Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3645
metadata.dc.type: Dissertação
Title: BATERIAS PSICOMOTORAS LINGUAGEM, MATERIAIS, APLICAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO
metadata.dc.creator: Fernandes, Mario Henrique
metadata.dc.contributor.advisor1: Venâncio, Patrícia Espíndola Mota
metadata.dc.contributor.referee1: Venâncio, Patrícia Espíndola Mota
metadata.dc.contributor.referee2: Tolentino, Grassyara Pinho
metadata.dc.contributor.referee3: Ribeiro, Henrique Lima
metadata.dc.description.resumo: A avaliação psicomotora é uma das ferramentas mais efetivas para identificar limitações, grau de maturidade e detecção de alterações evolutivas nas crianças em idade escolar. O objetivo deste trabalho é criar um livro com as três baterias psicomotoras mais utilizadas em estudos brasileiros. Para isso foi feito um estudo longitudinal, de caráter observacional com 191 professores nos centros de municipais de educação infantil CMEIs de Anápolis, e 50 crianças com idade de 05 e 06 anos. Como procedimentos metodológicos utilizados foi feito um levantamento das três baterias psicomotoras mais utilizadas em estudos com a população brasileira nos últimos 10 anos; seguido da aplicação de questionário para identificar o nível de conhecimento dos professores acerca do tema; aplicação das três baterias por 3 professores experientes e 3 professores inexperientes em 50 crianças, ao final foi aplicado aos professores um questionário para registrar suas impressões quanto a aplicabilidade das baterias quanto ao tempo gasto, material utilizado, classificação e as dificuldades encontradas. Como resultados foi possível constatar que a maioria dos professores são carentes de orientação, estrutura e capacitação quanto ao conhecimento e utilização das baterias. As baterias de testes psicomotores de Rosa Neto, Oliveira e Fonseca são as mais utilizadas em artigos científicos disponíveis na internet. Com base nos resultados encontrado foi possível criar um livro como produto educacional que norteasse o professor na escolha do instrumento mais adequado para a sua realidade e ajudar na compreensão da avaliação psicomotora, de forma a identificar as dificuldades motoras dos alunos de forma mais precisa. Em suma, o estudo enfatiza a importância da avaliação psicomotora na educação infantil e destaca a necessidade de capacitação e orientação adequadas para os professores utilizarem essas ferramentas com eficácia.
Abstract: Psychomotor assessment is one of the most effective tools for identifying limitations, degree of maturity and detecting developmental changes in school-aged children. In this sense, the objective of this work is to create a book with the three most used psychomotor batteries in Brazilian studies. For this, a longitudinal, observational study was carried out with 191 teachers in the municipal centers of early childhood education CMEIs in Anápolis, and 50 children aged 05 and 06 years. As methodological procedures used, a survey was made of the three most used psychomotor batteries in studies with the Brazilian population in the last 10 years; followed by the application of a questionnaire to identify the level of knowledge of teachers about the subject; application of the three batteries by 3 experienced teachers and 3 inexperienced teachers in 50 children, at the end a questionnaire was applied to the teachers to record their impressions regarding the applicability of the batteries in terms of time spent, material used, classification and difficulties encountered. As a result, it was possible to verify that most teachers lack guidance, structure and training regarding the knowledge and use of batteries. The batteries of psychomotor tests by Rosa Neto, Oliveira and Fonseca are the most used in scientific articles available on the internet. Based on the results found, it was possible to create a book as an educational product that would guide the teacher in choosing the most appropriate instrument for his/her reality and help in understanding the psychomotor assessment, in order to identify the students' motor difficulties more precisely. In short, the study emphasizes the importance of psychomotor assessment in early childhood education and highlights the need for adequate training and guidance for teachers to use these tools effectively.
Keywords: Baterias Psicomotoras
Bateria de testes psicomotores
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Urutaí
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino para a Educação Básica
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3645
Issue Date: 24-Mar-2023
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Ensino para a Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO_MARIO HENRIQUE FERNANDES.pdf20,02 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.