Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3444
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: ANÁLISE DAS MODALIDADES DE ENSINO OFERTADAS NO CURSO DE GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NO INSTITUTO FEDERAL GOIANO DE 2017 A 2022
Autor(es): Oliveira, Guilherme Passos Teixeira
Primeiro Orientador: Lima, Vivian Cirino
Primeiro Membro da Banca: Teixeira, Luciana de Gois Aquino
Segundo Membro da Banca: Carcute, Rachel Lopes
Resumo: Com o avanço da tecnologia e expansão da internet, ocorreram várias mudanças e atualizações no processo ensino-aprendizagem. No Instituto Federal Goiano – Campus Urutaí eram ofertados curso na modalidade presencial, nos quais de acordo com a Resolução n. 051/2015, podia ser ofertado uma carga horária de até (20%) vinte por cento na modalidade de (EaD) Ensino a Distância. Porém no início de 2020 com o estado emergencial da Pandemia Covid-19, passou-se a oferta de (100%) cem por cento na modalidade Ead em todos os cursos da Instituição. O presente trabalho visa realizar a análise destas modalidades de ensino ofertadas no curso de Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação (GTI) no Instituto Federal Goiano, no período de 2017 a 2022, a fim de investigar e identificar as vantagens e desvantagens do uso da modalidade de EaD no curso em questão. Para isso, foi realizada uma abordagem de cunho descritivo e caráter crítico qualitativo, no qual a pesquisa deu-se em 4 etapas: fundamentação teórica, pesquisa documental, coleta de dados através da aplicação de um questionário disponibilizado via Google Forms e por último foi realizada uma análise crítico reflexiva dos dados coletados, onde conclui-se que através da análise dos dados coletados, que os discentes obtiveram maior adaptação e consideraram o aprendizado mais eficaz na modalidade presencial, utilizando 20% de EaD. Portanto, levando em consideração que o curso pesquisado é da área de Tecnologia da Informação, e um ponto positivo apontado foi o uso das TIC´s, ou seja, já existia uma certa familiaridade com algumas dessas fermentas. Também foram identificados pontos negativos: comprometimento do aprendizado; perda do contato físico com os docentes; dificuldades na adaptação à nova modalidade, e tudo isso configurou empecilhos que de alguma forma compromete o andamento do processo ensino aprendizagem. Em contrapartida, essas atividades realizadas em home office vieram com a pandemia e em muitos setores foram aderidas, inclusive na educação, porém cabe-se afirmar a existência da possibilidade de oferta de novos cursos dentro da modalidade de EaD, inclusive na área de informática, para tanto futuramente esse estudo poderá ser retomado e reaplicado em nova realidade dentro do processo de ensino-aprendizagem.
Abstract: With the advancement of technology and the expansion of the internet, there have been several changes and updates in the teaching-learning process. At Instituto Federal Goiano – Campus Urutaí, on-site courses were offered, in which, in accordance with Resolution n. 051/2015, a course load of up to (20%) twenty percent could be offered in the Distance Learning modality (EaD). However, at the beginning of 2020 with the emergency state of the Covid-19 Pandemic, the offer of (100%) one hundred percent in the Ead modality in all the Institution's courses was passed. The present work aims to carry out the analysis of these teaching modalities offered in the Technology in Information Technology Management (GTI) course at the Instituto Federal Goiano, from 2017 to 2022, in order to investigate and identify the advantages and remain of the use of the modality of EaD in the course in question. For this, a descriptive and critical qualitative approach was carried out, in which the research took place in 4 stages: theoretical foundation, documentary research, data collection through the application of a distributed via Google Forms and finally a reflective critical analysis of the collected data, where it is concluded that through the analysis of the collected data, that the students obtained greater adaptation and considered the most effective learning in the face-to-face modality, using 20% of EaD. Therefore, taking into account that the researched course is in the area of Information Technology, and a positive point was the use of ICTs, that is, there was already a certain familiarity with some of these ferments. Negative points were also identified: impaired learning; loss of physical contact with teachers; difficulties in adapting to the new modality, and all this configures obstacles that somehow compromise the progress of the teaching-learning process. On the other hand, these activities carried out at home office came with the pandemic and in many sectors they were adhered to, including in education, but it is worth affirming the existence of the possibility of offering new courses within the EaD modality, including in the area of informatics, therefore, in the future, this study can be resumed and reapplied in a new reality within the teaching-learning process.
Palavras-chave: Processo Ensino-Aprendizagem
Ensino Presencial
Pandemia COVID-19
Ensino a Distância
Vantagens e Desvantagens
Área do CNPq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Urutaí
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3444
Data do documento: 15-Dez-2022
Aparece nas coleções:Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Guilherme_Versão_Final_Biblioteca_GTI.pdfTese Conclusão de Curso GTI1,75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.