Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3555
Tipo: Dissertação
Título: EXTENSÃO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: O PROGRAMA MENINAS CIENTISTAS E O EMPODERAMENTO FEMININO
Título(s) alternativo(s): Extension in Professional and Technological Education: the Girls Scientists program and female empowerment
Autor(es): Guimarães, Vânia
Primeiro Orientador: Bernardo, Mirelle São
Primeiro Membro da Banca: Mariano, Sangelita
Segundo Membro da Banca: Freitas, Lúcia
Terceiro Membro da Banca: Leão, Eleusa
Quarto Membro da Banca: Rodrigues, Rhanya
Resumo: A presente pesquisa é parte do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) e teve como objetivo analisar o desenvolvimento do empoderamento feminino a partir da participação de meninas no programa Meninas Cientistas: educação, protagonismo e enfrentamento às violências de gênero. O estudo seguiu na linha de pesquisa de Práticas Educativas em Educação Profissional Tecnológica (EPT), com a abordagem qualitativa e método de estudo de caso. O locus foi o Instituto Federal de Goiás (IFG) – campus Uruaçu e as participantes foram discentes e docentes do IFG – campus Uruaçu que fazem parte do programa Meninas Cientistas e as participantes extensionistas. Partiu-se de uma revisão bibliográfica sobre as bases da EPT, a relação entre trabalho e educação, o compromisso educacional e social da prática extensionista, a constituição da identidade da mulher a partir do capitalismo e a vinculação estabelecida entre o uso da literatura, o processo de conscientização e o empoderamento feminino. A coleta de dados ocorreu por meio de análise documental, incluindo os planos de trabalho, relatórios e produção científica do programa Meninas Cientistas, aplicação de questionários e entrevistas, além da observação participante na oficina de literatura. Para análise dos dados, utilizamos o método da triangulação de dados e triangulação metodológica, considerando o estudo de diversos documentos e as categorias distintas de sujeitos participantes. A pesquisa evidenciou ações e indicadores que mostram o compromisso do programa Meninas Cientistas com as oportunidades de acesso às ciências, a aproximação de meninas de escolas públicas estaduais e municipais com o IFG – campus Uruaçu, a formação omnilateral, o incentivo à conscientização e ao empoderamento feminino, por meio da literatura. Ainda assim, foi percebida a necessidade de ampliar discussões sobre as desigualdades de gênero e suas implicações. Por isso, o desdobramento da pesquisa culminou no planejamento e desenvolvimento de dois produtos educacionais, sendo um texto literário e uma oficina de curta duração, ambos com o nome “Cinderela, felizes para sempre?”, cujo objetivo é levar literatura com eixos temáticos de sensibilização e conscientização sobre a construção da identidade feminina e as desigualdades que permeiam as relações sociais no reconto e na vida real.
Abstract: This research was carried out during the Professional Master's Program in Professional and Technological Education (ProfEPT) and aimed to analyze the development of female empowerment from the participation of girls in the program Scientist Girls: education, empowerment and confrontation of gender violence. The study followed the line of research on Educational Practices in Technological Professional Education (TPE), which follows a qualitative approach and a case study method. The locus was the Federal Institute of Goiás (IFG) – Uruaçu campus and the participants were students and teachers from the IFG – Uruaçu campus who are part of the Scientist Girls program and the extensionist participants. It started with a bibliographic review on the bases of the TPE, the relationship between work and education, the educational and social commitment of the extensionist practice, the constitution of the woman's identity from the point of view of capitalism and the link established between the use of literature, the process of awareness and female empowerment. Data collection took place through document analysis, including work plans, reports and scientific production of the Scientist Girls program, questionnaires and interviews were applied, in addition to participant observation during the literature workshop. For data analysis, we used the method of data triangulation and methodological triangulation, considering the study of several documents and the different categories of participating subjects. The research pointed actions and indicators that show the commitment of the Scientist Girls program to opportunities for access to science, bringing girls from Brazilian public schools closer to the IFG – Uruaçu campus, integral education, encouraging awareness and empowerment women through literature. Even so, the need to broaden discussions on gender inequalities and their implications was perceived. Therefore, the development of the research culminated in the planning and deployment of two educational products, being a literary text and a short-term workshop, both with the name “Cinderella, happily ever after?”, whose objective is to bring literature with thematic axes of sensitization and awareness about the construction of female identity and the inequalities that permeate social relations in the retelling and in real life.
Palavras-chave: Educação Profissional e Tecnológica
Prática extensionista
Literatura
Empoderamento Feminino
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::ENSINO PROFISSIONALIZANTE
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Ceres
Programa/Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3555
Data do documento: 31-Mar-2023
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertação_Vânia Guimarães.pdf23,13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
produto educacional_Vânia Guimarães.pdf1,78 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons