Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3587
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: OS RECURSOS TECNOLÓGICOS COMO FACILITADORES NO PROCESSO DE ENSINO DE MATEMÁTICA
Autor(es): Souza, Patrícia Aparecida
Primeiro Orientador: Santos, Andreine Lizandra
Primeiro Membro da Banca: Valadão, Claudete
Resumo: O presente trabalho acadêmico se propõe a refletir sobre a utilização de recursos tecnológicos no Ensino da Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental, a partir de uma revisão bibliográfica. Trata-se de um trabalho realizado para a conclusão do Curso de Licenciatura em Pedagogia na Modalidade a Distância, do Instituto Federal Goiano. A pesquisa objetivou identificar os trabalhos que abordassem a temática do Ensino de Matemática e os recursos tecnológicos para o ensino da mesma, descrevendo tais estudos, evidenciando algumas práticas de docentes e refletindo sobre os resultados publicados nos trabalhos obtidos através das pesquisas desenvolvidas. Fundamentados nos auxílios metodológicos da pesquisa bibliográfica, identificamos as maiores dificuldades enfrentadas para uso desses recursos e as razões para aplicação na sala de aula desde as primeiras séries. As produções analisadas indicam avanços nas pesquisas sobre a temática, manifestando a necessidade de uso de ações que agregam propósitos precisos, e que tenham a finalidade de vencer as dificuldades apresentadas pelos alunos, promovendo atividades pedagógicas que estimulem e sejam eficazes na construção de conhecimentos matemáticos, visando à aprendizagem e ampliação de conceitos.
Abstract: This academic work proposes to reflect on the use of technological resources in Mathematics Teaching in the early years of Elementary School, based on a bibliographic review. This is a work carried out for the completion of the Degree in Pedagogy in the Distance Modality, at the Federal Institute of Goiano. The research aimed to identify works that addressed the subject of Teaching Mathematics and the technological resources for teaching it, describing such studies, highlighting some practices of teachers and reflecting on the results published in works obtained through the research carried out. Based on the methodological aids of bibliographic research, we identified the greatest difficulties faced in the use of these resources and the reasons for their application in the classroom from the first grades. The analyzed productions indicate advances in research on the subject, manifesting the need to use actions that add precise purposes, and that have the purpose of overcoming the difficulties presented by the students, promoting pedagogical activities that stimulate and are effective in the construction of mathematical knowledge, aiming at learning and expanding concepts.
Palavras-chave: Ensino
Matemática
Área do CNPq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Iporá
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3587
Data do documento: 4-Abr-2023
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo_Patrícia Aparecida de Souza.pdf1,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.