Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3587
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos, Andreine Lizandra-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6625438349939388pt_BR
dc.contributor.referee1Valadão, Claudete-
dc.creatorSouza, Patrícia Aparecida-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/7916406463266020pt_BR
dc.date.accessioned2023-04-18T17:51:30Z-
dc.date.available2023-04-18T17:51:30Z-
dc.date.issued2023-04-04-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3587-
dc.description.abstractThis academic work proposes to reflect on the use of technological resources in Mathematics Teaching in the early years of Elementary School, based on a bibliographic review. This is a work carried out for the completion of the Degree in Pedagogy in the Distance Modality, at the Federal Institute of Goiano. The research aimed to identify works that addressed the subject of Teaching Mathematics and the technological resources for teaching it, describing such studies, highlighting some practices of teachers and reflecting on the results published in works obtained through the research carried out. Based on the methodological aids of bibliographic research, we identified the greatest difficulties faced in the use of these resources and the reasons for their application in the classroom from the first grades. The analyzed productions indicate advances in research on the subject, manifesting the need to use actions that add precise purposes, and that have the purpose of overcoming the difficulties presented by the students, promoting pedagogical activities that stimulate and are effective in the construction of mathematical knowledge, aiming at learning and expanding concepts.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho acadêmico se propõe a refletir sobre a utilização de recursos tecnológicos no Ensino da Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental, a partir de uma revisão bibliográfica. Trata-se de um trabalho realizado para a conclusão do Curso de Licenciatura em Pedagogia na Modalidade a Distância, do Instituto Federal Goiano. A pesquisa objetivou identificar os trabalhos que abordassem a temática do Ensino de Matemática e os recursos tecnológicos para o ensino da mesma, descrevendo tais estudos, evidenciando algumas práticas de docentes e refletindo sobre os resultados publicados nos trabalhos obtidos através das pesquisas desenvolvidas. Fundamentados nos auxílios metodológicos da pesquisa bibliográfica, identificamos as maiores dificuldades enfrentadas para uso desses recursos e as razões para aplicação na sala de aula desde as primeiras séries. As produções analisadas indicam avanços nas pesquisas sobre a temática, manifestando a necessidade de uso de ações que agregam propósitos precisos, e que tenham a finalidade de vencer as dificuldades apresentadas pelos alunos, promovendo atividades pedagógicas que estimulem e sejam eficazes na construção de conhecimentos matemáticos, visando à aprendizagem e ampliação de conceitos.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Patricia Aparecida de Souza (patricia.aparecida@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2023-04-18T12:50:16Z No. of bitstreams: 1 Artigo_Patrícia Aparecida de Souza.pdf: 1099721 bytes, checksum: edc13a650c2c6c5bb069fbfcda3f2c9d (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Hevellin Estrela (hevellin.estrela@ifgoiano.edu.br) on 2023-04-18T17:51:19Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Artigo_Patrícia Aparecida de Souza.pdf: 1099721 bytes, checksum: edc13a650c2c6c5bb069fbfcda3f2c9d (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Hevellin Estrela (hevellin.estrela@ifgoiano.edu.br) on 2023-04-18T17:51:24Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Artigo_Patrícia Aparecida de Souza.pdf: 1099721 bytes, checksum: edc13a650c2c6c5bb069fbfcda3f2c9d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-04-18T17:51:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Artigo_Patrícia Aparecida de Souza.pdf: 1099721 bytes, checksum: edc13a650c2c6c5bb069fbfcda3f2c9d (MD5) Previous issue date: 2023-04-04en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Iporápt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.titleOS RECURSOS TECNOLÓGICOS COMO FACILITADORES NO PROCESSO DE ENSINO DE MATEMÁTICApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo_Patrícia Aparecida de Souza.pdf1,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.