Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3811
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: OS DESAFIOS NO ENSINO MÉDIO: TRAÇANDO UM "RAIO X" DAS DIFICULDADES NA VIDA ACADÊMICA DOS ESTUDANTES EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO ESTADO DE GOIÁS
metadata.dc.creator: Silva, Maria Bianca
metadata.dc.contributor.advisor1: Almeida, Marccus Victor
metadata.dc.contributor.referee1: Melo Neto, Gabriel
metadata.dc.contributor.referee2: Souza, Alynne Lara
metadata.dc.description.resumo: As dificuldaes enfrentadas na vida dos estudantes do ensino médio correspondem a uma parcela considerável na responsabilização da ineficiência do processo ensino-aprendizagem. Inúmeros fatores são preponderantes na realidade das escolas públicas que coadunam para o baixo rendimento escolar. Neste sentido, este trabalho utilizou de uma abordagem qualitativa, através de questionários para discentes e docentes de uma escola pública do município de Catalão (Goiás), para prospectar os fatores que causam um baixo rendimento escolar. Através das respostas dadas por professores e estudantes nos formulários, percebeu-se que esses fatores são similares na visão docente e discente. Aspectos como dificuldade de interpretação textual e a ausência de bases teóricas de matemática são visões similares nos dois grupos de indivíduos estudados da escola. Contudo, o raio-X gerado por meio desses levantamentos pode concluir que a escola é a principal responsável por detectar, refletir e promover ações com o intuito de dirimir esses problemas.
Abstract: The difficulties faced by high school students correspond to a considerable part of the responsibility for the inefficiency of teaching-learning process. Countless factors are predominant in the reality of public schools that contribute to low academic performance. Duo to the presented situation, this work used a qualitative approach, over questionnaires for students and teachers at a public school in the city of Catalão (Goiás), to prospect the factors that cause low academic performance. Through responses given by teachers and students on the questionnaires, it was noticed that these factors are similar in the teacher's and student's views. Aspects such as difficulty in textual interpretation and the absence of theoretical bases in mathematics are similar views to the two groups of individuals studied at the school. However, the X-ray generated by these surveys can conclude that the school is primarily responsible for detecting, reflecting, and promoting actions, aiming to eradicate these problems.
Keywords: Analfabetismo Funcional
Dificuldades de Aprendizagem
Ensino Médio
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Catalão
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3811
Issue Date: 21-Jul-2023
Appears in Collections:Licenciatura em Ciências Naturais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC-Maria Bianca_ CORRIGIDA E FORMATADA VERSÃO FINAL.23 (1).pdf976,48 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.