Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3641
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Felício, Cínthia Maria-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9383981224780622pt_BR
dc.contributor.referee1Godoi, Eliamar-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5028503004915253pt_BR
dc.contributor.referee2Silveira, Hélder Eterno da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9626994578221224pt_BR
dc.contributor.referee3Silva, Cleber Cezar-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6785390145821148pt_BR
dc.creatorRocha, Nathália Scalabrine-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1989859814223885pt_BR
dc.date.accessioned2023-05-16T16:40:41Z-
dc.date.available2023-05-15-
dc.date.available2023-05-16T16:40:41Z-
dc.date.issued2023-03-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3641-
dc.description.abstractThe research aimed to reflect on the language teaching process for the deaf and the didactic- pedagogical actions in the specialized educational service - AEE with a focus on pedagogical mediation through didactic materials, seeking ways for a bilingual educational environment. As for the theoretical-methodological framework, it was based on the qualitative paradigm with an interpretive basis, whose procedure used documental research and case study. With regard to the education of the deaf, the works of Quadros (1997), Damázio (2007), Vygotksy (2010) and Godoi (2019) guided our discussions. To contemplate the theme presented, the dissertation was structured in six parts, namely: author’s presentation; the introduction; the contributions of professional master's degrees in the field of education for the deaf; the Specialized Educational Service for the deaf, which aimed to discuss legal aspects, language teaching for the deaf, pedagogical mediation and Vygotsky's influence on teaching practice, in addition to the didactic pedagogical actions developed in the AEE environment for the deaf. The research methodology is presented in the fifth chapter. Finally, the results of the research that resulted in the Educational Product are presented. Data collection provided direct contact with the AEE environments and through the questionnaire answered by the working professionals, with the monitoring of some consultations, as well as the handling and photographs of the materials available in the two AEE rooms, a greater understanding of the practical reality. Thus, it was concluded that the educational product, in an educational media format – website, will expand and collaborate in the teaching and learning strategies of deaf students received in schools in the language acquisition phase.pt_BR
dc.description.resumoA pesquisa objetivou refletir sobre o processo de ensino de línguas para surdos e as ações didático-pedagógicas no atendimento educacional especializado - AEE com o enfoque na mediação pedagógica por meio de materiais didáticos, buscando caminhos para um ambiente educacional bilíngue. Quanto ao quadro teórico-metodológico, fundamentou-se no paradigma qualitativo de base interpretativa, cujo procedimento utilizou a pesquisa documental e oestudo de caso. No que se refere à educação de surdos, os trabalhos de Quadros (1997) Damázio (2007), Vygotksy (2010) e Godoi (2019) nortearam nossas discussões. Para contemplar a temática apresentada, a dissertação foi estruturada em seis partes, sendo elas a apresentação da autora; a introdução; as contribuições dos mestrados profissionais no âmbito da educação dos surdos; o Atendimento Educacional Especializado para surdos, em que se objetivou discutir sobre os aspectos legais, o ensino de línguas para surdos, à mediação pedagógica e a influência de Vygotsky na prática docente, além das ações didático-pedagógicas desenvolvidas no ambiente do AEE para surdos. A metodologia da pesquisa é apresentada no quinto capítulo. Por fim, são expostos os resultados da pesquisa que deu fruto ao Produto Educacional. A coleta de dados nos oportunizou o contato direto com os ambientes de AEE e por meio de questionário que foi respondido pelos profissionais atuantes, além disso, com o acompanhamento de alguns atendimentos, bem como o manuseio e fotografias dos materiais disponíveis nas duas salas de AEE, foi possível uma maior compreensão de como é a complexidade realidade nesse ambiente. Dessa forma, consideramos que o produto educacional, em formato de mídia educacional – site poderá ampliar e colaborará nas estratégias de ensino e aprendizagem dos alunos surdos recebidos nas escolas em fase de aquisição de línguas e poderá auxiliar tanto profissionais do AEE, professor regente e interpretes em sua práxis educativa.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nathália Scalabrine Rocha (nathalia.scalabrine1@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2023-05-16T03:04:31Z No. of bitstreams: 1 Dissertação_NATHÁLIA SCALABRINE.pdf: 55142958 bytes, checksum: 1b74d37c33a376b7ee8628ba1ada5ef0 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Hevellin Estrela (hevellin.estrela@ifgoiano.edu.br) on 2023-05-16T16:40:24Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação_NATHÁLIA SCALABRINE.pdf: 55142958 bytes, checksum: 1b74d37c33a376b7ee8628ba1ada5ef0 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-05-16T16:40:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação_NATHÁLIA SCALABRINE.pdf: 55142958 bytes, checksum: 1b74d37c33a376b7ee8628ba1ada5ef0 (MD5) Previous issue date: 2023-03-27en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Urutaípt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino para a Educação Básicapt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de línguas. Atendimento Educacional Especializado. Português. Libras.pt_BR
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.titleENSINO DE LÍNGUAS PARA SURDOS NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADOpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino para a Educação Básica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_NATHÁLIA SCALABRINE.pdf53,85 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
produto_educacional_Nathália Scalabrine.pdf6,51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.