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Tipo: Dissertação
Título: O ELO ENTRE O ENSINO MÉDIO INTEGRADO E SEUS COMPONENTES CURRICULARES: UM ESTUDO DE CASO SOBRE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INTEGRADORAS
Autor(es): Cardoso, Luiz Mário Lopes
Primeiro Orientador: Lima, Emmanuela Ferreira
Primeiro Coorientador: Noll, Matias
Primeiro Membro da Banca: Bernardo, Mirelle Amaral São
Segundo Membro da Banca: Cleophas, Maria das Graças
Terceiro Membro da Banca: Paganini, Vera Lúcia Alves Mendes
Quarto Membro da Banca: Sousa, Marcos de Moraes
Resumo: As Práticas Pedagógicas Integradoras (PPIs) guiam o método de ensino e aprendizagem por meio de atuações contextualizadas, problematizadoras e interdisciplinares, integrando teoria e prática para a assimilação dos saberes em sua totalidade, ou aproximando e relacionando-os com a realidade concreta. Parte-se do pressuposto de que as PPIs, nos componentes curriculares, alicerçadas pelo currículo integrado do Ensino Médio Integrado (EMI) na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), precisam ser fortalecidas no planejamento e na execução por parte dos professores para se consolidar dentro do projeto pedagógico numa perspectiva de formação por inteiro do estudante. Dessa forma, esta pesquisa tem por objetivo geral compreender as percepções dos docentes sobre o uso das PPIs nos componentes curriculares do EMI à Educação Profissional Técnica no Curso Técnico em Informática no Colégio Estadual Jandira Ponciano dos Passos, Jussara-GO. Tendo aporte teórico as bases conceituais e teóricas da EPT, do EMI, da Pedagogia Histórico-Crítica e das PPIs. O percurso metodológico se concentra numa abordagem qualitativa do tipo estudo de caso. Para a coleta de dados, foram utilizadas a pesquisa bibliográfica, a pesquisa de campo, por meio de questionários aplicados e, por fim, a elaboração do produto educacional. Para a realização da pesquisa, selecionaram-se dez docentes, três profissionais do grupo gestor e dez estudantes. A escolha do grupo gestor e dos estudantes tem por objetivo comparar as suas respostas com a dos docentes em relação à pergunta-problema. No processo de análise de dados, usou-se a triangulação de dados. Os resultados revelaram, dentre outras perspectivas, que os docentes possuem uma boa compreensão do uso das PPIs nos componentes curriculares do EMI e conceituam como sendo práticas, que possibilitam o trabalho docente de forma integral e integrada. Conclui-se que, embora tenham bom conhecimento sobre os princípios orientadores das PPIs e do EMI, os docentes enfrentam dificuldades em colocar em prática ações integradoras que possibilitem a integração dos componentes curriculares. A pesquisa aponta a necessidade de formação para docentes, observando que estas práticas darão amparos significativos ao fortalecimento desse fazer pedagógico, integrado ao projeto social, pedagógico e político da escola. Sendo assim, o trabalho com as PPIs nos componentes curriculares torna-se fundamental para efetivar o EMI numa concepção de formação integral e politécnica dos estudantes. Como produto educacional da pesquisa, elaborou-se um Guia Teórico com o propósito de subsidiar os docentes nos cursos de formação e implementação das PPIs no EMI
Abstract: The Integrating Pedagogical Practices (IPPs) guide the teaching and learning methods through contextualized, questioning, interdisciplinary actions, integrating theory and practice for the assimilation of knowledge in its entirety, or combining and relating them with concrete reality. The premise is that IPPs on curricular components, anchored by the Integrated High School (HIS) integrated curriculum in Technical Professional Education (TPE) need to be strengthened in the teacher‘s planning and execution in order to be consolidated within the pedagogical project in the perspective of the student‘s integral formation. Therefore, the general goal of this research is to assess the contributions of integrating pedagogical practices in the curricular components of IHS to TPE in the Computer Technician course at Jandira Ponciano dos Passos State School, in Jussara-GO, under the guise of integral formation. Having theoretical the conceptual and theoretical basis of TPE, IHS, Historical-Critical Pedagogy and IPPs. The methodological path employed in the research is focused in a case study qualitative approach. For the data collection, bibliographic research and field research through applied questionnaires were used and, finally, an educational product was elaborated. To conduct the research, ten teachers, three members of management and ten students from were selected. The participating teachers teach in the general and specific fields of the second grade of High School Integrated to Technical Professional Education – Computer Science. The selected students are enrolled in that same course. For the data analysis, a triangulation of data was used. The results show, among other perspectives, that teachers possess a good understanding of the use of IPPs in IHS curricular components and conceptualize them as practices that enable their work in an integral and integrated way. Ir is therefore concluded that, although they have a good deal of knowledge about the guiding principles of the IPPs and IHS, the teachers face difficulties in putting into practice the integrating practices that enable the integration of curricular components. Thus, the research points to the need for the teacher‘s training, observing that these practices will significantly help to strenghthen the pedagogical work integrated to the school‘s social, pedagogical and political project. Therefore, the work with IPPs in the curricular components becomes essential to put into effect the IHS in a conception of integral and polytechnic formation of the students. As the educational product from the research, a Pedagogical Guide was elaborated with the purpose to support teachers in their training and implementation of IPPs in IHS courses.
Palavras-chave: Educação Profissional e Tecnológica
Práticas Pedagógicas Integradoras
Integração Curricular
Educação Profissional Integrada
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::ENSINO PROFISSIONALIZANTE
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Ceres
Programa/Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3532
Data do documento: 10-Mar-2023
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica

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