Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3531
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Lima, Adria Kezia Campos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3751150945041434pt_BR
dc.creatorSantos Filho, Cristino Francisco dos-
dc.creator.Latteshttps://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/PKG_MENU.menu?f_cod=D93DB3E24F1F8AC19C92E6042C794525pt_BR
dc.date.accessioned2023-04-04T11:31:02Z-
dc.date.available2023-04-06-
dc.date.available2023-04-04T11:31:02Z-
dc.date.issued2023-03-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3531-
dc.description.abstractThis article aims to show the importance of the teaching modality "Education of Youth and Adults" (hereinafter EJA) and to research how has been the training of those responsible for executing this teaching modality in practice. For that, a qualitative approach was used as a methodological approach regarding the modality of EJA, seeking to understand the legal proposal of teaching for EJA and how the pedagogical work of its teachers is in order to contribute to the construction of a quality education for the public. that this answer. And for the theoretical basis, he turned to the studies of Freire (1981; 1994; 2001), Di Pierro and Haddad (1994), Dombosco (2012), Soares (2002), among other theorists who acted and act in the search for a improvement of EJA teaching, as well as a study of current legislation and guidelines that address EJA. Thus, it was possible to observe that despite the efforts and dedication on the part of many who are involved in the search for an egalitarian education in Brazil, an education that really is a right for all as governs the constitution, in practice such a proposal still does not happen. With regard to the results obtained, it is observed that educational processes always constitute a complex and challenging exercise, and working on the training of teachers to be working in EJA would not be different, it is safe to say that the challenges are even greater, because this modality works with a wider public.pt_BR
dc.description.resumoO presente artigo tem como objetivo mostrar a importância da modalidade de ensino “Educação de Jovens e Adultos” (doravante EJA) e de pesquisar como tem sido a formação dos responsáveis por executarem na prática essa modalidade de ensino. Para tanto, utilizou-se como percurso metodológico uma abordagem qualitativa a respeito da modalidade da EJA, buscando compreender a proposta legal do ensino para EJA e como é o fazer pedagógico de seus professores afim de contribuir para a construção de uma educação de qualidade ao público que esta atende. E para o embasamento teórico voltou-se para os estudos de Freire (1981; 1994; 2001), Di Pierro e Haddad (1994), Dombosco (2012), Soares (2002), entre outros teóricos que atuaram e atuam na busca de uma melhora do ensino da EJA, além de um estudo de legislações e diretrizes vigentes que abordam a respeito da EJA. Assim, foi possível observar que apesar dos esforços e dedicação por partes de muitos que estão envolvidos na busca por uma educação igualitária no Brasil, uma educação que realmente seja um direito de todos, conforme rege a constituição, na prática tal proposta ainda não acontece. No que tange aos resultados obtidos, observa-se que processos educativos sempre constituem um exercício complexo e desafiador, trabalhar a formação de professores para atuarem na EJA não seria diferente, arrisca-se a dizer que os desafios são maiores ainda, pois esta modalidade trabalha com um público heterogéneo.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Cristino Francisco dos Santos Filho (cristino.filho@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2023-04-01T14:48:34Z No. of bitstreams: 1 TCC Cristino Pronto.pdf: 1016832 bytes, checksum: 4f1c3eeddcd3c162732925de9b488169 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2023-04-04T11:26:46Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC Cristino Pronto.pdf: 1016832 bytes, checksum: 4f1c3eeddcd3c162732925de9b488169 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2023-04-04T11:27:52Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC Cristino Pronto.pdf: 1016832 bytes, checksum: 4f1c3eeddcd3c162732925de9b488169 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-04-04T11:31:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC Cristino Pronto.pdf: 1016832 bytes, checksum: 4f1c3eeddcd3c162732925de9b488169 (MD5) Previous issue date: 2023-03-30en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Iporápt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEJApt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectEducação de qualidade e igualitáriapt_BR
dc.subjectTeachers trainingpt_BR
dc.subjectEducation of quality and equalitypt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleEDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): UM OLHAR PARA A FORMAÇÃO DOCENTEpt_BR
dc.title.alternativeYOUTH AND ADULT EDUCATION (EJA): A LOOK AT TEACHER TRAININGpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Cristino Francisco dos Santos Filho.pdf993 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.