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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): UM OLHAR PARA A FORMAÇÃO DOCENTE
Título(s) alternativo(s): YOUTH AND ADULT EDUCATION (EJA): A LOOK AT TEACHER TRAINING
Autor(es): Santos Filho, Cristino Francisco dos
Primeiro Orientador: Lima, Adria Kezia Campos
Resumo: O presente artigo tem como objetivo mostrar a importância da modalidade de ensino “Educação de Jovens e Adultos” (doravante EJA) e de pesquisar como tem sido a formação dos responsáveis por executarem na prática essa modalidade de ensino. Para tanto, utilizou-se como percurso metodológico uma abordagem qualitativa a respeito da modalidade da EJA, buscando compreender a proposta legal do ensino para EJA e como é o fazer pedagógico de seus professores afim de contribuir para a construção de uma educação de qualidade ao público que esta atende. E para o embasamento teórico voltou-se para os estudos de Freire (1981; 1994; 2001), Di Pierro e Haddad (1994), Dombosco (2012), Soares (2002), entre outros teóricos que atuaram e atuam na busca de uma melhora do ensino da EJA, além de um estudo de legislações e diretrizes vigentes que abordam a respeito da EJA. Assim, foi possível observar que apesar dos esforços e dedicação por partes de muitos que estão envolvidos na busca por uma educação igualitária no Brasil, uma educação que realmente seja um direito de todos, conforme rege a constituição, na prática tal proposta ainda não acontece. No que tange aos resultados obtidos, observa-se que processos educativos sempre constituem um exercício complexo e desafiador, trabalhar a formação de professores para atuarem na EJA não seria diferente, arrisca-se a dizer que os desafios são maiores ainda, pois esta modalidade trabalha com um público heterogéneo.
Abstract: This article aims to show the importance of the teaching modality "Education of Youth and Adults" (hereinafter EJA) and to research how has been the training of those responsible for executing this teaching modality in practice. For that, a qualitative approach was used as a methodological approach regarding the modality of EJA, seeking to understand the legal proposal of teaching for EJA and how the pedagogical work of its teachers is in order to contribute to the construction of a quality education for the public. that this answer. And for the theoretical basis, he turned to the studies of Freire (1981; 1994; 2001), Di Pierro and Haddad (1994), Dombosco (2012), Soares (2002), among other theorists who acted and act in the search for a improvement of EJA teaching, as well as a study of current legislation and guidelines that address EJA. Thus, it was possible to observe that despite the efforts and dedication on the part of many who are involved in the search for an egalitarian education in Brazil, an education that really is a right for all as governs the constitution, in practice such a proposal still does not happen. With regard to the results obtained, it is observed that educational processes always constitute a complex and challenging exercise, and working on the training of teachers to be working in EJA would not be different, it is safe to say that the challenges are even greater, because this modality works with a wider public.
Palavras-chave: EJA
Formação docente
Educação de qualidade e igualitária
Teachers training
Education of quality and equality
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Iporá
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3531
Data do documento: 30-Mar-2023
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

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