Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3828
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1França, Marcela Dias-
dc.contributor.advisor1Latteshttps://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.creatorBrandão, Maria Raquel Martins da Silva-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2023-08-09T22:13:44Z-
dc.date.available2023-08-09-
dc.date.available2023-08-09T22:13:44Z-
dc.date.issued2023-06-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3828-
dc.description.abstractScience teaching in early childhood education is an extensive field of knowledge, which stands out in the areas of research in education, enabling children to develop logically and rationally some cognitive aspects that facilitate the development of their reason for everyday phenomena. In this context, scientific experimentation in education acts as a pedagogical approach that seeks to stimulate curiosity, discovery and integral development of children through practical activities and experiential. In this sense, the objective was to report the experience of two experimental practices carried out at the Municipal Center for Early Childhood Education Costa e Silva, located in the city of Rialma-GO, as part of the Mini Cientistas extension project, developed at IF Goiano – Campus Ceres. There was great enthusiasm on the part of the students, perceived by the active involvement and the number of questions asked. In this way, it is verified that the experimentation plays a crucial role in the formation of mini scientists, stimulating the curiosity and developing scientific skills. As well as promoting thinking critical and creative, and consequently, helping in the teaching-learning process in scientific literacy.pt_BR
dc.description.resumoO ensino em Ciências na educação infantil é um campo de conhecimento extenso, que se destaca nas áreas de pesquisa em educação, possibilitando às crianças desenvolverem de maneira lógica e racional alguns aspectos cognitivos que facilitam o desenvolvimento de sua razão para fenômenos do cotidiano. Nesse contexto, a experimentação científica na educação infantil atua como uma abordagem pedagógica que busca estimular a curiosidade, a descoberta e o desenvolvimento integral das crianças por meio de atividades práticas e vivenciais. Nesse sentido, objetivou-se relatar a experiência de duas práticas experimentais executadas no Centro Municipal de Educação Infantil Costa e Silva, localizado na cidade de Rialma-GO, como parte do projeto de extensão Mini Cientistas, desenvolvido no IF Goiano – Campus Ceres. Observou-se grande entusiasmo por parte dos alunos, percebido pelo envolvimento ativo e pelo número de perguntas formuladas. Verifica-se, dessa forma, que a experimentação desempenha um papel crucial na formação de mini cientistas, estimulando a curiosidade e desenvolvendo habilidades científicas. Assim como promovendo o pensamento crítico e criativo, e consequentemente, auxiliando no processo de ensino-aprendizagem na alfabetização científica.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Raquel Martins da Silva Brandão (maria.raquel1@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2023-08-07T12:59:50Z No. of bitstreams: 1 TC PÓS_ ARTIGO MINI CIENTISTAS CONCLUÍDO.pdf: 793545 bytes, checksum: 03369347e3b38b6a2c934cf6394d38a7 (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br), reason: Prezada MARIA RAQUEL, Informamos que sua submissão foi rejeitada para ajustes pelo seguinte motivo: O Termo de Ciência e Autorização Eletrônico (TCAE) e a ata de defesa não foram anexados à submissão. Tais documentos são elementos obrigatórios e devem constar nos trabalhos acadêmicos submetidos no Repositório. Caso não estejam devidamente inseridos nas submissões realizadas, rejeitamos o arquivo para a realização de ajustes e adequação do(s) autor(es). Para sanar dúvidas, sugerimos a leitura do tutorial “Como submeter o trabalho no RIIF Goiano”, clicando aqui: O TCAE está disponível na plataforma na aba "Termo de Autorização", podendo ser encontrado no seguinte link: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/arquivos/termo_de_autorizacao.pdf O(s) autor(es) deve revisar a versão final do trabalho acadêmico e gerar arquivo em formato PDF dessa versão, com as devidas comprovações solicitadas de aprovação contendo,o TCAE, a Ata de defesa e o artigo científico. Pode ser enviados em arquivos em separado, mas estes documentos precisam estar obrigatoriamente na submissão enviada Assim que o TCAE e a Ata de defesa estiverem assinados e anexados, nos reenvie pela plataforma. Informamos que sua submissão não foi cancelada, você deverá entrar novamente na plataforma e seguir os procedimentos solicitados. Recomendamos que, caso não seja possível coletar assinatura do(a) Professor(a) orientador(a) no mesmo documento, você pode editar em imagem e anexar ao TCAE, ou então solicitar ao docente que abra no Sistema SUAP o documento Intitulado Termo de Ciência e Autorização Eletrônico (TCAE), na opção "Termos" e coletar assinaturas eletrônicas. Você também pode tirar dúvidas, assistindo a este tutorial, clicando aqui. Aguardamos a devolução do mesmo com as alterações solicitadas. Estamos à disposição. Atenciosamente, on 2023-08-07T14:16:34Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Raquel Martins da Silva Brandão (maria.raquel1@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2023-08-09T16:23:47Z No. of bitstreams: 3 TC PÓS_ ARTIGO MINI CIENTISTAS CONCLUÍDO.pdf: 793545 bytes, checksum: 03369347e3b38b6a2c934cf6394d38a7 (MD5) termo_de_autorizacao_Maria Raquel.pdf: 267636 bytes, checksum: 2b974629498337cd9bc22647e911d0e5 (MD5) ata_Maria_Raquel_assinado.pdf: 434262 bytes, checksum: fdee450654ad631732d488e0c402c070 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2023-08-09T22:11:57Z (GMT) No. of bitstreams: 3 TC PÓS_ ARTIGO MINI CIENTISTAS CONCLUÍDO.pdf: 793545 bytes, checksum: 03369347e3b38b6a2c934cf6394d38a7 (MD5) termo_de_autorizacao_Maria Raquel.pdf: 267636 bytes, checksum: 2b974629498337cd9bc22647e911d0e5 (MD5) ata_Maria_Raquel_assinado.pdf: 434262 bytes, checksum: fdee450654ad631732d488e0c402c070 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-08-09T22:13:44Z (GMT). No. of bitstreams: 3 TC PÓS_ ARTIGO MINI CIENTISTAS CONCLUÍDO.pdf: 793545 bytes, checksum: 03369347e3b38b6a2c934cf6394d38a7 (MD5) termo_de_autorizacao_Maria Raquel.pdf: 267636 bytes, checksum: 2b974629498337cd9bc22647e911d0e5 (MD5) ata_Maria_Raquel_assinado.pdf: 434262 bytes, checksum: fdee450654ad631732d488e0c402c070 (MD5) Previous issue date: 2023-06-16en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Cerespt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectExperimentaçãopt_BR
dc.subjectAlfabetização científicapt_BR
dc.subjectCiênciaspt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLARpt_BR
dc.titleAPLICAÇÃO DE PRÁTICAS EXPERIMENTAIS NA PRIMEIRA INFÂNCIA COMO ESTÍMULO PARA A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA – UM RELATO DE EXPERIÊNCIApt_BR
dc.title.alternativeAPPLICATION OF EXPERIMENTAL PRACTICES IN EARLY CHILDHOOD AS A STIMULUS FOR SCIENTIFIC LITERACY – AN EXPERIENCE REPORTpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Formação de Professores e Práticas Educativas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Maria Raquel Martins da Silva Brandão.pdfArtigo desenvolvido através do projeto de extensão Mini Cientistas (2021-2022)774,95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TCAE_Maria Raquel Martins da Silva Brandão.pdfTermo de autorização261,36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
aTA DE DEFESA_Maria Raquel Martins da Silva Brandão.pdfAta de defesa do Artigo_Pós graduação424,08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.