Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3645
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Venâncio, Patrícia Espíndola Mota-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5349325725320570pt_BR
dc.contributor.referee1Venâncio, Patrícia Espíndola Mota-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5349325725320570pt_BR
dc.contributor.referee2Tolentino, Grassyara Pinho-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7322591283266859pt_BR
dc.contributor.referee3Ribeiro, Henrique Lima-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6622546126789323pt_BR
dc.creatorFernandes, Mario Henrique-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2394281805008822pt_BR
dc.date.accessioned2023-05-18T17:44:48Z-
dc.date.available2023-05-16-
dc.date.available2023-05-18T17:44:48Z-
dc.date.issued2023-03-24-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3645-
dc.description.abstractPsychomotor assessment is one of the most effective tools for identifying limitations, degree of maturity and detecting developmental changes in school-aged children. In this sense, the objective of this work is to create a book with the three most used psychomotor batteries in Brazilian studies. For this, a longitudinal, observational study was carried out with 191 teachers in the municipal centers of early childhood education CMEIs in Anápolis, and 50 children aged 05 and 06 years. As methodological procedures used, a survey was made of the three most used psychomotor batteries in studies with the Brazilian population in the last 10 years; followed by the application of a questionnaire to identify the level of knowledge of teachers about the subject; application of the three batteries by 3 experienced teachers and 3 inexperienced teachers in 50 children, at the end a questionnaire was applied to the teachers to record their impressions regarding the applicability of the batteries in terms of time spent, material used, classification and difficulties encountered. As a result, it was possible to verify that most teachers lack guidance, structure and training regarding the knowledge and use of batteries. The batteries of psychomotor tests by Rosa Neto, Oliveira and Fonseca are the most used in scientific articles available on the internet. Based on the results found, it was possible to create a book as an educational product that would guide the teacher in choosing the most appropriate instrument for his/her reality and help in understanding the psychomotor assessment, in order to identify the students' motor difficulties more precisely. In short, the study emphasizes the importance of psychomotor assessment in early childhood education and highlights the need for adequate training and guidance for teachers to use these tools effectively.pt_BR
dc.description.resumoA avaliação psicomotora é uma das ferramentas mais efetivas para identificar limitações, grau de maturidade e detecção de alterações evolutivas nas crianças em idade escolar. O objetivo deste trabalho é criar um livro com as três baterias psicomotoras mais utilizadas em estudos brasileiros. Para isso foi feito um estudo longitudinal, de caráter observacional com 191 professores nos centros de municipais de educação infantil CMEIs de Anápolis, e 50 crianças com idade de 05 e 06 anos. Como procedimentos metodológicos utilizados foi feito um levantamento das três baterias psicomotoras mais utilizadas em estudos com a população brasileira nos últimos 10 anos; seguido da aplicação de questionário para identificar o nível de conhecimento dos professores acerca do tema; aplicação das três baterias por 3 professores experientes e 3 professores inexperientes em 50 crianças, ao final foi aplicado aos professores um questionário para registrar suas impressões quanto a aplicabilidade das baterias quanto ao tempo gasto, material utilizado, classificação e as dificuldades encontradas. Como resultados foi possível constatar que a maioria dos professores são carentes de orientação, estrutura e capacitação quanto ao conhecimento e utilização das baterias. As baterias de testes psicomotores de Rosa Neto, Oliveira e Fonseca são as mais utilizadas em artigos científicos disponíveis na internet. Com base nos resultados encontrado foi possível criar um livro como produto educacional que norteasse o professor na escolha do instrumento mais adequado para a sua realidade e ajudar na compreensão da avaliação psicomotora, de forma a identificar as dificuldades motoras dos alunos de forma mais precisa. Em suma, o estudo enfatiza a importância da avaliação psicomotora na educação infantil e destaca a necessidade de capacitação e orientação adequadas para os professores utilizarem essas ferramentas com eficácia.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Mario Henrique Fernandes (mario.fernandes@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2023-05-16T20:46:54Z No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO_ MARIO HENRIQUE FERNANDES.pdf: 20275404 bytes, checksum: 2f23383c4da32a71436a442b2dc95eea (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br), reason: Prezado MÁRIO, Informamos que sua submissão foi rejeitada para ajustes pelo seguinte motivo: O Termo de Ciência e Autorização Eletrônico (TCAE) não foi anexado à submissão. A inclusão do Termo é obrigatória dentro das submissões realizadas no Repositório. Por ventura o TCAE não esteja inserido no arquivo submetido, a publicação será rejeitada para ajustes pelos administradores da plataforma, para ajustes e adequação. Para sanar dúvidas, sugerimos a leitura do tutorial “Como submeter o trabalho no RIIF Goiano”, clicando aqui: O(s) autor(es) devem revisar a versão final do trabalho acadêmico e gerar arquivo em formato PDF dessa versão, com as devidas comprovações solicitadas de aprovação contendo, em um único arquivo, as páginas na seguinte ordem: 1º Capa, 2º Folha de rosto, 3º Ficha catalográfica (verso da folha rosto), 4º TCAE, 5º Ata de defesa, 6º restante do trabalho. O TCAE está disponível na plataforma na aba "Termo de Autorização", podendo ser encontrado no seguinte link: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/arquivos/termo_de_autorizacao.pdf Recomendamos que, caso não seja possível coletar assinatura do(a) Professor(a) orientador(a) no mesmo documento, você pode editar em imagem e anexar ao TCAE, ou então solicitar ao docente que abra no Sistema SUAP o documento Intitulado Termo de Ciência e Autorização Eletrônico (TCAE), na opção "Termos" e coletar assinaturas eletrônicas. Você também pode tirar dúvidas, assistindo a este tutorial, clicando aqui. Assim que o TCAE estiver assinado e anexado, nos reenvie pela plataforma. Informamos que sua submissão não foi cancelada, você deverá entrar novamente na plataforma e seguir os procedimentos solicitados. Aguardamos a devolução do mesmo com as alterações solicitadas. Estamos à disposição. Atenciosamente, on 2023-05-17T16:26:03Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Mario Henrique Fernandes (mario.fernandes@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2023-05-18T16:35:38Z No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO_MARIO HENRIQUE FERNANDES.pdf: 20498371 bytes, checksum: ab215862e0e357cd1e1f2cf08a7fc2a0 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Hevellin Estrela (hevellin.estrela@ifgoiano.edu.br) on 2023-05-18T17:44:41Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO_MARIO HENRIQUE FERNANDES.pdf: 20498371 bytes, checksum: ab215862e0e357cd1e1f2cf08a7fc2a0 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-05-18T17:44:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO_MARIO HENRIQUE FERNANDES.pdf: 20498371 bytes, checksum: ab215862e0e357cd1e1f2cf08a7fc2a0 (MD5) Previous issue date: 2023-03-24en
dc.description.sponsorshipOutra agência de fomento (descrever no resumo/abstract)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Urutaípt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino para a Educação Básicapt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBaterias Psicomotoraspt_BR
dc.subjectBateria de testes psicomotorespt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANOpt_BR
dc.titleBATERIAS PSICOMOTORAS LINGUAGEM, MATERIAIS, APLICAÇÃO E CLASSIFICAÇÃOpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino para a Educação Básica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_MARIO HENRIQUE FERNANDES.pdf20,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.