Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3772
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Braga, Adriano Honorato-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3670394035811712pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Monteiro, Eneida Aparecida Machado-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1447611996012300pt_BR
dc.contributor.referee1Braga, Adriano Honorato-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3670394035811712pt_BR
dc.contributor.referee2Monteiro, Eneida Aparecida Machado-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1447611996012300pt_BR
dc.contributor.referee3Santos, Mairon Marques dos-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5976166884031574pt_BR
dc.creatorHeitor da Costa Coelho; Luciano de Carvalho Borba-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4012308480902870; http://lattes.cnpq.br/4757335820783772pt_BR
dc.date.accessioned2023-07-17T00:13:18Z-
dc.date.available2023-07-25-
dc.date.available2023-07-17T00:13:18Z-
dc.date.issued2023-06-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3772-
dc.description.abstractThe Integrator Project (IP) constitutes a way, among others, of realizing the principle of integration, which aims to articulate the various areas of knowledge. Within the scope of Middle Level Technical Professional Education, it is based on interdisciplinarity and the Integrated Curriculum (IC). The adoption of this integration methodology in the perspective of strengthening the IC, enables the student training for the world of work, in addition to being a facilitator of teaching-learning process, since it contributes to the unity between theory and practice. The lack of knowledge of the fundamentals of Integrated Secondary Education, as well as the IC, during teacher training, makes the proposition process difficult, elaboration and implementation of the IP in the teaching practice. However, such difficulties can be mitigated as teachers are able to expand theoretical-methodological knowledge about the concepts and practices that encourage the development of IP. In this way, the result was the production and dissemination of an infogram, aiming to help and enhance the adoption of this practice through clarifications about the legal and theoretical principles related to PI. The disclosure was made by official email to all teachers of the IF Goiano Ceres campus.pt_BR
dc.description.resumoO Projeto Integrador (PI) se constitui uma forma, dentre outras, de concretização do princípio da integração, que tem como objetivo articular as diversas áreas do conhecimento. No âmbito da Educação Profissional Técnica de Nível Médio, está pautado na interdisciplinaridade e no Currículo Integrado (CI). A adoção dessa metodologia de integração na perspectiva de fortalecimento do CI, possibilita ao estudante uma formação para o mundo do trabalho, além de ser um facilitador do processo de ensino-aprendizagem, uma vez que contribui para a unidade entre teoria e prática. A falta de conhecimento dos fundamentos do Ensino Médio Integrado, bem como do CI, durante a formação docente, dificulta o processo de proposição, elaboração e implementação do PI na práxis docente. Contudo, tais dificuldades podem ser mitigadas à medida em que os docentes tenham condições de ampliarem conhecimentos teórico-metodológicos a respeito dos conceitos e práticas que fomentam o desenvolvimento do PI. Dessa forma, teve-se como resultado a produção e divulgação de um infograma, visando auxiliar e potencializar a adoção dessa prática por meio de esclarecimentos acerca dos princípios legais e teóricos relacionados aos PI. A divulgação foi realizada por e-mail oficial a todos os docentes do IF Goiano campus Ceres.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Luciano de Carvalho Borba (2022111803350067@ifgoiano.edu.br) on 2023-07-15T14:40:31Z No. of bitstreams: 1 artigo_especialização_Luciano Carvalho_Heitor Costa.pdf: 1133503 bytes, checksum: 588734eac7687e7b9e0dfb5b468efa12 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2023-07-17T00:08:22Z (GMT) No. of bitstreams: 1 artigo_especialização_Luciano Carvalho_Heitor Costa.pdf: 1133503 bytes, checksum: 588734eac7687e7b9e0dfb5b468efa12 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-07-17T00:13:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 artigo_especialização_Luciano Carvalho_Heitor Costa.pdf: 1133503 bytes, checksum: 588734eac7687e7b9e0dfb5b468efa12 (MD5) Previous issue date: 2023-06-12en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Cerespt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProjetos Integradorespt_BR
dc.subjectCurrículo Integradopt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectInfogramapt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titlePROJETO INTEGRADOR: ASPECTOS BASILARES PARA SUA APLICAÇÃO NO IF GOIANOpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Formação Pedagógica na Educação Profissional, Científica e Tecnológica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
artigo_especialização_Luciano Carvalho_Heitor Costa.pdf1,11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.