importância do ensino de agroecologia? Partindo deste pondo foram selecionados artigos científicos revisados por pares para realização de uma revisão bibliográfica acerca do tema, abordada por autores como Borges e Melo, (2019), Alves e Paixão (2020) e Cazzanelli (2022). A qual gerou a discussão sobre o ensino agroecológico e sua capacidade de formar cidadãos críticos e politizados com as causas ambientais, onde se constatou que o tema se trata de algo transversal e multidisciplinar que contribui de forma positiva para uma conscientização ecológica e preservação do conhecimento popular não deixando de lado o cientifico.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Artur Ericsson Perfeito (artur.ericsson@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2023-08-21T01:53:18Z No. of bitstreams: 1 tcc artur final.pdf: 994664 bytes, checksum: 3eb061af0400fd463ff061ceb42910ce (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2023-08-21T14:17:36Z (GMT) No. of bitstreams: 1 tcc artur final.pdf: 994664 bytes, checksum: 3eb061af0400fd463ff061ceb42910ce (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-08-21T14:20:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 tcc artur final.pdf: 994664 bytes, checksum: 3eb061af0400fd463ff061ceb42910ce (MD5) Previous issue date: 2023-06-30en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Ipameript_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAgroecologia Na Educaçãopt_BR
dc.subjectAgroecologiapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectEcologiapt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIApt_BR
dc.titleAGROECOLOGIA: CONCEITUAÇÃO E PERSPECTIVA DE ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Formação de Professores e Práticas Educativas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Artur Ericsson Perfeito.pdfTCC Agroecologia: conceituação e perspectiva de ensino na Educação Básica971,35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.