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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: PROJETO INTEGRADOR: ASPECTOS BASILARES PARA SUA APLICAÇÃO NO IF GOIANO
Autor(es): Heitor da Costa Coelho; Luciano de Carvalho Borba
Primeiro Orientador: Braga, Adriano Honorato
Primeiro Coorientador: Monteiro, Eneida Aparecida Machado
Primeiro Membro da Banca: Braga, Adriano Honorato
Segundo Membro da Banca: Monteiro, Eneida Aparecida Machado
Terceiro Membro da Banca: Santos, Mairon Marques dos
Resumo: O Projeto Integrador (PI) se constitui uma forma, dentre outras, de concretização do princípio da integração, que tem como objetivo articular as diversas áreas do conhecimento. No âmbito da Educação Profissional Técnica de Nível Médio, está pautado na interdisciplinaridade e no Currículo Integrado (CI). A adoção dessa metodologia de integração na perspectiva de fortalecimento do CI, possibilita ao estudante uma formação para o mundo do trabalho, além de ser um facilitador do processo de ensino-aprendizagem, uma vez que contribui para a unidade entre teoria e prática. A falta de conhecimento dos fundamentos do Ensino Médio Integrado, bem como do CI, durante a formação docente, dificulta o processo de proposição, elaboração e implementação do PI na práxis docente. Contudo, tais dificuldades podem ser mitigadas à medida em que os docentes tenham condições de ampliarem conhecimentos teórico-metodológicos a respeito dos conceitos e práticas que fomentam o desenvolvimento do PI. Dessa forma, teve-se como resultado a produção e divulgação de um infograma, visando auxiliar e potencializar a adoção dessa prática por meio de esclarecimentos acerca dos princípios legais e teóricos relacionados aos PI. A divulgação foi realizada por e-mail oficial a todos os docentes do IF Goiano campus Ceres.
Abstract: The Integrator Project (IP) constitutes a way, among others, of realizing the principle of integration, which aims to articulate the various areas of knowledge. Within the scope of Middle Level Technical Professional Education, it is based on interdisciplinarity and the Integrated Curriculum (IC). The adoption of this integration methodology in the perspective of strengthening the IC, enables the student training for the world of work, in addition to being a facilitator of teaching-learning process, since it contributes to the unity between theory and practice. The lack of knowledge of the fundamentals of Integrated Secondary Education, as well as the IC, during teacher training, makes the proposition process difficult, elaboration and implementation of the IP in the teaching practice. However, such difficulties can be mitigated as teachers are able to expand theoretical-methodological knowledge about the concepts and practices that encourage the development of IP. In this way, the result was the production and dissemination of an infogram, aiming to help and enhance the adoption of this practice through clarifications about the legal and theoretical principles related to PI. The disclosure was made by official email to all teachers of the IF Goiano Ceres campus.
Palavras-chave: Projetos Integradores
Currículo Integrado
Interdisciplinaridade
Infograma
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Ceres
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3772
Data do documento: 12-Jun-2023
Aparece nas coleções:Especialização em Formação Pedagógica na Educação Profissional, Científica e Tecnológica

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