Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3585
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Figueiredo, Fabiane Fischer-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9811849246967453pt_BR
dc.creatorSilva, Fabiana Rodrigues da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7040526644058353pt_BR
dc.date.accessioned2023-04-18T17:18:16Z-
dc.date.available2023-04-05-
dc.date.available2023-04-18T17:18:16Z-
dc.date.issued2023-04-04-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3585-
dc.description.abstractIn the educational field, the inclusion of students with hearing impairments should take place from kindergarten onwards. They must know a priori that regardless of the chosen teaching model, whether it is a regular school, a bilingual school or a school for the deaf, it is of fundamental importance that the rights and accessibility are ensured so that the deaf student can build their identity and add knowledge, being able to to develop their autonomy in everyday life. In this sense, based on records of authors, among them, Quadros (2004), Gomes (2008), Garbe (2012), Silva (2006), Dorziat (1997), Segala (2009) and also in the research of Brazilian legislation, sought to analyze the problem of whether the deaf have actually been included in the initial grades, in addition to pondering the importance of the teaching professional for the inclusion of these students. For this, this work aimed to reflect on how the school inclusion of children with hearing impairment occurs in the Early Childhood Education stage. The approach of this work is qualitative, as there was no numerical deepening, considering that the development of the research took place during the confrontation of the COVID 19 disease, with no possibilities for field research. It is known that it is a challenge to follow an inclusive education proposal for any disability, and deafness is no different, but we must believe that with the continuing education and commitment of education professionals, it will be possible to develop quality work, benefiting not only the learners, but also their families and communities to which they belong.pt_BR
dc.description.resumoNo âmbito educacional, a inclusão do aluno com deficiência auditiva deve acontecer desde a Educação Infantil. Devemos saber a priori que independente do modelo de educação escolhido, seja escola regular, escola bilíngue ou escola para deficientes auditivos, é de fundamental importância que sejam assegurados os direitos e a acessibilidade para que o aluno surdo consiga construir sua identidade e agregar conhecimentos, sendo capaz de desenvolver sua autonomia no cotidiano. Nesse sentido, baseado em registros de autores, dentre eles, Quadros (2004), Gomes (2008), Garbe (2012), Silva (2006), Dorziat (1997), Segala (2009), Declaração de Salamanca - sobre Princípios, Políticas e Práticas na Área das Necessidades Educativas Especiais e também na pesquisa de legislações brasileira, buscou-se analisar a problemática se o surdo tem sido de fato incluído nas séries iniciais, além de ponderar sobre a importância do profissional docente para inclusão desses alunos. Para isso, este trabalho teve como objetivo refletir como ocorre a inclusão escolar de crianças com deficiência auditiva na etapa de Educação Infantil. A abordagem deste trabalho é a qualitativa, pois não houve aprofundamento numérico, considerando que o desenvolvimento da pesquisa aconteceu durante o enfrentamento da doença COVID 19, não havendo possibilidades da pesquisa de campo. Sabe-se que é um desafio seguir uma proposta de educação inclusiva para qualquer deficiência, e com a surdez não é diferente, mas devemos acreditar que com a formação continuada e compromisso dos profissionais da educação seja possível desenvolver um trabalho de qualidade beneficiando não somente os educandos, mas também suas famílias e comunidades às quais pertencem.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Fabiana Rodrigues da Silva (fabiana.rodrigues@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2023-04-18T13:28:18Z No. of bitstreams: 2 Fabiana TCC.pdf: 1320044 bytes, checksum: b7b7edbb790b27f2f4f67879bfab8cf2 (MD5) RIF.pdf: 264327 bytes, checksum: 71e5c42664f55fcd1ecf22d6968d63dc (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Hevellin Estrela (hevellin.estrela@ifgoiano.edu.br) on 2023-04-18T17:17:11Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Fabiana TCC.pdf: 1320044 bytes, checksum: b7b7edbb790b27f2f4f67879bfab8cf2 (MD5) RIF.pdf: 264327 bytes, checksum: 71e5c42664f55fcd1ecf22d6968d63dc (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Hevellin Estrela (hevellin.estrela@ifgoiano.edu.br) on 2023-04-18T17:18:06Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Fabiana TCC.pdf: 1320044 bytes, checksum: b7b7edbb790b27f2f4f67879bfab8cf2 (MD5) RIF.pdf: 264327 bytes, checksum: 71e5c42664f55fcd1ecf22d6968d63dc (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-04-18T17:18:16Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Fabiana TCC.pdf: 1320044 bytes, checksum: b7b7edbb790b27f2f4f67879bfab8cf2 (MD5) RIF.pdf: 264327 bytes, checksum: 71e5c42664f55fcd1ecf22d6968d63dc (MD5) Previous issue date: 2023-04-04en
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Iporápt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInclusão, Escola,pt_BR
dc.subjectDeficiência auditiva, Educação Infantilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titlePROCESSO DE INCLUSÃO DE DEFICIENTES AUDITIVOS NA EDUCAÇÃO INFANTILpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Fabiana TCC.pdfTcc_FabianaRodrigues_TermodeAutorização1,29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
RIF.pdfTermo de Autorização Fabiana258,13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.