Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3788
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Jordão, Uiara Vaz-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6562075230089108pt_BR
dc.contributor.referee1Lima, Rhennan Lázaro de Paulo-
dc.contributor.referee2Carvalho, Eloane Aparecida Rodrigues-
dc.creatorPereira, Ecléa Rodrigues-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8730591339125101pt_BR
dc.date.accessioned2023-07-27T23:38:34Z-
dc.date.available2023-07-28-
dc.date.available2023-07-27T23:38:34Z-
dc.date.issued2023-06-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3788-
dc.description.abstractThis work aims to discuss the verticalization of higher education for deaf students, from the official use of Libras as an official means of communication and expression of the deaf individual, considering this the main existing barrier between deaf and hearing people. This discussion begins with an investigation of the number of deaf students admitted to the main public and private universities, in the last twenty years, the time Libras became official, in the cities of Ipameri, Pires do Rio and Urutaí, cities located around the railroad, in the southeast of Goiás, considered an important center in higher education in the State. For that, a bibliographical search was carried out, for the theoretical basis, followed by a documental survey, together with the State University of Goiás, Instituto Federal Goiano and Universidade Paulista. The findings of this research show that, even after 20 years of making the Brazilian Sign Language official, and after all the official legalizations that guarantee the admission of the deaf individual to all levels of education and regular educational modalities, the number of students who entered higher education courses in this period, totals 3 people, a very timid number, considering that there are currently more than 10 million deaf people in the national territory, which leads us to the understanding of the urgent need for discussions on this theme, especially in small urban centers, thinking about inclusive education for the deaf, to beyond sign language.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo, discutir a verticalização do ensino superior para estudantes surdos, a partir da oficialização da Libras como meio oficial de comunicação e expressão do individuo surdo, considerando esta a principal barreira existentes entre surdos e ouvintes. Esta discussão principia de uma averiguação do número de estudantes surdos ingressos nas principais Universidade públicas e privadas, nos últimos vinte anos, tempo de oficialização da Libras, nas cidades de Ipameri, Pires do Rio e Urutaí, cidades situadas no entorno da estrada de ferro, no sudeste goiano, considerado importante centro na formação superior no Estado. Para tanto fez-se uma busca bibliográfica, para o embassamento teórico, seguido de um levantamento documental, junto a Universidade Estadual de Goiás, Instituto Federal Goiano e Universidade Paulista. Os achados desta pesquisa mostram que, mesmo após 20 anos de oficialização da Língua Brasileira de Sinais, e de todas as legalizações oficiais que garantem o ingresso do indivíduo surdo há todos os níveis de ensino e modalidades educacionais regulares, o número de estudantes que ingressaram nos cursos superiores nesse período, somam 3 pessoas, número bem tímido, considerando haver atualmente mais de 10 milhões de pessoas surdas em território nacional, o que nos conduz ao entendimento da urgente necessidade de discussões acerca dessa temática, em especial nos pequenos centros urbanos, pensando a educação inclusiva de surdos, para além da língua de sinais.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Eclea Rodrigues Pereira (eclea.pereira@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2023-07-27T21:30:35Z No. of bitstreams: 1 .TCC INSTITUTO FEDERAL GOIANO.pdf: 2573681 bytes, checksum: 6de4f05d4ca2cd77c70842c69d25c067 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2023-07-27T23:33:02Z (GMT) No. of bitstreams: 1 .TCC INSTITUTO FEDERAL GOIANO.pdf: 2573681 bytes, checksum: 6de4f05d4ca2cd77c70842c69d25c067 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-07-27T23:38:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 .TCC INSTITUTO FEDERAL GOIANO.pdf: 2573681 bytes, checksum: 6de4f05d4ca2cd77c70842c69d25c067 (MD5) Previous issue date: 2023-06-27en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Ipameript_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.relation.referencesA BIBLÍA SAGRADA. Cura dum surdo e gago de Decápolis. Tradução João Ferreira de Almeida. Sociedade Bíblica do Brasil. São Paulo – 1969. Edição Revista e Corrigida, p. 58-59 Novo Testamento. ALMEIDA, S.S. de. Declaração Mundial sobre Educação Superior no Século XXI: Visão e Ação. Núcleo de estudos de políticas públicas em direitos humanos. Pág. 1-9, 1998. BRASIL. Lei Federal Nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de inclusão da pessoa com deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Disponível em << http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm>>. Acesso em Abril de 2022. BRASIL. Constituição da República dos Estados Unidos do Brasil. (de 16 de julho de 1934). Capítulo II Da Educação e da Cultura. Disponível em << http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao34.htm>>. Acesso em junho de 2022. BRASIL. Lei Federal Nº 10.436, de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras e dá outras providências. Disponível em <<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/l10436.htm>>. Acesso em abril de 2022. BRASIL. Lei Federal Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em << https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>>. Acesso em abril de 2023. BRASIL. DECRETO Nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais, e o art. 18 da Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Disponível em << http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/decreto/d5626.htm>>. Acesso em abril de 2022. CRUZ, J. I. G. da. & DIAS, T. R. da. S. Trajetória escolar do surdo no ensino superior: condições e possibilidades. Revista Brasileira de Educação Especial Marília, v. 15, n. 1, p. 65-80, jan-abr. de 2009. Disponível em <<https://doi.org/10.1590/S1413-65382009000100006>>. Acesso em abril de 2022. CARVALHO, R. R. da S. Universidade Estadual de Goiás: histórico, realidade e desafios. 2013. 202 f. 2013. Tese de Doutorado. Dissertação (Mestrado em Educação)–Faculdade de Educação, Universidade Federal de Goiás, Goiânia. DAROQUE, S. C. Alunos surdos no ensino superior: uma discussão necessária. 2011. Dissertação de Mestrado. UNIMEP. DEIMLING, N. N. M. & MOSCARDINI, S. F. Inclusão escolar: Politicas, marcos históricos, avanços e desafios. Revista Eletrônica Política e Gestão Educacional. Araraquara, n. 12, p. 3-21, 2012. DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v0i12.9325. Disponível em << https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/9325>> acesso outubro de 2021. DE BAETS, Antoon. O impacto da Declaração Universal dos Direitos Humanos no estudo da História. História da Historiografia: International Journal of Theory and History of Historiography, v. 3, n. 5, p. 86-114, 2010. GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6ª ed. – São Paulo – SP. Atlas, 2008. G1 – Globo. Especial Publicitário 2020. Disponível em <https://g1.globo.com/rj/sul-do-rio-costa-verde/especial-publicitario/ubm/conhecimento-transforma/noticia/2020/02/12/populacao-brasileira-e-composta-por-mais-de-10-milhoes-de-pessoas-surdas.ghtml>. Acesso em outubro de 2021. IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo Brasileiro de 2021. Disponível em <https://www.gov.br/pt-br/noticias/financas-impostos-e-gestao-publica/2021/08/populacao-brasileira-chega-a-213-3-milhoes-de-habitantes-estima-ibge#:~:text=A%20popula%C3%A7%C3%A3o%20brasileira%20chegou%20a,1%C2%BA%20de%20julho%20de%202021.>. Acesso em outubro de 2021. ISSA, S. A. C. Escola agrícola Urutaí (1953-1963): singularidades da cultura escolar agrícola. Dissertação (Mestrado-Educação) - Universidade Federal de Goiás. 2014. ISSA, S. A. C. Escola Agrotécnica Federal Urutaí (1978-1986): formação de mão de obra agrícola no Sudeste Goiano. Tese (Doutorado-Educação) – Universidade Federal de Goiás. 2018. MARTINS, A. C. P. Ensino superior no Brasil: da descoberta aos dias atuais. Acta Cirúrgica Brasileira, v. 17, p. 04-06, 2002. JORDÃO, U.V. O que dizem os intérpretes de Libras do sudeste goiano sobre formação e atuação. 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Educação Especial). Universidade Federal de São Carlos, 2013. MORI, N. N. R. & SANDER, R. E. História da educação dos surdos no Brasil. Universidade Estadual de Maringá. Dezembro de 2015. Disponível em << http://www.ppe.uem.br/publicacoes/seminario_ppe_2015/trabalhos/co_04/94.pdf>> Acesso junho de 2022. NOZU, W. C. S; SILVA, A. M. da. & ANACHE, A. A. Permanência do aluno com deficiência no ensino superior: dados censitários sobre as universidades federais da regão centro-oeste. RIAEE – Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 13, n. Esp. 2, p. 1421-1435, set, 2018. Disponível em << https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/11652>> Acesso junho de 2022. SANTOS, R. M. C. da. OLIVEIRA, H. A. de. A estrada de ferro Goyaz: um breve estudo da sua importância para o estado de Goiás (1909-1930). Universidade Estadual de Goiás (UEG). Setembro de 2020. Disponível em <<file:///C:/Users/user/Downloads/14114-Texto%20do%20artigo-42477-1-10-20200907.pdf>>. Acesso em abril de 2022. STROBEL, K. História da educação de surdos. Universidade Federal de Santa Catarina., Florianópolis 2009. Disponível em: <<https://www.libras.ufsc.br/colecaoLetrasLibras/eixoFormacaoEspecifica/historiaDaEducacaoDeSurdos/assets/258/TextoBase_HistoriaEducacaoSurdos.pdf>> acesso junho de 2022. SOUZA, P. P. U. Educação de surdos no Brasil: uma narrativa histórica. Universidade Potíguar. 2018. Disponível em << http://www.editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2018/TRABALHO_EV117_MD1_SA3_ID9436_09092018120254.pdf>> Acesso junho de 2022. TEIXEIRA, D. de S., ANDRADE, A. O. de. & JUSTI, J. Alunos surdos na educação superior: desafios e perspectivas de docentes. Revista Caribeña de Ciências Sociales, v. 10, n. 7, julio-septeimbre de 2021, pp. 139-161. Em línea. Disponível em << https://www.eumed.net/es/revistas/caribena/julio-septiembre-2021/alunos-surdos>> Acesso abril de 2022. VYGOTSKY, L. S. Pensamento e Linguagem. Editora Martins Fontes. 3ª ed. São Paulo – SP. Martins Fontes, 2015.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Especialpt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectVerticalização do ensinopt_BR
dc.subjectLíngua Brasileira de Sinaispt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleVERTICALIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR PARA ESTUDANTES SURDOS: UMA DISCUSSÃO NECESSÁRIApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Formação de Professores e Práticas Educativas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Eclea Rodrigues Pereira.pdf2,51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.