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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: PROCESSO DE INCLUSÃO DE DEFICIENTES AUDITIVOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Autor(es): Silva, Fabiana Rodrigues da
Primeiro Orientador: Figueiredo, Fabiane Fischer
Resumo: No âmbito educacional, a inclusão do aluno com deficiência auditiva deve acontecer desde a Educação Infantil. Devemos saber a priori que independente do modelo de educação escolhido, seja escola regular, escola bilíngue ou escola para deficientes auditivos, é de fundamental importância que sejam assegurados os direitos e a acessibilidade para que o aluno surdo consiga construir sua identidade e agregar conhecimentos, sendo capaz de desenvolver sua autonomia no cotidiano. Nesse sentido, baseado em registros de autores, dentre eles, Quadros (2004), Gomes (2008), Garbe (2012), Silva (2006), Dorziat (1997), Segala (2009), Declaração de Salamanca - sobre Princípios, Políticas e Práticas na Área das Necessidades Educativas Especiais e também na pesquisa de legislações brasileira, buscou-se analisar a problemática se o surdo tem sido de fato incluído nas séries iniciais, além de ponderar sobre a importância do profissional docente para inclusão desses alunos. Para isso, este trabalho teve como objetivo refletir como ocorre a inclusão escolar de crianças com deficiência auditiva na etapa de Educação Infantil. A abordagem deste trabalho é a qualitativa, pois não houve aprofundamento numérico, considerando que o desenvolvimento da pesquisa aconteceu durante o enfrentamento da doença COVID 19, não havendo possibilidades da pesquisa de campo. Sabe-se que é um desafio seguir uma proposta de educação inclusiva para qualquer deficiência, e com a surdez não é diferente, mas devemos acreditar que com a formação continuada e compromisso dos profissionais da educação seja possível desenvolver um trabalho de qualidade beneficiando não somente os educandos, mas também suas famílias e comunidades às quais pertencem.
Abstract: In the educational field, the inclusion of students with hearing impairments should take place from kindergarten onwards. They must know a priori that regardless of the chosen teaching model, whether it is a regular school, a bilingual school or a school for the deaf, it is of fundamental importance that the rights and accessibility are ensured so that the deaf student can build their identity and add knowledge, being able to to develop their autonomy in everyday life. In this sense, based on records of authors, among them, Quadros (2004), Gomes (2008), Garbe (2012), Silva (2006), Dorziat (1997), Segala (2009) and also in the research of Brazilian legislation, sought to analyze the problem of whether the deaf have actually been included in the initial grades, in addition to pondering the importance of the teaching professional for the inclusion of these students. For this, this work aimed to reflect on how the school inclusion of children with hearing impairment occurs in the Early Childhood Education stage. The approach of this work is qualitative, as there was no numerical deepening, considering that the development of the research took place during the confrontation of the COVID 19 disease, with no possibilities for field research. It is known that it is a challenge to follow an inclusive education proposal for any disability, and deafness is no different, but we must believe that with the continuing education and commitment of education professionals, it will be possible to develop quality work, benefiting not only the learners, but also their families and communities to which they belong.
Palavras-chave: Inclusão, Escola,
Deficiência auditiva, Educação Infantil
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Iporá
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3585
Data do documento: 4-Abr-2023
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

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