Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3659
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS) PARA A ATUAÇÃO NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA |
Autor(es): | Oliveira, Larissa Karem Saraiva de |
Primeiro Orientador: | Silva, Lorrane Stéfane |
Primeiro Membro da Banca: | Borges, Ronaldo Elias |
Segundo Membro da Banca: | Mariano, Sangelita Miranda Franco |
Resumo: | A presente pesquisa busca discutir acerca da formação permanente de professores(as) para atuar na educação inclusiva de crianças com deficiência. A pesquisa teve como objetivo geral discutir sobre a formação continuada ou permanente de professores(as) que atuam na educação inclusiva. No que diz respeito à metodologia, a pesquisa é de abordagem qualitativa do tipo revisão bibliográfica e exploratória. Por meio da pesquisa apreendemos que a educação inclusiva demanda uma formação adequada para que os(as) professores(as) consigam mediar o processo de ensino-aprendizagem de crianças com deficiência, pois este tem muitas particularidades que são variáveis de acordo com o grau e tipo de deficiência que os(as) alunos(as) possuem. Em suma, ficou evidente o quanto a inclusão é importante nas instituições de ensino, pois assegura aos(às) alunos(as) com deficiência o direito de uma educação igualitária e de qualidade. |
Abstract: | This research seeks to discuss the permanent training of teachers to work in the inclusive education of children with disabilities. The general objective of the research was to discuss the continuing or permanent training of teachers who work in inclusive education. With regard to methodology, the research has a qualitative approach of the bibliographic and exploratory review type. Through the research, we learned that inclusive education demands adequate training so that teachers can mediate the teaching-learning process of children with disabilities, as this has many particularities, which are variable according to the degree and type of disability that students have. In short, it became evident how important inclusion is in educational institutions, as it ensures students with disabilities the right to an equal and quality education. |
Palavras-chave: | Inclusão Pessoas com Deficiência Formação Docente Permanente |
Área do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL |
Idioma: | por |
Pais: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal Goiano |
Sigla da Instituição: | IF Goiano |
Campus: | Campus Morrinhos |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3659 |
Data do documento: | 24-Fev-2023 |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TC_Larissa_Karem_Saraiva_de_Oliveira.pdf | 965,92 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.