Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3826
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, José Geraldo da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4818556626306860pt_BR
dc.contributor.advisor2Silva, Ruth Aparecida Viana da-
dc.contributor.advisor2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0363817850361115pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Bonuti, Robert de Souza-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2404242584721469pt_BR
dc.creatorSilva, Izaías Torquato da-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.dopt_BR
dc.date.accessioned2023-08-09T15:46:56Z-
dc.date.available2023-08-09-
dc.date.available2023-08-09T15:46:56Z-
dc.date.issued2022-12-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3826-
dc.description.abstractIn Brazil in 2022, there is a historical dystopia with registered marks on the bodies of the diverse and plural Brazilian people. A certain religious narrative seeks to superimpose a way of believing the hegemonic faith of Christians as unique, true and unquestionable to the detriment of other experiences arising from non-Christian, indigenous and quilombola experiences. Such behavior divides society based on their experiences and experiences of faith, recognizing the first legitimate space for being Christian and historically supported by the Brazilian State, and the second becomes degraded and persecuted for believing differently. Being a diverse and plural people, formed by a great sociocultural, socioeconomic and sociopolitical diversity, the Christian tradition, since the beginning, overlaps as a colonizing force of the founding peoples of this land and of enslaved peoples who were brought here, ignoring their roots and experiences. religions, ways of worshiping, ways of believing and revering their ancestry. The strength of the cross and the sword overlaps these groups. This situation indicates the school space as an environment conducive to religious intolerance, persecution and even acts of violence in the name of God and in defense of the faith. Thus, when a bibliographic review is proposed on the perspective of religious education within the family, the relationship between the domestic space and public environments, the school space and the meaning of secularism in the Federal Constitution, a study carried out in the context of the proposal for continuing education of Post -Graduation Lato Sensu in Education and Teaching at Instituto Federal Goiano, Trindade campus.pt_BR
dc.description.resumoNo Brasil de 2022, vive-se uma distopia histórica com marcas registradas nos corpos do diverso e plural povo brasileiro. Determinada narrativa religiosa busca sobrepor uma forma de crer a fé hegemônica de cristãs como única, verdadeira e inquestionável em detrimento de outras vivências advindas das experiências não-cristãs, indígenas e quilombolas. Tal comportamento divide a sociedade a partir de suas vivências e experiências de fé, reconhecendo o primeiro espaço legítimo por ser cristão e historicamente apoiado pelo Estado brasileiro, e o segundo passa a ser degradado e perseguido por crer diferente. Sendo um povo diverso e plural, formado por uma grande diversidade sociocultural, socioeconômica e sociopolítica, a tradição cristã, desde os primórdios se sobrepõe como força colonizadora dos povos fundantes dessa terra e de povos escravizados que para aqui foram trazidos, ignorando suas raízes e vivências religiosas, maneiras de cultuar, forma de crer e reverenciar suas ancestralidades. Se sobrepõe a esses grupos a força da cruz e da espada. Tal situação indica o espaço escolar como ambiente propício às intolerâncias religiosas, à perseguição e mesmo a atos de violências em nome de Deus e em defesa da fé. Assim, quando se propõe uma revisão bibliográfica sobre a perspectiva da educação religiosa no âmbito familiar, a relação entre o espaço doméstico e ambientes públicos, o espaço escolar e sentido da laicidade na Constituição Federal, estudo feito no contexto da proposta de formação continuada de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação e Trabalho docente do Instituto Federal Goiano, campus Trindade.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Izaías Torquato da Silva (izaias.torquato@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2023-08-09T15:13:11Z No. of bitstreams: 1 mon_especialização_Izaías Torquato.pdf: 659907 bytes, checksum: 8b2f0ced12ecb28d32efd1ca264be0c9 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2023-08-09T15:43:11Z (GMT) No. of bitstreams: 1 mon_especialização_Izaías Torquato.pdf: 659907 bytes, checksum: 8b2f0ced12ecb28d32efd1ca264be0c9 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2023-08-09T15:46:17Z (GMT) No. of bitstreams: 1 mon_especialização_Izaías Torquato.pdf: 659907 bytes, checksum: 8b2f0ced12ecb28d32efd1ca264be0c9 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-08-09T15:46:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 mon_especialização_Izaías Torquato.pdf: 659907 bytes, checksum: 8b2f0ced12ecb28d32efd1ca264be0c9 (MD5) Previous issue date: 2022-12-16en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Trindadept_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectIntolerância religiosapt_BR
dc.subjectEnsino religiosopt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleDEIXE SUA FÉ EM CASA: EDUCAÇÃO, ESPAÇO ESCOLAR E LAICIDADEpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Educação e Trabalho Docente

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
mon_especialização_Izaías Torquato.pdf644,44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.