Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3828
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: APLICAÇÃO DE PRÁTICAS EXPERIMENTAIS NA PRIMEIRA INFÂNCIA COMO ESTÍMULO PARA A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA – UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Título(s) alternativo(s): APPLICATION OF EXPERIMENTAL PRACTICES IN EARLY CHILDHOOD AS A STIMULUS FOR SCIENTIFIC LITERACY – AN EXPERIENCE REPORT
Autor(es): Brandão, Maria Raquel Martins da Silva
Primeiro Orientador: França, Marcela Dias
Resumo: O ensino em Ciências na educação infantil é um campo de conhecimento extenso, que se destaca nas áreas de pesquisa em educação, possibilitando às crianças desenvolverem de maneira lógica e racional alguns aspectos cognitivos que facilitam o desenvolvimento de sua razão para fenômenos do cotidiano. Nesse contexto, a experimentação científica na educação infantil atua como uma abordagem pedagógica que busca estimular a curiosidade, a descoberta e o desenvolvimento integral das crianças por meio de atividades práticas e vivenciais. Nesse sentido, objetivou-se relatar a experiência de duas práticas experimentais executadas no Centro Municipal de Educação Infantil Costa e Silva, localizado na cidade de Rialma-GO, como parte do projeto de extensão Mini Cientistas, desenvolvido no IF Goiano – Campus Ceres. Observou-se grande entusiasmo por parte dos alunos, percebido pelo envolvimento ativo e pelo número de perguntas formuladas. Verifica-se, dessa forma, que a experimentação desempenha um papel crucial na formação de mini cientistas, estimulando a curiosidade e desenvolvendo habilidades científicas. Assim como promovendo o pensamento crítico e criativo, e consequentemente, auxiliando no processo de ensino-aprendizagem na alfabetização científica.
Abstract: Science teaching in early childhood education is an extensive field of knowledge, which stands out in the areas of research in education, enabling children to develop logically and rationally some cognitive aspects that facilitate the development of their reason for everyday phenomena. In this context, scientific experimentation in education acts as a pedagogical approach that seeks to stimulate curiosity, discovery and integral development of children through practical activities and experiential. In this sense, the objective was to report the experience of two experimental practices carried out at the Municipal Center for Early Childhood Education Costa e Silva, located in the city of Rialma-GO, as part of the Mini Cientistas extension project, developed at IF Goiano – Campus Ceres. There was great enthusiasm on the part of the students, perceived by the active involvement and the number of questions asked. In this way, it is verified that the experimentation plays a crucial role in the formation of mini scientists, stimulating the curiosity and developing scientific skills. As well as promoting thinking critical and creative, and consequently, helping in the teaching-learning process in scientific literacy.
Palavras-chave: Educação infantil
Experimentação
Alfabetização científica
Ciências
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Ceres
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3828
Data do documento: 16-Jun-2023
Aparece nas coleções:Especialização em Formação de Professores e Práticas Educativas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Maria Raquel Martins da Silva Brandão.pdfArtigo desenvolvido através do projeto de extensão Mini Cientistas (2021-2022)774,95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TCAE_Maria Raquel Martins da Silva Brandão.pdfTermo de autorização261,36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
aTA DE DEFESA_Maria Raquel Martins da Silva Brandão.pdfAta de defesa do Artigo_Pós graduação424,08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.