Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3826
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: DEIXE SUA FÉ EM CASA: EDUCAÇÃO, ESPAÇO ESCOLAR E LAICIDADE
metadata.dc.creator: Silva, Izaías Torquato da
metadata.dc.contributor.advisor1: Silva, José Geraldo da
metadata.dc.contributor.advisor2: Silva, Ruth Aparecida Viana da
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Bonuti, Robert de Souza
metadata.dc.description.resumo: No Brasil de 2022, vive-se uma distopia histórica com marcas registradas nos corpos do diverso e plural povo brasileiro. Determinada narrativa religiosa busca sobrepor uma forma de crer a fé hegemônica de cristãs como única, verdadeira e inquestionável em detrimento de outras vivências advindas das experiências não-cristãs, indígenas e quilombolas. Tal comportamento divide a sociedade a partir de suas vivências e experiências de fé, reconhecendo o primeiro espaço legítimo por ser cristão e historicamente apoiado pelo Estado brasileiro, e o segundo passa a ser degradado e perseguido por crer diferente. Sendo um povo diverso e plural, formado por uma grande diversidade sociocultural, socioeconômica e sociopolítica, a tradição cristã, desde os primórdios se sobrepõe como força colonizadora dos povos fundantes dessa terra e de povos escravizados que para aqui foram trazidos, ignorando suas raízes e vivências religiosas, maneiras de cultuar, forma de crer e reverenciar suas ancestralidades. Se sobrepõe a esses grupos a força da cruz e da espada. Tal situação indica o espaço escolar como ambiente propício às intolerâncias religiosas, à perseguição e mesmo a atos de violências em nome de Deus e em defesa da fé. Assim, quando se propõe uma revisão bibliográfica sobre a perspectiva da educação religiosa no âmbito familiar, a relação entre o espaço doméstico e ambientes públicos, o espaço escolar e sentido da laicidade na Constituição Federal, estudo feito no contexto da proposta de formação continuada de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação e Trabalho docente do Instituto Federal Goiano, campus Trindade.
Abstract: In Brazil in 2022, there is a historical dystopia with registered marks on the bodies of the diverse and plural Brazilian people. A certain religious narrative seeks to superimpose a way of believing the hegemonic faith of Christians as unique, true and unquestionable to the detriment of other experiences arising from non-Christian, indigenous and quilombola experiences. Such behavior divides society based on their experiences and experiences of faith, recognizing the first legitimate space for being Christian and historically supported by the Brazilian State, and the second becomes degraded and persecuted for believing differently. Being a diverse and plural people, formed by a great sociocultural, socioeconomic and sociopolitical diversity, the Christian tradition, since the beginning, overlaps as a colonizing force of the founding peoples of this land and of enslaved peoples who were brought here, ignoring their roots and experiences. religions, ways of worshiping, ways of believing and revering their ancestry. The strength of the cross and the sword overlaps these groups. This situation indicates the school space as an environment conducive to religious intolerance, persecution and even acts of violence in the name of God and in defense of the faith. Thus, when a bibliographic review is proposed on the perspective of religious education within the family, the relationship between the domestic space and public environments, the school space and the meaning of secularism in the Federal Constitution, a study carried out in the context of the proposal for continuing education of Post -Graduation Lato Sensu in Education and Teaching at Instituto Federal Goiano, Trindade campus.
Keywords: Educação
Intolerância religiosa
Ensino religioso
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Trindade
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3826
Issue Date: 16-Dec-2022
Appears in Collections:Especialização em Educação e Trabalho Docente

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
mon_especialização_Izaías Torquato.pdf644,44 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.