Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3444
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Lima, Vivian Cirino-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9083710394653527pt_BR
dc.contributor.referee1Teixeira, Luciana de Gois Aquino-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1566844804253983pt_BR
dc.contributor.referee2Carcute, Rachel Lopes-
dc.creatorOliveira, Guilherme Passos Teixeira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0055233190553838pt_BR
dc.date.accessioned2023-03-09T22:08:00Z-
dc.date.available2023-03-13-
dc.date.available2023-03-09T22:08:00Z-
dc.date.issued2022-12-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3444-
dc.description.abstractWith the advancement of technology and the expansion of the internet, there have been several changes and updates in the teaching-learning process. At Instituto Federal Goiano – Campus Urutaí, on-site courses were offered, in which, in accordance with Resolution n. 051/2015, a course load of up to (20%) twenty percent could be offered in the Distance Learning modality (EaD). However, at the beginning of 2020 with the emergency state of the Covid-19 Pandemic, the offer of (100%) one hundred percent in the Ead modality in all the Institution's courses was passed. The present work aims to carry out the analysis of these teaching modalities offered in the Technology in Information Technology Management (GTI) course at the Instituto Federal Goiano, from 2017 to 2022, in order to investigate and identify the advantages and remain of the use of the modality of EaD in the course in question. For this, a descriptive and critical qualitative approach was carried out, in which the research took place in 4 stages: theoretical foundation, documentary research, data collection through the application of a distributed via Google Forms and finally a reflective critical analysis of the collected data, where it is concluded that through the analysis of the collected data, that the students obtained greater adaptation and considered the most effective learning in the face-to-face modality, using 20% of EaD. Therefore, taking into account that the researched course is in the area of Information Technology, and a positive point was the use of ICTs, that is, there was already a certain familiarity with some of these ferments. Negative points were also identified: impaired learning; loss of physical contact with teachers; difficulties in adapting to the new modality, and all this configures obstacles that somehow compromise the progress of the teaching-learning process. On the other hand, these activities carried out at home office came with the pandemic and in many sectors they were adhered to, including in education, but it is worth affirming the existence of the possibility of offering new courses within the EaD modality, including in the area of informatics, therefore, in the future, this study can be resumed and reapplied in a new reality within the teaching-learning process.pt_BR
dc.description.resumoCom o avanço da tecnologia e expansão da internet, ocorreram várias mudanças e atualizações no processo ensino-aprendizagem. No Instituto Federal Goiano – Campus Urutaí eram ofertados curso na modalidade presencial, nos quais de acordo com a Resolução n. 051/2015, podia ser ofertado uma carga horária de até (20%) vinte por cento na modalidade de (EaD) Ensino a Distância. Porém no início de 2020 com o estado emergencial da Pandemia Covid-19, passou-se a oferta de (100%) cem por cento na modalidade Ead em todos os cursos da Instituição. O presente trabalho visa realizar a análise destas modalidades de ensino ofertadas no curso de Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação (GTI) no Instituto Federal Goiano, no período de 2017 a 2022, a fim de investigar e identificar as vantagens e desvantagens do uso da modalidade de EaD no curso em questão. Para isso, foi realizada uma abordagem de cunho descritivo e caráter crítico qualitativo, no qual a pesquisa deu-se em 4 etapas: fundamentação teórica, pesquisa documental, coleta de dados através da aplicação de um questionário disponibilizado via Google Forms e por último foi realizada uma análise crítico reflexiva dos dados coletados, onde conclui-se que através da análise dos dados coletados, que os discentes obtiveram maior adaptação e consideraram o aprendizado mais eficaz na modalidade presencial, utilizando 20% de EaD. Portanto, levando em consideração que o curso pesquisado é da área de Tecnologia da Informação, e um ponto positivo apontado foi o uso das TIC´s, ou seja, já existia uma certa familiaridade com algumas dessas fermentas. Também foram identificados pontos negativos: comprometimento do aprendizado; perda do contato físico com os docentes; dificuldades na adaptação à nova modalidade, e tudo isso configurou empecilhos que de alguma forma compromete o andamento do processo ensino aprendizagem. Em contrapartida, essas atividades realizadas em home office vieram com a pandemia e em muitos setores foram aderidas, inclusive na educação, porém cabe-se afirmar a existência da possibilidade de oferta de novos cursos dentro da modalidade de EaD, inclusive na área de informática, para tanto futuramente esse estudo poderá ser retomado e reaplicado em nova realidade dentro do processo de ensino-aprendizagem.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Guilherme Passos Teixeira de Oliveira (2017101211030018@ifgoiano.edu.br) on 2023-03-09T17:18:49Z No. of bitstreams: 1 Guilherme_Versão_Final_Biblioteca_GTI.pdf: 1789790 bytes, checksum: 660820e0f50c021fd254c0927d8f10e4 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Hevellin Estrela (hevellin.estrela@ifgoiano.edu.br) on 2023-03-09T22:07:52Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Guilherme_Versão_Final_Biblioteca_GTI.pdf: 1789790 bytes, checksum: 660820e0f50c021fd254c0927d8f10e4 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-03-09T22:08:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Guilherme_Versão_Final_Biblioteca_GTI.pdf: 1789790 bytes, checksum: 660820e0f50c021fd254c0927d8f10e4 (MD5) Previous issue date: 2022-12-15en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Urutaípt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProcesso Ensino-Aprendizagempt_BR
dc.subjectEnsino Presencialpt_BR
dc.subjectPandemia COVID-19pt_BR
dc.subjectEnsino a Distânciapt_BR
dc.subjectVantagens e Desvantagenspt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleANÁLISE DAS MODALIDADES DE ENSINO OFERTADAS NO CURSO DE GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NO INSTITUTO FEDERAL GOIANO DE 2017 A 2022pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Guilherme_Versão_Final_Biblioteca_GTI.pdfTese Conclusão de Curso GTI1,75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.