Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3659
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS) PARA A ATUAÇÃO NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Autor(es): Oliveira, Larissa Karem Saraiva de
Primeiro Orientador: Silva, Lorrane Stéfane
Primeiro Membro da Banca: Borges, Ronaldo Elias
Segundo Membro da Banca: Mariano, Sangelita Miranda Franco
Resumo: A presente pesquisa busca discutir acerca da formação permanente de professores(as) para atuar na educação inclusiva de crianças com deficiência. A pesquisa teve como objetivo geral discutir sobre a formação continuada ou permanente de professores(as) que atuam na educação inclusiva. No que diz respeito à metodologia, a pesquisa é de abordagem qualitativa do tipo revisão bibliográfica e exploratória. Por meio da pesquisa apreendemos que a educação inclusiva demanda uma formação adequada para que os(as) professores(as) consigam mediar o processo de ensino-aprendizagem de crianças com deficiência, pois este tem muitas particularidades que são variáveis de acordo com o grau e tipo de deficiência que os(as) alunos(as) possuem. Em suma, ficou evidente o quanto a inclusão é importante nas instituições de ensino, pois assegura aos(às) alunos(as) com deficiência o direito de uma educação igualitária e de qualidade.
Abstract: This research seeks to discuss the permanent training of teachers to work in the inclusive education of children with disabilities. The general objective of the research was to discuss the continuing or permanent training of teachers who work in inclusive education. With regard to methodology, the research has a qualitative approach of the bibliographic and exploratory review type. Through the research, we learned that inclusive education demands adequate training so that teachers can mediate the teaching-learning process of children with disabilities, as this has many particularities, which are variable according to the degree and type of disability that students have. In short, it became evident how important inclusion is in educational institutions, as it ensures students with disabilities the right to an equal and quality education.
Palavras-chave: Inclusão
Pessoas com Deficiência
Formação Docente Permanente
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Morrinhos
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3659
Data do documento: 24-Fev-2023
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TC_Larissa_Karem_Saraiva_de_Oliveira.pdf965,92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.