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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: VERTICALIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR PARA ESTUDANTES SURDOS: UMA DISCUSSÃO NECESSÁRIA
Autor(es): Pereira, Ecléa Rodrigues
Primeiro Orientador: Jordão, Uiara Vaz
Primeiro Membro da Banca: Lima, Rhennan Lázaro de Paulo
Segundo Membro da Banca: Carvalho, Eloane Aparecida Rodrigues
Resumo: Este trabalho tem como objetivo, discutir a verticalização do ensino superior para estudantes surdos, a partir da oficialização da Libras como meio oficial de comunicação e expressão do individuo surdo, considerando esta a principal barreira existentes entre surdos e ouvintes. Esta discussão principia de uma averiguação do número de estudantes surdos ingressos nas principais Universidade públicas e privadas, nos últimos vinte anos, tempo de oficialização da Libras, nas cidades de Ipameri, Pires do Rio e Urutaí, cidades situadas no entorno da estrada de ferro, no sudeste goiano, considerado importante centro na formação superior no Estado. Para tanto fez-se uma busca bibliográfica, para o embassamento teórico, seguido de um levantamento documental, junto a Universidade Estadual de Goiás, Instituto Federal Goiano e Universidade Paulista. Os achados desta pesquisa mostram que, mesmo após 20 anos de oficialização da Língua Brasileira de Sinais, e de todas as legalizações oficiais que garantem o ingresso do indivíduo surdo há todos os níveis de ensino e modalidades educacionais regulares, o número de estudantes que ingressaram nos cursos superiores nesse período, somam 3 pessoas, número bem tímido, considerando haver atualmente mais de 10 milhões de pessoas surdas em território nacional, o que nos conduz ao entendimento da urgente necessidade de discussões acerca dessa temática, em especial nos pequenos centros urbanos, pensando a educação inclusiva de surdos, para além da língua de sinais.
Abstract: This work aims to discuss the verticalization of higher education for deaf students, from the official use of Libras as an official means of communication and expression of the deaf individual, considering this the main existing barrier between deaf and hearing people. This discussion begins with an investigation of the number of deaf students admitted to the main public and private universities, in the last twenty years, the time Libras became official, in the cities of Ipameri, Pires do Rio and Urutaí, cities located around the railroad, in the southeast of Goiás, considered an important center in higher education in the State. For that, a bibliographical search was carried out, for the theoretical basis, followed by a documental survey, together with the State University of Goiás, Instituto Federal Goiano and Universidade Paulista. The findings of this research show that, even after 20 years of making the Brazilian Sign Language official, and after all the official legalizations that guarantee the admission of the deaf individual to all levels of education and regular educational modalities, the number of students who entered higher education courses in this period, totals 3 people, a very timid number, considering that there are currently more than 10 million deaf people in the national territory, which leads us to the understanding of the urgent need for discussions on this theme, especially in small urban centers, thinking about inclusive education for the deaf, to beyond sign language.
Palavras-chave: Educação Especial
Ensino superior
Verticalização do ensino
Língua Brasileira de Sinais
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Ipameri
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3788
Data do documento: 27-Jun-2023
Aparece nas coleções:Especialização em Formação de Professores e Práticas Educativas

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