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Tipo: Dissertação
Título: ENSINO DE LÍNGUAS PARA SURDOS NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
Autor(es): Rocha, Nathália Scalabrine
Primeiro Orientador: Felício, Cínthia Maria
Primeiro Membro da Banca: Godoi, Eliamar
Segundo Membro da Banca: Silveira, Hélder Eterno da
Terceiro Membro da Banca: Silva, Cleber Cezar
Resumo: A pesquisa objetivou refletir sobre o processo de ensino de línguas para surdos e as ações didático-pedagógicas no atendimento educacional especializado - AEE com o enfoque na mediação pedagógica por meio de materiais didáticos, buscando caminhos para um ambiente educacional bilíngue. Quanto ao quadro teórico-metodológico, fundamentou-se no paradigma qualitativo de base interpretativa, cujo procedimento utilizou a pesquisa documental e oestudo de caso. No que se refere à educação de surdos, os trabalhos de Quadros (1997) Damázio (2007), Vygotksy (2010) e Godoi (2019) nortearam nossas discussões. Para contemplar a temática apresentada, a dissertação foi estruturada em seis partes, sendo elas a apresentação da autora; a introdução; as contribuições dos mestrados profissionais no âmbito da educação dos surdos; o Atendimento Educacional Especializado para surdos, em que se objetivou discutir sobre os aspectos legais, o ensino de línguas para surdos, à mediação pedagógica e a influência de Vygotsky na prática docente, além das ações didático-pedagógicas desenvolvidas no ambiente do AEE para surdos. A metodologia da pesquisa é apresentada no quinto capítulo. Por fim, são expostos os resultados da pesquisa que deu fruto ao Produto Educacional. A coleta de dados nos oportunizou o contato direto com os ambientes de AEE e por meio de questionário que foi respondido pelos profissionais atuantes, além disso, com o acompanhamento de alguns atendimentos, bem como o manuseio e fotografias dos materiais disponíveis nas duas salas de AEE, foi possível uma maior compreensão de como é a complexidade realidade nesse ambiente. Dessa forma, consideramos que o produto educacional, em formato de mídia educacional – site poderá ampliar e colaborará nas estratégias de ensino e aprendizagem dos alunos surdos recebidos nas escolas em fase de aquisição de línguas e poderá auxiliar tanto profissionais do AEE, professor regente e interpretes em sua práxis educativa.
Abstract: The research aimed to reflect on the language teaching process for the deaf and the didactic- pedagogical actions in the specialized educational service - AEE with a focus on pedagogical mediation through didactic materials, seeking ways for a bilingual educational environment. As for the theoretical-methodological framework, it was based on the qualitative paradigm with an interpretive basis, whose procedure used documental research and case study. With regard to the education of the deaf, the works of Quadros (1997), Damázio (2007), Vygotksy (2010) and Godoi (2019) guided our discussions. To contemplate the theme presented, the dissertation was structured in six parts, namely: author’s presentation; the introduction; the contributions of professional master's degrees in the field of education for the deaf; the Specialized Educational Service for the deaf, which aimed to discuss legal aspects, language teaching for the deaf, pedagogical mediation and Vygotsky's influence on teaching practice, in addition to the didactic pedagogical actions developed in the AEE environment for the deaf. The research methodology is presented in the fifth chapter. Finally, the results of the research that resulted in the Educational Product are presented. Data collection provided direct contact with the AEE environments and through the questionnaire answered by the working professionals, with the monitoring of some consultations, as well as the handling and photographs of the materials available in the two AEE rooms, a greater understanding of the practical reality. Thus, it was concluded that the educational product, in an educational media format – website, will expand and collaborate in the teaching and learning strategies of deaf students received in schools in the language acquisition phase.
Palavras-chave: Ensino de línguas. Atendimento Educacional Especializado. Português. Libras.
Área do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Urutaí
Programa/Curso: Programa de Pós-Graduação em Ensino para a Educação Básica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3641
Data do documento: 27-Mar-2023
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino para a Educação Básica

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