Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3439
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: IMPORTÂNCIA DA RELAÇÃO ENTRE A FAMÍLIA E ESCOLA PARA PREVENÇÃO DA INDISCIPLINA ENTRE ADOLESCENTES
Autor(es): Oliveira, Flávia de Sousa e Silva
Primeiro Orientador: Machado, José Henrique Rodrigues
Primeiro Membro da Banca: Silva, Adriana Lira
Segundo Membro da Banca: Benício, Edgard
Resumo: O desempenho de estudantes tanto em relação a aprendizagem quanto nas atividades de sociabilidade escolar está associado a inúmeros fatores, que incluem a motivação para o aprendizado associada as metodologias escolares, a relação com os professores e a equipe pedagógica, características individuais e o contexto familiar. A indisciplina escolar corresponde a desobediências à regras definidas pela comunidade escolar como necessárias para a execução das atividade cotidianas da instituição e pode se materializar em violência entre os estudantes, desrespeito aos professores e depredação da escola e dos seus equipamentos. O presente artigo teve o objetivo de investigar de que modo uma parceria entre escola e família pode ser profícua na prevenção da indisciplina escolar entre adolescentes. Como metodologia, foi adotada a pesquisa qualitativa, do tipo revisão de literatura. Os resultados indicam que a participação da família na vida escolar do estudante é importante para a integração do aluno ao ambiente acadêmico, bem como para o diagnóstico, por parte da equipe pedagógica, de possíveis questões familiares que possam interferir no aprendizado do aluno.
Abstract: The performance of students both in terms of learning and in school sociability activities is associated with numerous factors, which include motivation for learning associated with school methodologies, the relationship with teachers and pedagogical staff, individual characteristics and family context. School indiscipline corresponds to disobedience to rules defined by the school community as necessary for the execution of the institution's daily activities and can materialize in violence among students, disrespect for teachers and depredation of the school and its equipment. This article aimed to investigate how a partnership between school and family can be fruitful in preventing school indiscipline between teenagers. As a methodology, qualitative research was adopted, of the literature review type. The results indicate that the family's participation in the student's school life is important for the student's integration into the academic environment, as well as for the diagnosis, by the pedagogical team, of possible family issues that may interfere with the student's learning.
Palavras-chave: Família
Escola
Indisciplina
Adolescentes
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO::DESENVOLVIMENTO SOCIAL E DA PERSONALIDADE
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Hidrolândia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3439
Data do documento: 16-Nov-2022
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ata de defesa_Flavia de Sousa e Silva Oliveira.pdf277,21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
tcae_Flavia de Sousa e Silva Oliveira.pdf234,87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
tcc_Flávia de Sousa e Silva Oliveira.pdf545,39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.